Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karina Tamarozzi de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258
Resumo: Orientador: Silvia Maria Ciasca
id UNICAMP-30_e265dc5d79c59a21c94acafa115944e2
oai_identifier_str oai::370725
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasiqueStandartization of the verbal Batterie d'evaluation du language of l'enfant aphasiqueNeuropsicologia pediátricaLinguagem - AvaliaçãoLinguagem - DisturbiosLinguagem - TestesFonoaudiologiaPediatric neuropsychologyLanguage - EvaluationLanguage - DisordersLanguage - TestingPhonoaudiologyOrientador: Silvia Maria CiascaTese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMPTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Apresentamos a Normatização da Batterie d¿evaluation du langage oral de l¿enfant aphasique (AGOSTINI, METZ-LUTZ, VAN-HOUT et al. 1998). Os objetivos deste trabalho foram: realizar a normatização da bateria citada em pré-escolares e descrever sua eficácia em crianças com desordens de linguagem. Participaram deste estudo 310 crianças, com idades de 4,0 a 6 anos e 11 meses, escolaridade variando de Jardim I a Pré-primário, nível sócio econômico médio, com acuidade auditiva preservada. Os pré-escolares foram divididos em 2 grupos: Grupo Controle (GC), composto por 300 sujeitos, sem história de atraso ou distúrbio de linguagem, ausência de problemas físicos, comportamentais ou emocionais que prejudicasse a linguagem, divididos em 3 subgrupos, GC1 (4,0 a 4,11 anos) GC2, (5,0 a 5,11) GC3, (6,0 a 6,11) e Grupo Desordens de Linguagem (GDL), formado por 10 sujeitos com desordens de linguagem não adquiridas. Todos realizaram as provas verbais, como: fluência semântica, repetição de palavras e logatomas; nomeação de 38 substantivos e 7 verbos de ação, compreensão semântica e compreensão sintática. Os resultados mostraram uma progressão contínua no desempenho lingüístico da criança de 4 a 6 anos para as dimensões de expressão e compreensão da linguagem. Foram distribuídos por prova de acordo com as idades cronológicas e realizada análise estatística determinando os valores médios e os intervalos de confiança (95%) para cada faixa etária. As variáveis contínuas foram analisadas por estatística descritiva com valores de média, desvio padrão, valores mínimos, máximos e mediana. Observou-se que o desempenho nas provas aumentou seguindo os parâmetros de idade e escolaridade e na análise qualitativa da performance demonstrou a importância da valorização da individualidade e contexto sócio-econômico-culturalAbstract: We present the Normatização of the verbal Batterie d'evaluation du langage of l'enfant aphasique (AGOSTINI, METZ-LUTZ, VAN-HOUT et al. 1998). The objectives of this work had been: to carry through the normatização of the battery cited in preschool and describing its effectiveness in children with language clutters. 310 children had participated of this study, with ages of 4,0 the 6.11 years, escolaridade varying of Garden I the Daily pay-elementary school, level average economic partner, with preserved auditory acuidade. The preschool ones had been divided in 2 groups: Group Control (GC), composition for 300 citizens, without history of delay or riot of language, absence of physical, mannering or emotional problems that harmed the language, divided in 3 sub-groups, GC1 (the 4,0 4.11 years) GC2, (5,0 the 5.11) GC3, (6,0 the 6.11) and Group Clutters of Linguagem (GDL), formed for 10 citizens with not acquired clutters of language. All had carried through the parol evidences, as: fluency semantics, repetition of words and logatomas; nomination of 38 substantives and 7 verbs of action, understanding semantics and syntactic understanding. The results had been distributed by test in accordance with the chronological ages and carried through analysis statistics determining the average values and the intervals reliable (95%) for each etária band. The continuous 0 variable had been analyzed by descriptive with values of average, minimum, maximum shunting line standard, values and medium statistics. It was observed that the performance in the tests increased following the age parameters and escolaridade and in the qualitative analysis of the performance demonstrated to the importance of the valuation of the individuality and partner-economic-cultural contextDoutoradoCiências BiomédicasDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Vilanova, Luis CelsoMoura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme deCrenitte, Patricia Abreu PinheiroGonçalves, Vanda Maria GimenesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Karina Tamarozzi de20062006-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf203 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258OLIVEIRA, Karina Tamarozzi de. Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique. 2006. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/370725porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T12:12:44Zoai::370725Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-19T12:12:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
Standartization of the verbal Batterie d'evaluation du language of l'enfant aphasique
title Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
spellingShingle Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
Oliveira, Karina Tamarozzi de
Neuropsicologia pediátrica
Linguagem - Avaliação
Linguagem - Disturbios
Linguagem - Testes
Fonoaudiologia
Pediatric neuropsychology
Language - Evaluation
Language - Disorders
Language - Testing
Phonoaudiology
title_short Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
title_full Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
title_fullStr Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
title_full_unstemmed Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
title_sort Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
author Oliveira, Karina Tamarozzi de
author_facet Oliveira, Karina Tamarozzi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Vilanova, Luis Celso
Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
Gonçalves, Vanda Maria Gimenes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Karina Tamarozzi de
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia pediátrica
Linguagem - Avaliação
Linguagem - Disturbios
Linguagem - Testes
Fonoaudiologia
Pediatric neuropsychology
Language - Evaluation
Language - Disorders
Language - Testing
Phonoaudiology
topic Neuropsicologia pediátrica
Linguagem - Avaliação
Linguagem - Disturbios
Linguagem - Testes
Fonoaudiologia
Pediatric neuropsychology
Language - Evaluation
Language - Disorders
Language - Testing
Phonoaudiology
description Orientador: Silvia Maria Ciasca
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258
OLIVEIRA, Karina Tamarozzi de. Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique. 2006. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258
identifier_str_mv OLIVEIRA, Karina Tamarozzi de. Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique. 2006. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3258. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/370725
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188947390103552