O ensino tecnologico na sociedade global da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri, Flavio Eitor, 1940-
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987
Resumo: Orientador: Hugo Enrique Hernandez Figueroa
id UNICAMP-30_d4fd41947c864e6c06d76347c3287619
oai_identifier_str oai::170431
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino tecnologico na sociedade global da informaçãoTecnologia educacionalEducação - FilosofiaGlobalizaçãoEngenharia - Estudo e ensinoOrientador: Hugo Enrique Hernandez FigueroaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A transição para uma sociedade global da informação, um fenômeno do mundo atual, se caracteriza pela presença crescente da Tecnologia da Informação (TI) na vida diária. Esse contexto demanda habilidades específicas para os profissionais de nível superior, em especial para os que atuam em áreas tecnológicas. Essas habilidades não estão sendo adequadamente desenvolvidas pelos modelos atuais de ensino, existindo uma defasagem crescente entre a evolução sócio-tecnológica e a qualificação profissional exigida. O paradigma de ensino predominante não favorece a diminuição dessa defasagem, tornando-se necessário formular um novo paradigma capaz de promover uma inovação efetiva no ensino. Várias escolas e universidades já têm introduzido esquemas de ensino inovadores baseados no uso da TI. Apesar dos resultados obtidos não serem conclusivos, essas iniciativas constituem uma experiência válida como plataforma para desenvolvimento de conceitos revolucionários de ensino. A tese aborda estes aspectos, contribuindo com fundamentos e critérios para proposição e implantação de um novo padrão de ensino nas áreas tecnológicas, levando em conta o uso intensivo da TIAbstract: The transition to a global information society, a present world phenomenon, is characterized by the increasing presence of the Information Technology (IT) in our daily routine. This context demands specific skills from ali professionals, specially those acting in technology-based areas. These skills however, are not properly addressed by the present teaching models, consequently, the existing gap between the socio-technological changes and adequate professional qualification is rapidly expanding. The present predominant teaching paradigm does not favor the diminishing of that gap, therefore, it is necessary to formulate a new paradigm capable of fostering an effective teaching innovation. 80 far, many schools and universities have introduced interesting new teaching schemes based on the use of IT. Although their effects are stHI to be clearly identified, most of these initiatives constitute valid experiments which may provide the necessary platform to build up revolutionary teaching concepts. This thesis approaches these aspects, providing insights into the proposal and implementation of a new teaching pattern for technology-based areas, taking into account the intensive use of ITResumen: La transición hacia una sociedad global de información, un fenómeno dei munto actual, se caracteriza por Ia presencia cada vez mas intensa de Ia tecnología de información (TI) en nuestro dia a dia. Este contexto demanda habilidades específicas de los profesionales graduados, principalmente de aquellos que actuan en áreas tecnológicas. Esas habilidades no están siendo tratadas adecuadamente por los modelos actuales de ensenanza, existiendo una diferencia creciente entre Ia evolución socio-tecnológica y Ia formación profesional. EI paradigma predominante en Ia ensenanza no favorece Ia disminución de esa diferencia, haciéndose necesario Ia formulación de un nuevo paradigma capaz de propiciar una innovación efectiva en Ia ensenanza. Diversas escuelas y universidades ya han introducido esquemas de ensenanza innovadores basados en el uso de Ia TI. Aunque los resultados obtenidos todavia no son conclusivos, muchas de estas iniciativas constituyen experimentos válidos como plataforma para el desarrollo de conceptos revolucionarios de ensenanza. Esta tesis trata de estos aspectos, contribuyendo con fundamentos y criterios para Ia proposición e implementación de un nuevo padrón de ensenanza en Ias áreas tecnológicas, baseandose en el uso intensivo de Ia ITDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Hernández-Figueroa, Hugo Enrique, 1959-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbieri, Flavio Eitor, 1940-19981998-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf160f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987BARBIERI, Flavio Eitor. O ensino tecnologico na sociedade global da informação. 1998. 160f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170431porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:52:54Zoai::170431Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino tecnologico na sociedade global da informação
title O ensino tecnologico na sociedade global da informação
spellingShingle O ensino tecnologico na sociedade global da informação
Barbieri, Flavio Eitor, 1940-
Tecnologia educacional
Educação - Filosofia
Globalização
Engenharia - Estudo e ensino
title_short O ensino tecnologico na sociedade global da informação
title_full O ensino tecnologico na sociedade global da informação
title_fullStr O ensino tecnologico na sociedade global da informação
title_full_unstemmed O ensino tecnologico na sociedade global da informação
title_sort O ensino tecnologico na sociedade global da informação
author Barbieri, Flavio Eitor, 1940-
author_facet Barbieri, Flavio Eitor, 1940-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hernández-Figueroa, Hugo Enrique, 1959-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri, Flavio Eitor, 1940-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação - Filosofia
Globalização
Engenharia - Estudo e ensino
topic Tecnologia educacional
Educação - Filosofia
Globalização
Engenharia - Estudo e ensino
description Orientador: Hugo Enrique Hernandez Figueroa
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987
BARBIERI, Flavio Eitor. O ensino tecnologico na sociedade global da informação. 1998. 160f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987
identifier_str_mv BARBIERI, Flavio Eitor. O ensino tecnologico na sociedade global da informação. 1998. 160f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586987. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
160f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188819296059392