A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALADÃO, Kesllin Mariane Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LUIZETI, Bárbara Okabaiasse, BERNUCI, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3625
Resumo: Uma das principais causas da taxa de sucesso insignificante dos atuais fármacos para a Doença de Huntington (DH) se deve a baixa eficácia para cruzamento da barreira hematoencefálica (BHE) e alcance do sistema nervoso central. Alguns mecanismos de captação endógenos através da BHE fornecem uma base útil para o desenvolvimento de estratégias para a entrega de medicamentos e, sistemas nanocarreadores, aumentando a biodisponibilidade dos fármacos macromoleculares através de encapsulação e liberação lenta estão sob desenvolvimento atual. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática elaborada com base na metodologia do PRISMA-E 2012 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A busca e seleção de artigos ocorreu entre março de 2018 e maio de 2019, foram utilizadas as bases de dados PUBMED, ScienceDirect e Bireme (Lilacs e Medline), e os critérios de inclusão aplicados foram artigos prospectivos experimentais em roedores e com linhagens celulares in vitro, publicados a partir do ano de 2010. No presente estudo, discutimos o estado da arte da produção científica acerca da utilização da nanotecnologia no tratamento da DH.
id UNICESU -1_09ec7b9e2fc6f1373042918bdccbe5a6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3625
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICABarreira hematoencefálicaNanomedicinaProteína huntingtinaUma das principais causas da taxa de sucesso insignificante dos atuais fármacos para a Doença de Huntington (DH) se deve a baixa eficácia para cruzamento da barreira hematoencefálica (BHE) e alcance do sistema nervoso central. Alguns mecanismos de captação endógenos através da BHE fornecem uma base útil para o desenvolvimento de estratégias para a entrega de medicamentos e, sistemas nanocarreadores, aumentando a biodisponibilidade dos fármacos macromoleculares através de encapsulação e liberação lenta estão sob desenvolvimento atual. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática elaborada com base na metodologia do PRISMA-E 2012 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A busca e seleção de artigos ocorreu entre março de 2018 e maio de 2019, foram utilizadas as bases de dados PUBMED, ScienceDirect e Bireme (Lilacs e Medline), e os critérios de inclusão aplicados foram artigos prospectivos experimentais em roedores e com linhagens celulares in vitro, publicados a partir do ano de 2010. No presente estudo, discutimos o estado da arte da produção científica acerca da utilização da nanotecnologia no tratamento da DH.Unicesumar2019-12-12T21:12:39Z2019-12-12T21:12:39Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3625otherVALADÃO, Kesllin Mariane GomesLUIZETI, Bárbara OkabaiasseBERNUCI, Marcelo Picininreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:01.088Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
VALADÃO, Kesllin Mariane Gomes
Barreira hematoencefálica
Nanomedicina
Proteína huntingtina
title_short A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort A NANOTECNOLOGIA NO APERFEIÇOAMENTO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author VALADÃO, Kesllin Mariane Gomes
author_facet VALADÃO, Kesllin Mariane Gomes
LUIZETI, Bárbara Okabaiasse
BERNUCI, Marcelo Picinin
author_role author
author2 LUIZETI, Bárbara Okabaiasse
BERNUCI, Marcelo Picinin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VALADÃO, Kesllin Mariane Gomes
LUIZETI, Bárbara Okabaiasse
BERNUCI, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Barreira hematoencefálica
Nanomedicina
Proteína huntingtina
topic Barreira hematoencefálica
Nanomedicina
Proteína huntingtina
dc.description.none.fl_txt_mv Uma das principais causas da taxa de sucesso insignificante dos atuais fármacos para a Doença de Huntington (DH) se deve a baixa eficácia para cruzamento da barreira hematoencefálica (BHE) e alcance do sistema nervoso central. Alguns mecanismos de captação endógenos através da BHE fornecem uma base útil para o desenvolvimento de estratégias para a entrega de medicamentos e, sistemas nanocarreadores, aumentando a biodisponibilidade dos fármacos macromoleculares através de encapsulação e liberação lenta estão sob desenvolvimento atual. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática elaborada com base na metodologia do PRISMA-E 2012 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A busca e seleção de artigos ocorreu entre março de 2018 e maio de 2019, foram utilizadas as bases de dados PUBMED, ScienceDirect e Bireme (Lilacs e Medline), e os critérios de inclusão aplicados foram artigos prospectivos experimentais em roedores e com linhagens celulares in vitro, publicados a partir do ano de 2010. No presente estudo, discutimos o estado da arte da produção científica acerca da utilização da nanotecnologia no tratamento da DH.
description Uma das principais causas da taxa de sucesso insignificante dos atuais fármacos para a Doença de Huntington (DH) se deve a baixa eficácia para cruzamento da barreira hematoencefálica (BHE) e alcance do sistema nervoso central. Alguns mecanismos de captação endógenos através da BHE fornecem uma base útil para o desenvolvimento de estratégias para a entrega de medicamentos e, sistemas nanocarreadores, aumentando a biodisponibilidade dos fármacos macromoleculares através de encapsulação e liberação lenta estão sob desenvolvimento atual. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática elaborada com base na metodologia do PRISMA-E 2012 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A busca e seleção de artigos ocorreu entre março de 2018 e maio de 2019, foram utilizadas as bases de dados PUBMED, ScienceDirect e Bireme (Lilacs e Medline), e os critérios de inclusão aplicados foram artigos prospectivos experimentais em roedores e com linhagens celulares in vitro, publicados a partir do ano de 2010. No presente estudo, discutimos o estado da arte da produção científica acerca da utilização da nanotecnologia no tratamento da DH.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T21:12:39Z
2019-12-12T21:12:39Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3625
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3625
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595540852736