As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Emilia Peixoto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809
Resumo: Orientador: Eloisa de Mattos Höfling
id UNICAMP-30_430fadaf623c2f5207e731d40c6cb018
oai_identifier_str oai::841024
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileirasThe relations of teaching work in public superior education in the context of the Brazilian educational reformsTrabalho docenteEnsino superiorReforma do ensinoCondições de trabalhoTeaching workHigher educationReform teachingWorking conditionsOrientador: Eloisa de Mattos HöflingTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese analisa as condições de trabalho dos docentes do ensino superior público, considerando os movimentos de reforma da educação, entre o período compreendido de 1990 a 2007. A idéia de examinar essa temática deve-se ao fato de que o trabalho docente, no ensino superior, tem ocupado lugar de destaque na reforma educacional brasileira, assim como entre os estudos realizados nos últimos anos. As políticas educacionais brasileiras sugerem uma adequação do trabalho docente às novas exigências profissionais advindas das inovações tecnológicas e da conseqüente mudança no mundo do trabalho. Para compreensão das mudanças e justificativas que influenciam as políticas públicas para o ensino superior, realizamos um estudo empírico com professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES a fim de conhecermos seus pontos de vista sobre o seu trabalho; como eles vivem o conjunto das alterações postas pela reforma do ensino superior; como percebem as mudanças que foram introduzidas na sua área específica; como se sentem perante as novas expectativas geradas pelo conjunto das reformulações para o ensino superior e se seu ritmo de trabalho foi, realmente, alterado. Todo esse conjunto de questões remete para a necessidade de reflexão sobre as relações de trabalho, no interior da universidade. A exploração das entrevistas nos mostra as variações presentes, nos diferentes cursos e departamentos, assim como divergências marcadas entre cursos reconhecidos como mais prestigiosos que outros. Além disso, destaca-se que mesmo os professores sendo regidos por um só estatuto, o trabalho universitário apresenta uma grande variedade.Abstract: This thesis analyzes the working conditions of higher education teachers, considering the reform movements of education, between the periods 1990 to 2007. The idea to examining this issue is due to the fact that higher education teacher has occupied a promiscuous place in the Brazilian education reform, as well as between studies conducted in last years. The Brazilian politic education suggests an adequate working teacher the new job requirements stemming from technological innovations and the consequent change in the working world. To understand the changes and reasons that influences the public politic for higher education, we conducted an empirical study with professors from the Federal University of Espírito Santo - UFES order to know their views about their work, how they live all of the changes in the reform education, how they felling the changes in the field word, how they feel towards new expectations generated by the set of reformulations to higher education and if his work rate was really changed. All those questions relate to need reflection about the working relationships, within the university. The exploration of the interviews in the sample the variations presents, the different courses and departments, as well as divergences marked between recognized courses as more prestigious than others. Moreover, it is distinguished that exactly the professors being conducted by one only statute, the university work presents a great variety.DoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-Oliveira, Cleiton deSantos, Maria Rosimary Soares dosSouza, Aparecida Neri deRodriguez, VicenteVaidegorn, JoséMazza, DéboraBruzzo, CristinaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Emilia Peixoto20112011-08-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf203 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809VIEIRA, Emilia Peixoto. As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras. 2011. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809. Acesso em: 8 fev. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841024porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:29:04Zoai::841024Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:29:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
The relations of teaching work in public superior education in the context of the Brazilian educational reforms
title As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
spellingShingle As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
Vieira, Emilia Peixoto
Trabalho docente
Ensino superior
Reforma do ensino
Condições de trabalho
Teaching work
Higher education
Reform teaching
Working conditions
title_short As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
title_full As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
title_fullStr As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
title_full_unstemmed As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
title_sort As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras
author Vieira, Emilia Peixoto
author_facet Vieira, Emilia Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-
Oliveira, Cleiton de
Santos, Maria Rosimary Soares dos
Souza, Aparecida Neri de
Rodriguez, Vicente
Vaidegorn, José
Mazza, Débora
Bruzzo, Cristina
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Emilia Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Ensino superior
Reforma do ensino
Condições de trabalho
Teaching work
Higher education
Reform teaching
Working conditions
topic Trabalho docente
Ensino superior
Reforma do ensino
Condições de trabalho
Teaching work
Higher education
Reform teaching
Working conditions
description Orientador: Eloisa de Mattos Höfling
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-08-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809
VIEIRA, Emilia Peixoto. As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras. 2011. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809. Acesso em: 8 fev. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809
identifier_str_mv VIEIRA, Emilia Peixoto. As condições de trabalho docente no ensino superior público no contexto das reformas educacionais brasileiras. 2011. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616809. Acesso em: 8 fev. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1791085513059336192