No atelier com Ponge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Roseli de Fatima Dias Almeida, 1960-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994
Resumo: Orientador: Mário Luiz Frungillo
id UNICAMP-30_cad7bc29d03f4bf31c48ca18aaa0388e
oai_identifier_str oai::807336
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling No atelier com PongePonge, Francis, 1899-1988Derrida, Jacques, 1930-2004Poesia francesaPinturaFrench poetryPaintingOrientador: Mário Luiz FrungilloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Partindo de um breve percurso histórico da relação entre poesia e pintura, prefigurada pela expressão de Horácio ut pictura poesis, este trabalho visa fazer um estudo sobre os textos em torno da pintura na obra de Francis Ponge. Escolhi esse poeta francês porque durante sua vida se relacionou e escreveu sobre artistas plásticos. A intenção foi estudar quais os recursos e marcadores textuais nos textos de Ponge revelam elementos pictóricos no campo lexical (palavras e expressões específicas), no campo gráfico (escolhas tipográficas), no campo onomástico (nomes de quadros, de artistas), nos procedimentos da escrita, em suma, de que forma isso se constrói literariamente no lápis de Ponge. Nossa hipótese é a de que Ponge se coloca como pintor, tenta observar e sentir como um pintor para escrever seus textos. De sua paleta de palavras saem todas as nuances da natureza. Para mostrar como esse no-lugar-do-pintor/escultor se dá em Ponge, apontamos semelhanças no olhar e no modo de trabalho em vários temas, como no excepcional exemplo de La Mounine, que se apresenta como mímesis de trabalho impressionista pelo olhar e escolha lexical. As análises, em seu conjunto, revelam que Ponge é mais que espectador do mundo das artes plásticas, ele é artista plástico que se faz escritorAbstract: This thesis starts from a historical sketch of the inter-relation between painting and writing outlined by Horatio?s expression ut pictura poesis. Its main goal is to study Francis Ponge?s texts on Art because this French poet had a life-long relationship with plastic artists, witnessed in his work. Our intention is to present Ponge?s textual resources which reveal pictorial marks in the lexical domain (words and expressions), in the orthographical domain (typographic choices), in the onomastic domain (pictures? titles, artists names), as well as in the writing techniques used. To sum up, how the Plastic Arts are worked out by his pencil. Our hypothesis is centered in the idea that Ponge sees himself as a painter. In the idea that he tries to observe and apprehend the world as a painter before the texts he writes. From his palette of words all Nature?s details come out. To show how this in-the-place-of-a-painter takes place in Ponge, we show similarities of sight and in the way the work is done in several themes shared by the artists and Ponge. La Mounine is an exquisite example of this, which stands for a mimesis of an impressionist work, given the lexical choices and the way the author observes the landscape. All the analyses presented reveal that Ponge is more than an eyewitness in the Arts? world; he is a plastic artist who became a writerDoutoradoLiteratura Geral e ComparadaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Frungillo, Mario Luiz, 1960-Siscar, MarcosVeras, Maria Viviane do AmaralFaria, Zênia deSilva, Guilherme Ignácio daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Roseli de Fatima Dias Almeida, 1960-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf263 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994BARBOSA, Roseli de Fatima Dias Almeida. No atelier com Ponge. 2011. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807336porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:54Zoai::807336Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No atelier com Ponge
title No atelier com Ponge
spellingShingle No atelier com Ponge
Barbosa, Roseli de Fatima Dias Almeida, 1960-
Ponge, Francis, 1899-1988
Derrida, Jacques, 1930-2004
Poesia francesa
Pintura
French poetry
Painting
title_short No atelier com Ponge
title_full No atelier com Ponge
title_fullStr No atelier com Ponge
title_full_unstemmed No atelier com Ponge
title_sort No atelier com Ponge
author Barbosa, Roseli de Fatima Dias Almeida, 1960-
author_facet Barbosa, Roseli de Fatima Dias Almeida, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frungillo, Mario Luiz, 1960-
Siscar, Marcos
Veras, Maria Viviane do Amaral
Faria, Zênia de
Silva, Guilherme Ignácio da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Roseli de Fatima Dias Almeida, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Ponge, Francis, 1899-1988
Derrida, Jacques, 1930-2004
Poesia francesa
Pintura
French poetry
Painting
topic Ponge, Francis, 1899-1988
Derrida, Jacques, 1930-2004
Poesia francesa
Pintura
French poetry
Painting
description Orientador: Mário Luiz Frungillo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994
BARBOSA, Roseli de Fatima Dias Almeida. No atelier com Ponge. 2011. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994
identifier_str_mv BARBOSA, Roseli de Fatima Dias Almeida. No atelier com Ponge. 2011. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615994. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
263 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189060492656640