Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pouey Vidal, Viviane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia Pública
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657
Resumo: o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da  arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva,  aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio  com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas  interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos.
id UNICAMP-5_52e7150bc158d7eeafa109b7feb1b2bd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652657
network_acronym_str UNICAMP-5
network_name_str Revista de Arqueologia Pública
repository_id_str
spelling Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São BorjaArqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores.o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da  arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva,  aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio  com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas  interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos.Universidade Estadual de Campinas2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica, Pesquisa de campo; Oficinasapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/865265710.20396/rap.v12i1.8652657Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 No. 1[20] (2018); 14-29Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 Núm. 1[20] (2018); 14-29Revista Arqueologia Pública; v. 12 n. 1[20] (2018); 14-292237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657/18367Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPouey Vidal, Viviane2020-01-29T13:53:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652657Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2020-01-29T13:53:41Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
title Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
spellingShingle Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
Pouey Vidal, Viviane
Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores.
title_short Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
title_full Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
title_fullStr Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
title_full_unstemmed Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
title_sort Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
author Pouey Vidal, Viviane
author_facet Pouey Vidal, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pouey Vidal, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores.
topic Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores.
description o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da  arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva,  aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio  com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas  interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica, Pesquisa de campo; Oficinas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657
10.20396/rap.v12i1.8652657
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657
identifier_str_mv 10.20396/rap.v12i1.8652657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657/18367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 No. 1[20] (2018); 14-29
Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 Núm. 1[20] (2018); 14-29
Revista Arqueologia Pública; v. 12 n. 1[20] (2018); 14-29
2237-8294
reponame:Revista de Arqueologia Pública
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista de Arqueologia Pública
collection Revista de Arqueologia Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br
_version_ 1809280613822234624