As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Neto, Rogério, 1979-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066
Resumo: Orientador: Roberta Gurgel Azzi
id UNICAMP-30_febfac8a3caa5c58506ebff1b41b080a
oai_identifier_str oai::905726
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociaisSocial relations among teenagers in high school : a look through social skillsEnsino médioRelações sociaisHabilidades sociaisJovensEducaçãoHigh schoolSocial relationsSocial skillsTeenagersEducationOrientador: Roberta Gurgel AzziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as relações sociais no Ensino Médio por meio da identificação, descrição e análise das habilidades sociais dos jovens alunos. Participaram deste estudo 219 alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de Campinas (SP) e Pedreira (SP). Os dados foram coletados presencialmente, nas escolas, com dois instrumentos: Questionário de Caracterização do Participante e Escala MESSY de Habilidades Sociais. Os dados foram estatisticamente analisados utilizando-se das técnicas descritiva e inferencial que têm como objetivo medir, explicar e prever o grau de relacionamento entre as variáveis. A escala MESSY, que passou por um pequeno processo de adaptação para este estudo, foi submetida a diversas análises estatísticas. Após análise fatorial, chegou-se a quatro fatores que se assemelham aos apontados pela literatura, que são Habilidades Sociais/Assertividade, Agressividade/ Comportamento Antissocial, Vaidade/Arrogância e Solidão/Ansiedade Social. Os resultados mostraram diferença significativa no fator Habilidades Sociais/Assertividade, com maior escore na faixa etária 16-17 anos e maior escore no gênero feminino. No fator Agressividade/Comportamento Antissocial, também foram encontradas diferenças significativas, com maior escore no período noturno e maior escore para os alunos do 2º ano do ensino médio. De modo geral, os resultados indicaram valores altos para a amostra como um todo quanto ao fator Habilidades Sociais/Assertividade e valores baixos para o fator Agressividade/Comportamento Antissocial.Abstract: The objective of the present study was to deepen the understanding of social relations in high school through the identification, description and analysis of students' social skills. 219 high school students took part in this study. They are from public schools in Campinas and Pedreira, cities in the interior of São Paulo state. Data was personally collected through two instruments: Participant Characterization Questionnaire, and MESSY Social Skills Scale. Data was statiscally analyzed using the descriptive and inferential techniques with the purpose of measuring, explaining and anticipating the level of relationship among the variables. The MESSY Scale, which had a small adaptation for this study, was submitted to several statistic analysis. After the factorial analysis, four factors came up which are similar to the ones presented in the literature, namely: Social Skills/Assertiveness, Aggressiveness/Anti-social behavior, Conceit/Haughtiness and Loneliness/Social Anxiety. Results show a significant difference for the Social Skills/Assertiveness: higher score for 16-17 year-old range, and higher score for females. For the Aggressiveness/Anti-social behavior factor, significant differences were found as well: higher score for the evening students, and higher score for the students of the 2nd year. In general, the results indicate high scores for the sample as a whole as to Social Skills/Assertiveness factor, and low scores for Aggressiveness/Anti-social behavior.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Gianfaldoni, Monica Helena Tieppo AlvesAraujo, Elvira Aparecida Simões deAragão, Ana Maria Falcão deFerreira, Luiza Cristina MauadUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes Neto, Rogério, 1979-20122012-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf93 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066GOMES NETO, Rogério. As relações sociais entre os jovens no ensino médio: um olhar através das habilidades sociais. 2012. 93 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905726porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:57:24Zoai::905726Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:57:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
Social relations among teenagers in high school : a look through social skills
title As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
spellingShingle As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
Gomes Neto, Rogério, 1979-
Ensino médio
Relações sociais
Habilidades sociais
Jovens
Educação
High school
Social relations
Social skills
Teenagers
Education
title_short As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
title_full As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
title_fullStr As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
title_full_unstemmed As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
title_sort As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
author Gomes Neto, Rogério, 1979-
author_facet Gomes Neto, Rogério, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Gianfaldoni, Monica Helena Tieppo Alves
Araujo, Elvira Aparecida Simões de
Aragão, Ana Maria Falcão de
Ferreira, Luiza Cristina Mauad
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Neto, Rogério, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Relações sociais
Habilidades sociais
Jovens
Educação
High school
Social relations
Social skills
Teenagers
Education
topic Ensino médio
Relações sociais
Habilidades sociais
Jovens
Educação
High school
Social relations
Social skills
Teenagers
Education
description Orientador: Roberta Gurgel Azzi
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066
GOMES NETO, Rogério. As relações sociais entre os jovens no ensino médio: um olhar através das habilidades sociais. 2012. 93 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066
identifier_str_mv GOMES NETO, Rogério. As relações sociais entre os jovens no ensino médio: um olhar através das habilidades sociais. 2012. 93 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620066. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
93 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189095850639360