A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Michele dos Santos Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030
Resumo: Orientador: Jorge Sergio Pérez Gallardo
id UNICAMP-30_d267a480e938d446a4c8cada16b42cc8
oai_identifier_str oai::789274
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro anoPhysical Education in the new structure of the elementary school : a proposal for the first gradeCurrículosInfânciaEnsino fundamental - BrasilEducação física (Pre-escolar)CurriculumChildhoodElementary school - BrazilPhysical education (Pre-school)Orientador: Jorge Sergio Pérez GallardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: As recentes ações político-econômicas brasileiras, com a fundamentação da democratização do acesso ao ensino público e elevação global do nível de escolaridade da população, modificaram a estrutura do Sistema de Educação Básica. A Lei 11.274/2006 estabelece o Ensino Fundamental no Brasil pelo período de nove anos, devendo ser iniciado aos seis anos de idade. Essa nova configuração implica uma reestruturação global das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental direcionadas à infância, com a necessidade de um trabalho com características individualizadas e adequadas, com um projeto político-pedagógico próprio, que reconheça a natureza infantil, suas especificidades e seu modo peculiar de conhecer e interpretar o mundo preponderantemente por meio da ação lúdica. Diante destas perspectivas, a preocupação de nossa pesquisa consistiu em refletir sobre as questões da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e sobre as ações pedagógicas direcionadas à infância, sobretudo neste contexto, através de pesquisa bibliográfica concernente ao tema; e também disponibilizar uma proposta curricular para a Educação Física do primeiro ano nessa nova estrutura, com pretensão de apresentar-se como uma prática pedagógica que assegure aos alunos a apropriação crítica dos componentes da cultura corporal, e o trato da ação lúdica como dimensão da cultura e parte constituinte do conhecimento e da formação humana especialmente na infânciaAbstract: Recent Brazilian political economical actions with the solidification of the democratization of the access to the public education and the increase of the global population scholarity level modified the Brazilian Educational Systemstructure. The law 11.274/2006 establish the elementary school in Brazil for nine years, starting it around six years old. This new configuration implicate a global restructuration of pedagogical practices of the Elementary School directed to the childhood with a need of a job with individualized and adequate characteristics with an own politicalpedagogical project, that recognizes the childlike nature its specifities and your peculiar way of learn and interpret the preponderant world through the ludic action. So, our research worries consisted in reflect about questions of the expansion of the Elementary School to nine years old and about pedagogical actions directed to the childhood, mainly in this context through bibliographical research concerning to the theme; and also provide a curriculum to the Physical Education of the first grade on this new structure that ensure to the students the critical appropriations of the components of the body culture and the deal of the ludic action as dimension of the culture and constituent part of the knowledge and the human formation specially n childhoodMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Neira, Marcos GarciaProdócimo, ElaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConstantino, Michele dos Santos Silva20112011-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030CONSTANTINO, Michele dos Santos Silva. A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental: uma proposta para o primeiro ano. 2011. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789274porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:00Zoai::789274Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
Physical Education in the new structure of the elementary school : a proposal for the first grade
title A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
spellingShingle A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
Constantino, Michele dos Santos Silva
Currículos
Infância
Ensino fundamental - Brasil
Educação física (Pre-escolar)
Curriculum
Childhood
Elementary school - Brazil
Physical education (Pre-school)
title_short A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
title_full A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
title_fullStr A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
title_full_unstemmed A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
title_sort A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental : uma proposta para o primeiro ano
author Constantino, Michele dos Santos Silva
author_facet Constantino, Michele dos Santos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Neira, Marcos Garcia
Prodócimo, Elaine
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Michele dos Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Infância
Ensino fundamental - Brasil
Educação física (Pre-escolar)
Curriculum
Childhood
Elementary school - Brazil
Physical education (Pre-school)
topic Currículos
Infância
Ensino fundamental - Brasil
Educação física (Pre-escolar)
Curriculum
Childhood
Elementary school - Brazil
Physical education (Pre-school)
description Orientador: Jorge Sergio Pérez Gallardo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-07-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030
CONSTANTINO, Michele dos Santos Silva. A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental: uma proposta para o primeiro ano. 2011. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030
identifier_str_mv CONSTANTINO, Michele dos Santos Silva. A Educação Física no contexto da nova estrutura do ensino fundamental: uma proposta para o primeiro ano. 2011. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615030. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
108 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189051043938304