Relational capabilities in corporate accelerator programs with startups: a case study in Brazilian industries
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Inovação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8668586 |
Resumo: | Large companies seek innovation outside organizational boundaries in partnerships with startups. Corporate Accelerator Programs (CAPs) represent a recent and emerging way to engage with startups. However, in addition to willingness, relational capabilities (RCs) are needed to interact with other firms, coordinate competencies, and combine knowledge. This study investigates the presence of RCs in CAPs. For this, qualitative research was conducted with two PACs from Brazilian industries. The results reveal the importance of RCs to identify opportunities, to combine and to manage resources, to adapt to partners' needs, to learn with (and together) with them, to communicate transparently, and to develop collaborative innovations. This study opens up new research opportunities by using the lens of RCs to analyze aspects of cooperation in the programs in question. In a practical way, the findings can assist managers in cooperating with startups, as well as entrepreneurs of startups who want to pursue partnerships with large corporations. |
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Relational capabilities in corporate accelerator programs with startups: a case study in Brazilian industriesCapacidades relacionais em programas de aceleração corporativa com startups: um estudo em indústrias brasileirasCapacidades relacionais em programas de aceleração corporativa com startups: um estudo em indústrias brasileirasCorporate accelerator programStartup and large company cooperationRelational capabilitiesPrograma de aceleração corporativaCooperação startup e grande empresaCapacidades relacionaisPrograma de aceleração corporativaCooperação startup e grande empresaCapacidades relacionais Large companies seek innovation outside organizational boundaries in partnerships with startups. Corporate Accelerator Programs (CAPs) represent a recent and emerging way to engage with startups. However, in addition to willingness, relational capabilities (RCs) are needed to interact with other firms, coordinate competencies, and combine knowledge. This study investigates the presence of RCs in CAPs. For this, qualitative research was conducted with two PACs from Brazilian industries. The results reveal the importance of RCs to identify opportunities, to combine and to manage resources, to adapt to partners' needs, to learn with (and together) with them, to communicate transparently, and to develop collaborative innovations. This study opens up new research opportunities by using the lens of RCs to analyze aspects of cooperation in the programs in question. In a practical way, the findings can assist managers in cooperating with startups, as well as entrepreneurs of startups who want to pursue partnerships with large corporations. Grandes empresas buscam inovação fora das fronteiras organizacionais nas parcerias com startups. Programas de Aceleração Corporativas (PACs) representam uma recente e emergente forma de se relacionar com startups. Contudo, além de vontade, é preciso ter capacidades relacionais (CRs) para interagir com outras empresas, coordenar competências e combinar conhecimentos. Este estudo investiga a presença das CRs nos PACs. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com dois PACs de indústrias brasileiras. Os resultados revelam a importância das CRs para identificar oportunidades, combinar e gerenciar recursos, adaptar-se às necessidades dos parceiros, aprender com (e junto) a eles, comunicar- se de forma transparente e desenvolver inovações colaborativas. Este estudo abre novas oportunidades de pesquisa ao utilizar a lente das CRs para analisar aspectos da cooperação nos programas em questão. De forma prática, as descobertas podem auxiliar gestores na cooperação com startups, assim como empreendedores de startups que queiram trilhar parcerias com grandes corporações. Grandes empresas buscam inovação fora das fronteiras organizacionais nas parcerias com startups. Programas de Aceleração Corporativas (PACs) representam uma recente e emergente forma de se relacionar com startups. Contudo, além de vontade, é preciso ter capacidades relacionais (CRs) para interagir com outras empresas, coordenar competências e combinar conhecimentos. Este estudo investiga a presença das CRs nos PACs. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com dois PACs de indústrias brasileiras. Os resultados revelam a importância das CRs para identificar oportunidades, combinar e gerenciar recursos, adaptar-se às necessidades dos parceiros, aprender com (e junto) a eles, comunicar- se de forma transparente e desenvolver inovações colaborativas. Este estudo abre novas oportunidades de pesquisa ao utilizar a lente das CRs para analisar aspectos da cooperação nos programas em questão. De forma prática, as descobertas podem auxiliar gestores na cooperação com startups, assim como empreendedores de startups que queiram trilhar parcerias com grandes corporações. Universidade Estadual de Campinas2023-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/866858610.20396/rbi.v22i00.8668586Revista Brasileira de Inovação; Vol. 22 (2023): Continuous Publication; 1-30Revista Brasileira de Inovação; Vol. 22 (2023): Publicación Continua; 1-30Revista Brasileira de Inovação; v. 22 (2023): Publicação Contínua; 1-302178-2822reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8668586/33135Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Creative Commonshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Yazbek, Juliana Diniz da SilveiraAlves, Fernanda Salvador2023-12-23T19:52:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668586Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbiPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/oai||rbi@ige.unicamp.br2178-28221677-2504opendoar:2023-12-23T19:52:34Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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