I am a man : a evidência das coisas não vistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642085 |
Resumo: | Orientador: Gabriel Ferreira Zacarias |
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I am a man : a evidência das coisas não vistasI am a man : the evidence of things unseenLigon, Glenn, 1960-MuseologiaCuradoria (Arte)Arte conceitual - Estados UnidosArte negra - Estados Unidos - HistóriaArte - HistóriaMuseologyCuratorship (Art)Conceptual art - United StatesBlack art - United States - HistoryArt historyOrientador: Gabriel Ferreira ZacariasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: No decorrer do século XX, uma quantidade considerável de artistas negros começou a figurar com proeminência pela primeira vez no mundo da arte estadunidense. Graças aos avanços sociais do movimento pelos direitos civis e à ascensão do multiculturalismo, artistas afro-americanos nos fins dos anos 1980 e começo dos 1990 desfrutaram de um acesso sem precedentes a instituições estabelecidas de publicidade e exposição. A partir disso, percebe-se atualmente a crescente variedade de métodos de envolvimento com a cultura visual negra contemporânea que vem sendo praticada dentro e para além dos limites discursivos tradicionais da história da arte. Desse modo, a presente dissertação se baseia no estudo da produção artística de Glenn Ligon (1960), artista conceitual e afro-americano, que ajudou a moldar o campo da arte estadunidense ao longo das duas últimas décadas, através do uso de mídias variadas na criação artística que desviam radicalmente das convenções anteriores para a representação do negro. Assim, a pesquisa se concentra na análise e leitura comparativa de duas obras desse renomado artista: "Condition Report [Relatório de condição]", em sua versão de 2000, e a pintura "Sem título (I AM A MAN) [Eu sou um homem]", de 1988, a qual se refere. Esta é um dos primeiros trabalhos de Ligon a problematizar a linguagem, além de evocar a fotografia de Builder Levy que inspirou o artista inicialmente, com sua própria representação dramática dos cartazes erguidos pelos trabalhadores do setor de saneamento que estavam em greve em Memphis, em 28 de março de 1968. Dessa forma, são pontos de partida, a exploração de diálogos entre a produção deste artista, a sua ligação com a arte Post-Black, a apropriação da fotografia, da técnica (óleo e esmalte), o uso de arquivo e o procedimento técnico de conservação nesta obra ("Condition Report": documento que diagnostica o estado de conservação da obra) com base o estudo da Documentação Museológica, empreendendo assim a leitura do arquivo e sua desconstrução, na articulação de uma nova interpretação do passado. A pesquisa traça uma abordagem conceitual da noção de Post-Black, acompanhado de investigação das práticas curatoriais desenvolvidas no início do século XXI, no âmbito internacional, na análise das estratégias associadas à arte negra contemporânea. Essa dissertação explora a multiplicidade das narrativas de negritude nas diásporas, o potencial intrínseco da arte Post-Black , bem como as obras de arte que desafiam e enfatizam a mudança de significado da identidade negra e à crítica institucional para posicionar o negro como uma figura controversa – igualmente sujeito e objeto, propriedade e pessoaAbstract: In the course of the 20th century, numerous black artists came to feature prominently for the first time in the world of American art. Thanks to the social advances of the Civil Rights movement and the rise of multiculturalism, African-American artists in the late 1980s and early 1990s achieved unprecedented access to established institutions of publicization and exhibition. Since then, it is possible to notice the growing variety of methods through which contemporary black visual culture has been produced and developed within and beyond the traditional discursive limits of art history. The present dissertation is based on the study of the artistic production of Glenn Ligon (1960), conceptual and African-American artist, who helped to shape the field of American art over the last two decades, through the use of varied media in artistic creation, radically diverging from the previous conventions for the representation of blackness. The research focuses namely on the comparative analysis of two works by this renowned artist: "Condition Report", in its 2000 version, and the painting "Untitled (I AM A MAN) [I am a man] ", from 1988, to which it refers. Inspired by the photography of Builder Levy with its own dramatic representation of the posters held by sanitation workers on strike in Memphis on March 1968, this is one of Ligon's first works to problematize language. In order to understand this pair of artworks, we will explore Ligon’s relations to Post-Black art, as well as the specific techniques he utilizes (oil and enamel), or the use he makes of archives, comprising the appropriation of technical conservation procedures – notably in the work "Condition Report" where he recuperates the document that diagnoses the state of conservation of his previous work, "Untitled (I am a Man). Here, the artist deviates Museology from its traditional role, undertaking the reading of the archive and its deconstruction, in the articulation of a new interpretation of the past. The research traces a conceptual approach to the notion of Post-Black, accompanied by an investigation of curatorial practices developed at the beginning of the 21st century, at the international level, in the analysis of strategies associated with contemporary black art. This dissertation explores the multiple narratives of blackness in the diasporas, the intrinsic potential of Post-Black art, as well as works of art that challenge and emphasize the changing meaning of black identity, recovering procedures of institutional critique in order to position the black person as a controversial figure - equally subject and object, property and personMestradoHistória da ArteMestra em História[s.n.]Zacarias, Gabriel Ferreira, 1984-Basbaum, Ricardo RoclawCunha, Marcelo Nascimento Bernardo daCampos, Marcelo Gustavo Lima deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ana Carolina Carvalho Vigorito, 1987-20212021-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642085SILVA, Ana Carolina Carvalho Vigorito. I am a man: a evidência das coisas não vistas. 2021. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642085. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167289Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T14:36:19Zoai::1167289Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-22T14:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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