Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849
Resumo: Orientador: Ines Signorini
id UNICAMP-30_da99d85733ee7d2aeeaae6b76b71fe95
oai_identifier_str oai::369474
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de casoThe construction of students as learners of writing and reading through exercises of language practices: a case studyLetramentoPesquisa-açãoProfessoresMaterial didáticoSaberes do docenteLiteracy, action researchTeacher, didactic materialTeacher knowledgeOrientador: Ines SignoriniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste trabalho, apresento um estudo de caso sobre a função de exercícios de práticas escolares de linguagem ¿ leitura, produção textual e análise lingüística ¿ na construção de alunos como aprendizes de leitura e de escrita, durante uma intervenção pedagógica realizada numa turma de 6a série da rede estadual de ensino, na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Esses alunos são identificados na escola em que estudam como defasados na aprendizagem, o que justifica a separação dos mesmos numa turma exclusiva para recuperação da aprendizagem. Um primeiro pressuposto teórico que perpassa a investigação realizada corresponde à assunção da sala de aula de língua materna como um espaço complexo, no sentido de ser composto pela imprevisibilidade de ações e de retroações desencadeadas por atores de natureza humana e não-humana. Um segundo pressuposto corresponde à inserção desta pesquisa no campo transdisciplinar dos estudos aplicados da linguagem, pressupondo, portanto, a mobilização de categorias teórico-analíticas de diferentes disciplinas para a construção dos exercícios de práticas de linguagem como objetos de investigação desta pesquisa. Os objetivos da investigação apresentada são identificar e descrever (i) as categorias caracterizadoras das noções teóricas de texto e de gênero textual, informadoras dos exercícios de práticas escolares de linguagem; (ii) as funções e os modos de funcionamento de atores humanos e não-humanos, na implementação desses exercícios na turma mencionada. A pesquisa-ação e a análise interpretativa dos dados são as metodologias utilizadas respectivamente para gerar e analisar os dados de pesquisa. Como resultado da investigação, destaco, por um lado, que, dentre as categorias suporte, função e construção composicional, caracterizadoras dos gêneros textuais, as duas últimas são as categorias mais focalizadas nos exercícios analisados. Por outro lado, em função das necessidades do momento, os usos lingüísticos responsáveis pela caracterização do texto são pouco focalizados nos exercícios. Os atores não-humanos, acionados durante a implementação dos exercícios, participam diretamente na mobilização das categorias caracterizadoras do gênero e do texto, informadoras dos exercícios propostos nas aulas. O desvio desses exercícios, provocado pela ação do livro didático, em relação ao planejamento da intervenção pedagógica, ilustra a participação bastante marcante dos atores não-humanos, nas aulas de língua materna focalizadas na pesquisaAbstract: In this thesis I show a case study on the function of school exercise of language practices ¿ reading, writing and linguistic analysis ¿ in the construction of students as learners of writing and reading. This investigation is restricted to a pedagogic intervention in a sixth grade school class, in a public state school, in the city of Campinas, country side of São Paulo, Brazil. These students are identified in the school that they study as gap learners, what justifies their separation in an exclusive classroom for learning recuperation. A first theoretical presuppose that crosses the current investigation is the assumption of the classroom as a complex space that is justified by the unpredictability of action and retroaction caused by actors of human and nonhuman nature. A second presuppose is the insertion of this research in the transdisciplinar field of applied studies of language that presumes the mobilization of theoretical-analytical categories from different subjects to the construction of the exercises of language practices exercises as object of investigation of this research. The aims of this investigation are to identify and to describe (i) the categories that characterize the theoretical notions of text and textual genre that current underlie the exercises of language practices; (ii) the functions and the ways of working of human and nonhuman actors, in the implementation of these exercises in the classroom mentioned. The action research and the interpretative analysis of data are the methodologies utilized respectively to generate and to analyze the data. As the result of the investigation I detach, on the one hand that, among the support, function and compositional construction categories, responsible by the characterization of textual genre, the last two categories being the most focused in the exercises analyzed. On the other hand, due to the necessities of the moment on the classroom, the linguistics uses that are responsible by the characterization of the text are not sufficiently focused in the exercises proposed. The nonhuman actors, mobilized during the implementation of the school exercises, exert direct participation in the mobilization of the categories that characterize the genre and the text. The diversion of these exercises in relation to the planning of pedagogic intervention, provoked by the action of text book, illustrates the strong participation of the nonhuman actors on the mother language classes focused throughout the researchDoutoradoEnsino e Aprendizagem da Lingua ModernaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Dionisio, Angela PaivaIlari, RodolfoCavalcanti, Marilda do CoutoMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Wagner Rodrigues20062006-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf185 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849SILVA, Wagner Rodrigues. Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos: um estudo de caso. 2006. 185 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/369474porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:33:48Zoai::369474Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:33:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
The construction of students as learners of writing and reading through exercises of language practices: a case study
title Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
spellingShingle Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
Silva, Wagner Rodrigues
Letramento
Pesquisa-ação
Professores
Material didático
Saberes do docente
Literacy, action research
Teacher, didactic material
Teacher knowledge
title_short Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
title_full Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
title_fullStr Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
title_full_unstemmed Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
title_sort Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos : um estudo de caso
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Dionisio, Angela Paiva
Ilari, Rodolfo
Cavalcanti, Marilda do Couto
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Pesquisa-ação
Professores
Material didático
Saberes do docente
Literacy, action research
Teacher, didactic material
Teacher knowledge
topic Letramento
Pesquisa-ação
Professores
Material didático
Saberes do docente
Literacy, action research
Teacher, didactic material
Teacher knowledge
description Orientador: Ines Signorini
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-05-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849
SILVA, Wagner Rodrigues. Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos: um estudo de caso. 2006. 185 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Wagner Rodrigues. Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos: um estudo de caso. 2006. 185 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/369474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
185 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188946446385152