UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Ana Carolina Pianezer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zattar, Luana de Paula Ferreira, Lucena, Tiago Franklin Rodrigues, Bernuci, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2035
Resumo: Embora o Facebook seja uma das redes sociais online mais utilizadas no Brasil, ainda não há estudos que mostrem o potencial desta plataforma em mobilização social, mais especificamente, em saúde. Pretendemos no presente estudo investigar, através da página oficial do Ministério da Saúde, se o Facebook pode facilitar o empoderamento das mulheres em saúde, focando nas ações de prevenção do câncer de colo do útero. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com o propósito de avaliar a eficiência da página do Ministério da Saúde no Facebook, como meio alternativo facilitador do empoderamento de informações, a fim de estimular a prevenção do câncer de colo de útero. Para isso, será criada uma conta no Facebook, a fim de realizar a análise qualitativa das postagens e o seu potencial informativo e preventivo. Já para a análise quantitativa, serão estabelecidas palavras-chave, através do programa “Ncapture for Nvivo”, que contabilizará os comentários, curtidas e visualizações das postagens referentes ao tema. Esperamos que nossos resultados possam viabilizar discussões futuras sobre a relevância da utilização de redes sociais online no empoderamento em saúde e assim garantir o planejamento de novas abordagens para o fortalecimento do programa de controle do câncer de colo de útero.
id UNICESU -1_068078faec5233925da1be2de5033a5e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2035
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTEROEducação em SaúdePromoção da SaúdeSaúde materno-infantilEmbora o Facebook seja uma das redes sociais online mais utilizadas no Brasil, ainda não há estudos que mostrem o potencial desta plataforma em mobilização social, mais especificamente, em saúde. Pretendemos no presente estudo investigar, através da página oficial do Ministério da Saúde, se o Facebook pode facilitar o empoderamento das mulheres em saúde, focando nas ações de prevenção do câncer de colo do útero. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com o propósito de avaliar a eficiência da página do Ministério da Saúde no Facebook, como meio alternativo facilitador do empoderamento de informações, a fim de estimular a prevenção do câncer de colo de útero. Para isso, será criada uma conta no Facebook, a fim de realizar a análise qualitativa das postagens e o seu potencial informativo e preventivo. Já para a análise quantitativa, serão estabelecidas palavras-chave, através do programa “Ncapture for Nvivo”, que contabilizará os comentários, curtidas e visualizações das postagens referentes ao tema. Esperamos que nossos resultados possam viabilizar discussões futuras sobre a relevância da utilização de redes sociais online no empoderamento em saúde e assim garantir o planejamento de novas abordagens para o fortalecimento do programa de controle do câncer de colo de útero.Unicesumar2019-08-21T13:05:06Z2019-08-21T13:05:06Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2035otherPaulo, Ana Carolina PianezerZattar, Luana de Paula FerreiraLucena, Tiago Franklin RodriguesBernuci, Marcelo Picininreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:34Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:39.66Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
spellingShingle UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
Paulo, Ana Carolina Pianezer
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde materno-infantil
title_short UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_full UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_fullStr UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_sort UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
author Paulo, Ana Carolina Pianezer
author_facet Paulo, Ana Carolina Pianezer
Zattar, Luana de Paula Ferreira
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Bernuci, Marcelo Picinin
author_role author
author2 Zattar, Luana de Paula Ferreira
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Bernuci, Marcelo Picinin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Ana Carolina Pianezer
Zattar, Luana de Paula Ferreira
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Bernuci, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde materno-infantil
topic Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde materno-infantil
dc.description.none.fl_txt_mv Embora o Facebook seja uma das redes sociais online mais utilizadas no Brasil, ainda não há estudos que mostrem o potencial desta plataforma em mobilização social, mais especificamente, em saúde. Pretendemos no presente estudo investigar, através da página oficial do Ministério da Saúde, se o Facebook pode facilitar o empoderamento das mulheres em saúde, focando nas ações de prevenção do câncer de colo do útero. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com o propósito de avaliar a eficiência da página do Ministério da Saúde no Facebook, como meio alternativo facilitador do empoderamento de informações, a fim de estimular a prevenção do câncer de colo de útero. Para isso, será criada uma conta no Facebook, a fim de realizar a análise qualitativa das postagens e o seu potencial informativo e preventivo. Já para a análise quantitativa, serão estabelecidas palavras-chave, através do programa “Ncapture for Nvivo”, que contabilizará os comentários, curtidas e visualizações das postagens referentes ao tema. Esperamos que nossos resultados possam viabilizar discussões futuras sobre a relevância da utilização de redes sociais online no empoderamento em saúde e assim garantir o planejamento de novas abordagens para o fortalecimento do programa de controle do câncer de colo de útero.
description Embora o Facebook seja uma das redes sociais online mais utilizadas no Brasil, ainda não há estudos que mostrem o potencial desta plataforma em mobilização social, mais especificamente, em saúde. Pretendemos no presente estudo investigar, através da página oficial do Ministério da Saúde, se o Facebook pode facilitar o empoderamento das mulheres em saúde, focando nas ações de prevenção do câncer de colo do útero. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com o propósito de avaliar a eficiência da página do Ministério da Saúde no Facebook, como meio alternativo facilitador do empoderamento de informações, a fim de estimular a prevenção do câncer de colo de útero. Para isso, será criada uma conta no Facebook, a fim de realizar a análise qualitativa das postagens e o seu potencial informativo e preventivo. Já para a análise quantitativa, serão estabelecidas palavras-chave, através do programa “Ncapture for Nvivo”, que contabilizará os comentários, curtidas e visualizações das postagens referentes ao tema. Esperamos que nossos resultados possam viabilizar discussões futuras sobre a relevância da utilização de redes sociais online no empoderamento em saúde e assim garantir o planejamento de novas abordagens para o fortalecimento do programa de controle do câncer de colo de útero.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T13:05:06Z
2019-08-21T13:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2035
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2035
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948594343378944