Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite |
id |
UNICAMP-30_d4cdbb598f40c83252f38af7a706afef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::797022 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolaresImpacts of pedagogical practices focused on literacy in preschool childrenLetramentoAlfabetizaçãoEducação de criançasPerspectiva histórico-culturalLiteracyWritingChildhoodHistorical-cultural perspectiveOrientador: Sérgio Antônio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: De acordo com o modelo tradicional de alfabetização, a escrita é compreendida como um código de transcrição da fala, e as atividades pedagógicas visam exclusivamente o domínio deste código. Entretanto, segundo a perspectiva de letramento, não basta apenas saber ler e escrever, ou seja, decodificar o sistema da escrita; é preciso também saber fazer uso do mesmo, de acordo com as próprias necessidades e com as demandas da sociedade. Neste sentido, cabe à educação infantil possibilitar às crianças a participação no mundo da escrita, envolvendo-as em práticas sociais de leitura e escrita. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas de letramento realizadas por uma professora de educação infantil e identificar os possíveis impactos dessas práticas na relação dos alunos com a escrita, fora do ambiente escolar. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, com características etnográficas. A coleta de dados foi realizada em uma escola particular de Campinas, e incluiu observações participantes em uma classe de educação infantil, com crianças de 4 a 5 anos. Envolveu as observações da pesquisadora, registradas em um diário de campo, e entrevistas com a professora da classe e com os pais dos alunos. A análise dos dados foi realizada de acordo com estudos sobre alfabetização e letramento e com o referencial histórico-cultural. Baseando-se nos dados analisados, concluímos que esta escola, como instituição historicamente legitimada para o ensino da linguagem escrita, desempenhou um papel fundamental na formação de leitores e produtores de textos. A qualidade da mediação da professora foi essencial para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com relação à escrita, além da aproximação afetiva dos mesmos com esse objeto de conhecimento.Asbtract: Pursuant to the traditional alphabetization model, writing is understood as a speaking transcription code, and pedagogical activities aim exclusively to master this code. However, according to the literacy perspective, being able to read and write, in other words, to decode the writing system, is not enough; It is also necessary to know how to make proper use of it, according to the own needs and society demands. In this sense, it is the children educator's duty to enable them to participate in the writing scenario, while involving them in reading and writing social practices. Therefore, the present research aimed to describe and analyze literacy pedagogical practices performed by a child educator and to identify the possible outcomes of these practices in the student's relation to writing outside the scholar environment. This study's methodology is mainly qualitative, with ethnographic features. Data gathering was performed at a private school in the city of Campinas, in a class with 4 and 5-years-old children. Data consisted of observations registered in a field notebook by the researcher, including information gathered from interviews with the children parents. Data was analyzed based on former studies on alphabetization and literacy and also on cultural-historic referential. Based on our results, we concluded that this school, as a historically legitimated institution for written language education, has performed a fundamental role on the formation of readers and text producers. The quality of the professor mediation was substantial to guarantee the students learning and development with regard to the writing, and also to ensure their affection with this learning object.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Smolka, Ana Luiza BustamanteRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Beatriz Gracioli2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf235 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797022porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:34Zoai::797022Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares Impacts of pedagogical practices focused on literacy in preschool children |
title |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares |
spellingShingle |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares Andrade, Beatriz Gracioli Letramento Alfabetização Educação de crianças Perspectiva histórico-cultural Literacy Writing Childhood Historical-cultural perspective |
title_short |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares |
title_full |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares |
title_fullStr |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares |
title_full_unstemmed |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares |
title_sort |
Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares |
author |
Andrade, Beatriz Gracioli |
author_facet |
Andrade, Beatriz Gracioli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946- Smolka, Ana Luiza Bustamante Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Beatriz Gracioli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Alfabetização Educação de crianças Perspectiva histórico-cultural Literacy Writing Childhood Historical-cultural perspective |
topic |
Letramento Alfabetização Educação de crianças Perspectiva histórico-cultural Literacy Writing Childhood Historical-cultural perspective |
description |
Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514 ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 235 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189055227756544 |