A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gessica Mayara de Malta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FLORES, Simone Fogliato
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3780
Resumo: A presente pesquisa, tem por objetivo demonstrar a necessidade da reparação civil pelo médico nas cirurgias plásticas em se tratando da cirurgia estética, uma vez que o profissional médico tem o dever de agir de acordo com as técnicas e dentro dos limites de seu conhecimento empírico, devendo adotar todos os meios necessários e condizentes para se obter o resultado esperado, tanto de seu paciente quanto pelo profissional ao qual realiza a atividade. Sabe-se que as cirurgias plásticas têm como objetivo não apenas o embelezamento, mas uma harmonia entre o físico e a psique do paciente e assim colaborando para a elevação de sua autoestima e aceitação no meio onde convive. Desse modo, é sabida a necessidade da reparação cível do médico em face do paciente, uma vez que o mesmo não tenha atingido o resultado esperado. Cumpre salientar, que a atividade desenvolvida pelo médico na cirurgia estética embora exista divergências doutrinárias, trata-se de uma obrigação de resultado, conforme compreende a jurisprudência majoritária, pois, o paciente busca os serviços médicos com o fim de melhoramento, e assim se submete a uma intervenção médica, pagando pela mesma, e esperando os resultados garantidos pelo profissional que assumiu tal obrigação. Ademais, as cirurgias plásticas na área da estética, têm como relação jurídica contratual e nesse viés, deve a mesma ser honrada de boa-fé. Portanto, a reparação civil será apurada mediante a comprovação da culpa pois trata-se de responsabilidade subjetiva. Cabendo ao paciente a devida indenização reparatória.
id UNICESU -1_0c32f0815a652f4996c3f193a113843e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3780
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICAReparaçãoObrigação de resultadoResponsabilidade objetivaResponsabilidade subjetivaA presente pesquisa, tem por objetivo demonstrar a necessidade da reparação civil pelo médico nas cirurgias plásticas em se tratando da cirurgia estética, uma vez que o profissional médico tem o dever de agir de acordo com as técnicas e dentro dos limites de seu conhecimento empírico, devendo adotar todos os meios necessários e condizentes para se obter o resultado esperado, tanto de seu paciente quanto pelo profissional ao qual realiza a atividade. Sabe-se que as cirurgias plásticas têm como objetivo não apenas o embelezamento, mas uma harmonia entre o físico e a psique do paciente e assim colaborando para a elevação de sua autoestima e aceitação no meio onde convive. Desse modo, é sabida a necessidade da reparação cível do médico em face do paciente, uma vez que o mesmo não tenha atingido o resultado esperado. Cumpre salientar, que a atividade desenvolvida pelo médico na cirurgia estética embora exista divergências doutrinárias, trata-se de uma obrigação de resultado, conforme compreende a jurisprudência majoritária, pois, o paciente busca os serviços médicos com o fim de melhoramento, e assim se submete a uma intervenção médica, pagando pela mesma, e esperando os resultados garantidos pelo profissional que assumiu tal obrigação. Ademais, as cirurgias plásticas na área da estética, têm como relação jurídica contratual e nesse viés, deve a mesma ser honrada de boa-fé. Portanto, a reparação civil será apurada mediante a comprovação da culpa pois trata-se de responsabilidade subjetiva. Cabendo ao paciente a devida indenização reparatória.UniCesumar2020-01-03T11:07:17Z2020-01-03T11:07:17Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3780otherSILVA, Gessica Mayara de MaltaFLORES, Simone Fogliatoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:51.196Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
title A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
spellingShingle A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
SILVA, Gessica Mayara de Malta
Reparação
Obrigação de resultado
Responsabilidade objetiva
Responsabilidade subjetiva
title_short A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
title_full A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
title_fullStr A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
title_full_unstemmed A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
title_sort A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS NA ÁREA DA ESTÉTICA
author SILVA, Gessica Mayara de Malta
author_facet SILVA, Gessica Mayara de Malta
FLORES, Simone Fogliato
author_role author
author2 FLORES, Simone Fogliato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gessica Mayara de Malta
FLORES, Simone Fogliato
dc.subject.por.fl_str_mv Reparação
Obrigação de resultado
Responsabilidade objetiva
Responsabilidade subjetiva
topic Reparação
Obrigação de resultado
Responsabilidade objetiva
Responsabilidade subjetiva
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa, tem por objetivo demonstrar a necessidade da reparação civil pelo médico nas cirurgias plásticas em se tratando da cirurgia estética, uma vez que o profissional médico tem o dever de agir de acordo com as técnicas e dentro dos limites de seu conhecimento empírico, devendo adotar todos os meios necessários e condizentes para se obter o resultado esperado, tanto de seu paciente quanto pelo profissional ao qual realiza a atividade. Sabe-se que as cirurgias plásticas têm como objetivo não apenas o embelezamento, mas uma harmonia entre o físico e a psique do paciente e assim colaborando para a elevação de sua autoestima e aceitação no meio onde convive. Desse modo, é sabida a necessidade da reparação cível do médico em face do paciente, uma vez que o mesmo não tenha atingido o resultado esperado. Cumpre salientar, que a atividade desenvolvida pelo médico na cirurgia estética embora exista divergências doutrinárias, trata-se de uma obrigação de resultado, conforme compreende a jurisprudência majoritária, pois, o paciente busca os serviços médicos com o fim de melhoramento, e assim se submete a uma intervenção médica, pagando pela mesma, e esperando os resultados garantidos pelo profissional que assumiu tal obrigação. Ademais, as cirurgias plásticas na área da estética, têm como relação jurídica contratual e nesse viés, deve a mesma ser honrada de boa-fé. Portanto, a reparação civil será apurada mediante a comprovação da culpa pois trata-se de responsabilidade subjetiva. Cabendo ao paciente a devida indenização reparatória.
description A presente pesquisa, tem por objetivo demonstrar a necessidade da reparação civil pelo médico nas cirurgias plásticas em se tratando da cirurgia estética, uma vez que o profissional médico tem o dever de agir de acordo com as técnicas e dentro dos limites de seu conhecimento empírico, devendo adotar todos os meios necessários e condizentes para se obter o resultado esperado, tanto de seu paciente quanto pelo profissional ao qual realiza a atividade. Sabe-se que as cirurgias plásticas têm como objetivo não apenas o embelezamento, mas uma harmonia entre o físico e a psique do paciente e assim colaborando para a elevação de sua autoestima e aceitação no meio onde convive. Desse modo, é sabida a necessidade da reparação cível do médico em face do paciente, uma vez que o mesmo não tenha atingido o resultado esperado. Cumpre salientar, que a atividade desenvolvida pelo médico na cirurgia estética embora exista divergências doutrinárias, trata-se de uma obrigação de resultado, conforme compreende a jurisprudência majoritária, pois, o paciente busca os serviços médicos com o fim de melhoramento, e assim se submete a uma intervenção médica, pagando pela mesma, e esperando os resultados garantidos pelo profissional que assumiu tal obrigação. Ademais, as cirurgias plásticas na área da estética, têm como relação jurídica contratual e nesse viés, deve a mesma ser honrada de boa-fé. Portanto, a reparação civil será apurada mediante a comprovação da culpa pois trata-se de responsabilidade subjetiva. Cabendo ao paciente a devida indenização reparatória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-03T11:07:17Z
2020-01-03T11:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3780
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3780
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948589165510656