Analise de viabilidade de troca de motores eletricos superdimensionados e a influencia da energia reativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Renato Archanjo de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608144
Resumo: Orientador: Moacyr Trindade de Oliveira Andrade
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Relata ainda a problemática do superdimensionamento destes motores instalados na indústria brasileira, ao qual tem como principal inconveniente a alta requisição de energia reativa nas instalações elétricas, apresenta a forma de faturamento da energia reativa aplicada pelas concessionárias de energia, bem como as principais formas de sua compensação aplicadas atualmente pela indústria nacional e seus efeitos na instalação existente. O trabalho apresenta uma análise comparativa entre o motor Alto Rendimento e o motor Standard, com ênfase na adequação da potência nominal em relação à demanda industrial, bem como em relação ao consumo de energia reativa das opções avaliadas. O suporte proveniente de pesquisas e adequações de instalações industriais aplicada pelo autor, em empresas da região de Americana, em relação à energia elétrica reativa, se constituem como base para o desenvolvimento deste trabalho. A conclusão final busca demonstrar que estas ações de conservação e adequação em motores elétricos industriais, são fundamentais para o processo de eficientização das próprias indústrias, do setor elétrico e da economia do país, de forma geral, uma vez que as mesmas implicam na redução da energia requerida pela indústria sem prover restrições a produção, resultando em significativa economia de recursos no provimento de novas fontes de energia e de melhor utilização do sistema elétrico nacional.Abstract: This study shows the importance of the electrical engine of triphasic induction rotor (squirrel cage), which is the main responsible for the waste of electrical energy in industry; it presents its electrical and mechanical characteristics and its evolution along the years, as well. The study describes the problem of the super dimensioning of these engines that exist at the Brazilian industry, which has the major inconvenience of the high required of reactive energy in the electrical systems, presenting the way of invoicing the reactive energy applied by the power suppliers, as well as the main ways of its compensation applied presently by the national industry and its consequences for the existent installation. The study presents a comparative analysis between the engine of high efficiency and the Standard engine, focusing the adaptation of nominal power in relation to the industrial demand, as well as in what concerns the waste of reactive energy by the evaluated options. The background for the development of this study came from researches and adaptation of industrial plants applied by the Author in companies of the American region, as far as reactive electrical energy is concerned. The final conclusion tries to demonstrate that these actions of conservation and adaptation in industrial electrical engines are fundamental for the process of improving the efficiency of the very same industries, the electrical sector and the economy of the country as a whole, since that the same actions imply the reduction of the energy required by the industry without restrictions to the production, resulting into a significant saving of resources in what concerns the supply of new sources of energy and a better utilization of the national electrical system.MestradoMestre em Planejamento de Sistemas Energéticos[s.n.]Andrade, Moacyr Trindade de Oliveira, 1952-Silva, Ana Lúcia Rodrigues daTahan, Carlos Marcio VieiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas EnergéticosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Renato Archanjo de2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608144CASTRO, Renato Archanjo de. Analise de viabilidade de troca de motores eletricos superdimensionados e a influencia da energia reativa. 2008. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608144. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434034porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-01T11:30:00Zoai::434034Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-01T11:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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