Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Neli Galarce
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Devitte, Natalia, Riedi, Jessica, Schneider, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia Pública
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8647933
Resumo: A construção de conceitos como de cidadania, sustentabilidade e preservação cultural e natural ultrapassa o foco da ciência disciplinar e una. Do ponto de vista educacional, somos capazes de instigar propostas visando a construção destes conceitos e da preservação patrimonial e ambiental. O objetivo deste artigo é revisitar analiticamente o projeto institucional “Arqueólogo por um dia”, o qual preocupa-se com o enfoque da história regional a partir do conhecimento arqueológico e tem como público alvo estudantes da Educação Básica. No presente texto, focaliza-se a relação pouco percebida entre teóricos e pesquisadores sobre a temática da educação patrimonial e ambiental. A partir da correlação de conhecimentos acadêmicos e populares, o projeto procura construir a noção de pertencimento ao ambiente natural e cultural e tem atingido resultados satisfatórios até o presente momento. 
id UNICAMP-5_9a403556a06d5a3ddcc900db7a2f5a3b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647933
network_acronym_str UNICAMP-5
network_name_str Revista de Arqueologia Pública
repository_id_str
spelling Educação Patrimonial: relações ambientais e culturaisAção educativa. Arqueologia. Educação básica. História. Patrimônio.A construção de conceitos como de cidadania, sustentabilidade e preservação cultural e natural ultrapassa o foco da ciência disciplinar e una. Do ponto de vista educacional, somos capazes de instigar propostas visando a construção destes conceitos e da preservação patrimonial e ambiental. O objetivo deste artigo é revisitar analiticamente o projeto institucional “Arqueólogo por um dia”, o qual preocupa-se com o enfoque da história regional a partir do conhecimento arqueológico e tem como público alvo estudantes da Educação Básica. No presente texto, focaliza-se a relação pouco percebida entre teóricos e pesquisadores sobre a temática da educação patrimonial e ambiental. A partir da correlação de conhecimentos acadêmicos e populares, o projeto procura construir a noção de pertencimento ao ambiente natural e cultural e tem atingido resultados satisfatórios até o presente momento. Universidade Estadual de Campinas2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Pesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/864793310.20396/rap.v11i1.8647933Revista Arqueologia Pública; Vol. 11 No. 1[18] (2017); 87-105Revista Arqueologia Pública; Vol. 11 Núm. 1[18] (2017); 87-105Revista Arqueologia Pública; v. 11 n. 1[18] (2017); 87-1052237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8647933/16259Copyright (c) 2017 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Neli GalarceDevitte, NataliaRiedi, JessicaSchneider, Patricia2018-10-08T09:23:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647933Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-10-08T09:23:52Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
title Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
spellingShingle Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
Machado, Neli Galarce
Ação educativa. Arqueologia. Educação básica. História. Patrimônio.
title_short Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
title_full Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
title_fullStr Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
title_full_unstemmed Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
title_sort Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
author Machado, Neli Galarce
author_facet Machado, Neli Galarce
Devitte, Natalia
Riedi, Jessica
Schneider, Patricia
author_role author
author2 Devitte, Natalia
Riedi, Jessica
Schneider, Patricia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Neli Galarce
Devitte, Natalia
Riedi, Jessica
Schneider, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Ação educativa. Arqueologia. Educação básica. História. Patrimônio.
topic Ação educativa. Arqueologia. Educação básica. História. Patrimônio.
description A construção de conceitos como de cidadania, sustentabilidade e preservação cultural e natural ultrapassa o foco da ciência disciplinar e una. Do ponto de vista educacional, somos capazes de instigar propostas visando a construção destes conceitos e da preservação patrimonial e ambiental. O objetivo deste artigo é revisitar analiticamente o projeto institucional “Arqueólogo por um dia”, o qual preocupa-se com o enfoque da história regional a partir do conhecimento arqueológico e tem como público alvo estudantes da Educação Básica. No presente texto, focaliza-se a relação pouco percebida entre teóricos e pesquisadores sobre a temática da educação patrimonial e ambiental. A partir da correlação de conhecimentos acadêmicos e populares, o projeto procura construir a noção de pertencimento ao ambiente natural e cultural e tem atingido resultados satisfatórios até o presente momento. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura; Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8647933
10.20396/rap.v11i1.8647933
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8647933
identifier_str_mv 10.20396/rap.v11i1.8647933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8647933/16259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Arqueologia Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Arqueologia Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Arqueologia Pública; Vol. 11 No. 1[18] (2017); 87-105
Revista Arqueologia Pública; Vol. 11 Núm. 1[18] (2017); 87-105
Revista Arqueologia Pública; v. 11 n. 1[18] (2017); 87-105
2237-8294
reponame:Revista de Arqueologia Pública
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista de Arqueologia Pública
collection Revista de Arqueologia Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br
_version_ 1809280613408047104