A modernização do budismo japonês e o discurso anticristão : o caso de Ouchi Seiran (1845-1918)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Julio Cesar de Melo do, 1991-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5679
Resumo: Orientador: Rui Luis Rodrigues
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spelling A modernização do budismo japonês e o discurso anticristão : o caso de Ouchi Seiran (1845-1918)The modernization of japanese buddhism and anti-christian discourse : the case of Ouchi Seiran (1845-1918)Ouchi, Seiran, 1845-1918Budismo - JapãoBudismo - Relações - CristianismoJapão - História - Periodo Meiji - 1868-1912Japão - ReligiãoBuddhism - JapanBuddhism - Relations - ChristianityJapan - History - Meiji period - 1868-1912Japan - ReligionOrientador: Rui Luis RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A Era Meiji (1868-1912) foi um período marcado por profundas mudanças na história japonesa, a saber: a formação de um estado-nação, o estabelecimento de uma língua nacional e de um sistema educacional unificado, a introdução de novos conceitos e palavras, e a adoção de novas instituições políticas e sociais. Essas mudanças se fizeram sentir também na esfera religiosa, e um dos aspectos mais complexos dessa dinâmica foi o surgimento de um movimento pelo fortalecimento do xintoísmo e por tentativas de supressão da influência budista na sociedade. Como resistência a uma possível eliminação do budismo, surgiram figuras no campo religioso e filosófico que adotaram um discurso paradoxal: ao mesmo tempo em que o defendiam como símbolo de identidade japonesa, remodelavam-no claramente inspirado nos moldes do cristianismo ocidental. Paradoxal pois o cristianismo havia sido proibido em todo o território japonês e seus praticantes, severamente perseguidos por mais de duzentos anos. Após a restauração, a abertura paulatina à religião estrangeira provocou ataques discursivos com teor nacionalista dos budistas que denunciavam os perigos que viriam com tal expansão. Destaca-se, nesse contexto, ?uchi Seiran (1845-1918), cuja obra constitui objeto principal de nosso estudo. Figura central na modernização e popularização do budismo Zen, Seiran teve papel fundamental durante tão agitados anos, tendo criado e operado o primeiro jornal budista do Japão moderno, proferido constantes palestras públicas para a divulgação de um novo tipo de prática voltada a leigos, e fundador de organizações budistas de cunho nacionalistas. Suas atividades atravessaram diferentes campos e sua oposição ao cristianismo é um elemento central em seu pensamento. A presente pesquisa consiste na análise dos discursos anticristãos que ocorreram concomitantemente com a modernização do budismo japonês do período Meiji, tendo com objeto central os trabalhos de ?uchi Seiran. Seiran foi um dos principais responsáveis pela constituição do grupo nacionalista Sonk? H?butsu Daid?dan no fim da década de 1880. Formado por monges e leigos de diferentes partes da nação, tinha como objetivo minar a presença cristã em pontos fundamentais da sociedade japonesa, como o campo político e educacional, ao mesmo tempo em que afirmava o papel budista dentro de uma nação moderna. Nossa análise é embasada em uma abordagem da história cultural das religiões, buscando abarcar as representações, apropriações e mediações de seu discurso em resposta às mudanças sociaisAbstract: The Meiji era (1868-1912) was a period marked by significant changes in Japanese history: the formation of a nation state, the establishment of a national language and a unified educational system, the introduction of new concepts and words, and the adoption of new political and social institutions. These changes also arose in the religious realm, and one of the complex aspects of this dynamic was the emergence of a movement for the strengthening of Shintoism and attempts of undermining a Buddhist influence in the society. As a means of resistance to a possible elimination of Buddhism, figures emerged in the religious and philosophical field who adopted a paradoxical discourse: whilst they defended Buddhism as a symbol of Japanese identity, they reshaped it clearly inspired by a western model of Christianity. It is paradoxical because Christianity had been prohibited within the Japanese territory hitherto, and its followers were severely persecuted for more than two hundred years. After the restoration, the gradual opening to the foreigner religion provoked discursive attacks with nationalistic characteristic from Buddhists who exposed the threats to come with the Christian expansion. In this contexts, ?uchi Seiran (1845-1918) stands out, and his work is the main object of our research. Central figure in the modernization and popularization of Zen Buddhism, Seiran had a leading role during these convoluted years, by creating and editing the first Buddhist newspaper of modern Japan. He also delivered public lectures for the promotion of a new type of practice lay oriented, and he was the founder of nationalistic Buddhist organizations. His activities pass through different fields, and his antagonism to Christianity is a crucial element in his thought. This research consists of an analysis of anti-Christian discourses that were made concomitantly with the modernization of Japanese Buddhism of the Meiji era. ?uchi Seiran’ works will constitute the main object of this research. Seiran was one of the main head on the formation of the nationalistic group Sonk? H?butsu Daid?dan at the final years of 1880s. Formed by priests and laymen from different parts of the country, its aim was to undermine the Christian presence from fundamental place in the Japanese society, e.g., the political and educational field, whilst it asserted Buddhism role in a modern nation. Our analysis is based on a cultural history of religion approach, trying to embrace the representations, appropriations, and mediations of discourses that answered to the social changesMestradoHistória CulturalMestre em HistóriaCNPQ134291/2017-4[s.n.]Rodrigues, Rui Luis, 1966-Gomes, Raquel Gryszczenko AlvesOliveira, Antonio Genivaldo Cordeiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Julio Cesar de Melo do, 1991-20222022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5679NASCIMENTO, Julio Cesar de Melo do. A modernização do budismo japonês e o discurso anticristão: o caso de Ouchi Seiran (1845-1918). 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5679. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1250199Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-23T11:17:19Zoai::1250199Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-23T11:17:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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