Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sueli Carrijo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835
Resumo: Orientadores: Luiz Carlos de Freitas, Orlando Fontes Lima Junior
id UNICAMP-30_e613ca0cf93960b142840c5442cd84a0
oai_identifier_str oai::361325
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativoAvaliação institucionalEficiencia da gestão educacionalEficiência organizacionalEscolas - Organização e administraçãoProcesso de avaliaçãoInstitutional evaluationEfficiency of the educational managementOrganization efficiencyProcess of evaluationSchools, organization and administrationOrientadores: Luiz Carlos de Freitas, Orlando Fontes Lima JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como problema construir um processo de avaliação de qualidade das escolas a ser aplicado em média e larga escala e definido a partir do respeito à identidade institucional, das exigências de seus gestores e dos interlocutores locais. Para isso, teve o objetivo de construir um processo alternativo de condução de avaliação em nível de sistema de ensino fundamental e integrado à concepção de avaliação ligada à melhoria da qualidade, a partir da utilização local dos resultados do processo. Como instrumentos de coleta de dados optamos pela aplicação de entrevista com os gestores e uso dos questionários do SAEB 2001, tanto para os alunos como para os professores. Isso trouxe para a discussão a necessidade de um modelo de avaliação que respeitasse a identidade institucional, a definição de indicadores concretizada localmente, à idéia da avaliação como instrumento útil à gestão dos objetivos da instituição e, com vistas ao seu aperfeiçoamento, o encaminhamento da avaliação na identificação de critérios e procedimentos adequados à própria realidade. Com isto, optamos por um estudo com intensa relação entre a abordagem qualitativa e quantitativa. Buscamos ainda a técnica: Análise por Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficiência produtiva das escolas e, concomitantemente, avaliar o potencial da DEA para os estudos no campo da avaliação institucional nos princípios de uma avaliação global, legítima do ponto de vista técnico e político. Tal técnica permite a construção de uma fronteira de eficiência específica para cada uma das escolas avaliadas e indica taxas de eficiência técnica ou de gestão. Da mesma forma, permite calcular os possíveis índices e aumentos de produtividade para cada uma das escolas do grupo, aliados as mudanças de gestão ou de produtividade. Utilizando os modelos CCR e BCC para a aplicação DEA, nos dois casos orientados para maximizar os resultados, verificamos empiricamente a produtividade das escolas selecionadas. A metodologia utilizada proporcionou informações sobre as unidades estudadas e a projeção de uso de recursos com eficiência propôs a substituição de fatores para a melhoria de eficiência de cada escola. Discutir no local da escola com os atores, as aplicações desenvolvidas e seus resultados e buscar as opiniões deles sobre as conseqüências disso, à luz da interpretação dos resultados, constituíram a validação dos resultados. A partir dessa validação dos resultados do modelo DEA pela escola e a construção dos compromissos locais através do processo educativo e formativo de controlar os indicadores, começa o uso da avaliação na escola. Assim, esse processo formativo tem que ser construído localmente, isto é, seu controle estará contido nas exigências da comunidade em relação à escola de qualidade. Estudos, como o aqui apresentado, buscam medir a eficiência relativa das escolas para subsidiar um processo de avaliação institucional. Outros estudos, aprofundando o que aqui foi iniciado, poderiam buscar a construção de maior eficiência, eficácia e efetividade. Evidenciamos, assim, que o objetivo de nossa pesquisa foi iniciar um processo que converta a avaliação institucional num assunto de discussão no ensino fundamental, de modo a provocar um processo de construção dessa avaliaçãoAbstract: This research had focused it intends in a way to build a process of quality evaluation to get used on schools, leading to be applied on average and large scale. It will be defined by the respect to the institutional identity, of their managers' demands and of the local speakers. The main objective is to build an alternative process of evaluation procedures in a level of fundamental education system and integrated into the conception of evaluation linked to the improvement of the quality, starting by the local process' results. To perform data collection, the managers were interviewed, using the questionnaires of SAEB 2001, both for students and teachers. The discussion was enriched by the need of an evaluation model that respected the institutional identity, a definition of indicators rendered locally, an idea of evaluation as useful instrument to the administration of the institution objectives and, with intending to its improvement, direction the evaluation to the identification of criteria and appropriate procedures to the own reality. Following this, we opted for a study with intense relationship among qualitative and quantitative approaches. We still looked for the technique: Data Envelopment Analysis (DEA) to measure productive efficiency of the schools and, at same time, to evaluate the potential of DEA for studies in the field of the institutional evaluation in global evaluation principles, legitimate from a technical and political point of view. Such a technique allows the construction of a borderline of specific efficiency to each one of the appraised schools and it indicates taxes of technical or administration efficiency. In the same way, it allows to calculate the possible indexes and productivity increases for each one of the schools of the group, connected to administration changes or productivity. Using CCR and BCC models for the DEA application, in both cases guided to maximize the results, we verified the productivity of the selected schools empirically. The used methodology provided information about the studied units and the projection resources' uses with efficiency proposed the substitution of factors for the improvement of efficiency of each school. The validation of the results was raised through the discussion at the place of the school with the actors, the developed applications and their results and, even so, looking for actors opinions on the consequences of that, lightening the interpretation of the results. By the validation of the results of the model DEA from the school vision and the construction of the local commitments through the educational and formative process of controlling the indicators, begins the use of the evaluation in school. That formative process has to be built locally: its control will be contained in community's demands in relation to the quality school. Studies, as this here presented, they look for to measure the relative efficiency of schools to subsidize a process of institutional evaluation. Other researches, on what here was initiated, they could look for the construction of larger efficiency, effectiveness and effective happening. We evidenced by this way that the objective of our research was to begin .a process that converts the institutional evaluation in a discussion subject in the fundamental teaching, in a way to provoke a process of construction of the same evaluationDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-Franco, CresoBelloni, Jose AngeloSordi, Mara Regina Lemes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Sueli Carrijo20052005-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf488p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835RODRIGUES, Sueli Carrijo. Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA): uma associação do quantitativo ao qualitativo. 2005. 488p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361325porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:25:08Zoai::361325Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:25:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
title Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
spellingShingle Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
Rodrigues, Sueli Carrijo
Avaliação institucional
Eficiencia da gestão educacional
Eficiência organizacional
Escolas - Organização e administração
Processo de avaliação
Institutional evaluation
Efficiency of the educational management
Organization efficiency
Process of evaluation
Schools, organization and administration
title_short Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
title_full Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
title_fullStr Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
title_full_unstemmed Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
title_sort Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA) : uma associação do quantitativo ao qualitativo
author Rodrigues, Sueli Carrijo
author_facet Rodrigues, Sueli Carrijo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Franco, Creso
Belloni, Jose Angelo
Sordi, Mara Regina Lemes de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sueli Carrijo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Eficiencia da gestão educacional
Eficiência organizacional
Escolas - Organização e administração
Processo de avaliação
Institutional evaluation
Efficiency of the educational management
Organization efficiency
Process of evaluation
Schools, organization and administration
topic Avaliação institucional
Eficiencia da gestão educacional
Eficiência organizacional
Escolas - Organização e administração
Processo de avaliação
Institutional evaluation
Efficiency of the educational management
Organization efficiency
Process of evaluation
Schools, organization and administration
description Orientadores: Luiz Carlos de Freitas, Orlando Fontes Lima Junior
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835
RODRIGUES, Sueli Carrijo. Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA): uma associação do quantitativo ao qualitativo. 2005. 488p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RODRIGUES, Sueli Carrijo. Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas publicas de ensino fundamental atraves do uso da analise por envoltorio de dados (DEA): uma associação do quantitativo ao qualitativo. 2005. 488p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
488p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188937528246272