Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657 |
Resumo: | o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva, aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos. |
id |
UNICAMP-5_52e7150bc158d7eeafa109b7feb1b2bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652657 |
network_acronym_str |
UNICAMP-5 |
network_name_str |
Revista de Arqueologia Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São BorjaArqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores.o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva, aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos.Universidade Estadual de Campinas2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica, Pesquisa de campo; Oficinasapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/865265710.20396/rap.v12i1.8652657Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 No. 1[20] (2018); 14-29Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 Núm. 1[20] (2018); 14-29Revista Arqueologia Pública; v. 12 n. 1[20] (2018); 14-292237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657/18367Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPouey Vidal, Viviane2020-01-29T13:53:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652657Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2020-01-29T13:53:41Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
title |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
spellingShingle |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja Pouey Vidal, Viviane Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores. |
title_short |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
title_full |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
title_fullStr |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
title_full_unstemmed |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
title_sort |
Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja |
author |
Pouey Vidal, Viviane |
author_facet |
Pouey Vidal, Viviane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pouey Vidal, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores. |
topic |
Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores. |
description |
o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva, aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica, Pesquisa de campo; Oficinas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657 10.20396/rap.v12i1.8652657 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657 |
identifier_str_mv |
10.20396/rap.v12i1.8652657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657/18367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 No. 1[20] (2018); 14-29 Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 Núm. 1[20] (2018); 14-29 Revista Arqueologia Pública; v. 12 n. 1[20] (2018); 14-29 2237-8294 reponame:Revista de Arqueologia Pública instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista de Arqueologia Pública |
collection |
Revista de Arqueologia Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br |
_version_ |
1809280613822234624 |