Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pronsato, Carla Veronica, 1977-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339
Resumo: Orientadores: Jorge Luiz Schroeder, Antonio Rafael Carvalho dos Santos
id UNICAMP-30_f884f62ee0092ea0d418a4c95c2e265f
oai_identifier_str oai::914974
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popularChoros for piano solo by Radamés Gnattali, "Canhoto" and "Manhosamente" : a study about relations between erudite and popular musicGnattali, Radamés, 1906-1988Choro (Música)PianoMúsica popularMúsica clássicaGnatalli, RadamésChoro (Music)PianoPopular musicClassical musicOrientadores: Jorge Luiz Schroeder, Antonio Rafael Carvalho dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação de mestrado aborda alguns aspectos da criação musical presentes no processo criativo de Radamés Gnatalli (1906-1988) que contribuem para a compreensão de seu trânsito entre o erudito e o popular na música brasileira. Para a realização desta pesquisa foram selecionadas duas peças: os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente", por apresentarem de modo mais explícito, maneiras como o popular e o erudito se articulam em suas criações. Estes choros são peças que fazem parte de meu repertório como pianista, o que torna este trabalho uma reflexão teórica decorrente de uma prática. Através do estudo teórico e prático destas peças, investigo alguns indícios das possíveis fontes musicais pelos quais Radamés Gnattali transitou, buscando contribuições que contemplem suas criações, particularmente no hibridismo entre a música popular e a erudita. Procuro evidenciar estas relações musicais amparadas por uma investigação de cunho histórico-social, com a intenção de ampliar o escopo das análises e incluir também o ambiente socio-cultural no qual Radamés Gnattali estava mergulhado, e através do qual ele estabeleceu seu eixo de sentidos e valores musicais expostos em sua obraAbstract: This master's dissertation analyses aspects pertaining to the creative process involved in Radamés Gnatalli's (1906-1988) musical creation that contribute to comprehend his transitions between erudite and popular Brazilian music. In order to conclude this investigation two compositions were selected: "Canhoto" and "Manhosamente," choros for piano solo that explicitly reveal ways in which popular as well as erudite facets appear in his work. These choros are compositions that make up part of my repertoire as a pianist, which means that the theoretical assessments present in this investigation originate from practical training. By means of theoretical and practical examination of these compositions I have investigated potential traces of musical sources that may have inspired Radamés Gnattali in search of contributions that relate to his creations, especially concerning the hybridism between popular and erudite music. I have strived to evince these musical relations based on social-historical research with the intention of widening the scope of my analyses and including the social-cultural context that surrounded Radamés Gnattali, which, consequently, determined the axis of meanings and musical values exposed in his workMestradoPráticas InterpretativasMestra em Música[s.n.]Schroeder, Jorge Luiz, 1960-Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-Nascimento, Hermilson Garcia doVisconti, Eduardo de LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPronsato, Carla Veronica, 1977-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed99 p. : il. + 1 CD-Rom.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339PRONSATO, Carla Veronica. Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali: um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914974https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914974porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-01T14:11:49Zoai::914974Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-01T14:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
Choros for piano solo by Radamés Gnattali, "Canhoto" and "Manhosamente" : a study about relations between erudite and popular music
title Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
spellingShingle Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
Pronsato, Carla Veronica, 1977-
Gnattali, Radamés, 1906-1988
Choro (Música)
Piano
Música popular
Música clássica
Gnatalli, Radamés
Choro (Music)
Piano
Popular music
Classical music
title_short Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
title_full Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
title_fullStr Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
title_full_unstemmed Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
title_sort Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali : um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular
author Pronsato, Carla Veronica, 1977-
author_facet Pronsato, Carla Veronica, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schroeder, Jorge Luiz, 1960-
Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-
Nascimento, Hermilson Garcia do
Visconti, Eduardo de Lima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pronsato, Carla Veronica, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Gnattali, Radamés, 1906-1988
Choro (Música)
Piano
Música popular
Música clássica
Gnatalli, Radamés
Choro (Music)
Piano
Popular music
Classical music
topic Gnattali, Radamés, 1906-1988
Choro (Música)
Piano
Música popular
Música clássica
Gnatalli, Radamés
Choro (Music)
Piano
Popular music
Classical music
description Orientadores: Jorge Luiz Schroeder, Antonio Rafael Carvalho dos Santos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339
PRONSATO, Carla Veronica. Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali: um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339
identifier_str_mv PRONSATO, Carla Veronica. Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali: um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621339. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914974
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
99 p. : il. + 1 CD-Rom.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189106654117888