ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORTIZ, Alex Henrique Tiene
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FRANCO, Antônio Augusto Nogueira, OKUMURA, Ricardo Shigueru, MARQUES, Odair José
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5765
Resumo: Atualmente a agricultura busca aumentos de produção e produtividade pelo uso de novas tecnologias além de aplicação de um manejo adequado do solo utilizando práticas como gessagem, adubação equilibrada, rotação de culturas e plantio direto. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o acúmulo de matéria seca em plantas de sorgo granífero (Sorghum bicolor) durante o ciclo de desenvolvimento da cultura no Norte de Minas Gerais. O experimento foi conduzido em sistema de blocos casualizados com quatro repetições sendo que os tratamentos foram 9, nos quais foi realizada a coleta das plantas de sorgo em períodos diferentes de desenvolvimento da cultura (T1 = 3 folhas totalmente expandidas; T2 = 5 folhas totalmente expandidas; T3 = 7 folhas totalmente expandidas; T4 = Diferenciação primórdio floral; T5 = 80 % Área foliar total/pré-emergência da panícula; T6 = Folhas totalmente expandidas; T7 = Liberação de pólen nas panículas; T8 = Grão leitoso/pastoso; T9 = Camada negra no grão). As plantas foram coletadas, secas e tiveram a matéria seca de cada parte avaliada separadamente. Os dados foram analisados e foi elaborada uma curva de regressão de modelo Gaussian para determinar os pontos de máxima taxa de acúmulo e máximo teor de matéria seca. Concluiu-se que a máxima taxa de acúmulo ocorre aos 61 dias após a emergência e a máxima quantidade de matéria seca é acumulada aos 91 dias.
id UNICESU -1_0ed905ec6160d4e606773787d2a3474b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5765
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAISDesenvolvimento vegetativoDKB 599Sorghum bicolorAtualmente a agricultura busca aumentos de produção e produtividade pelo uso de novas tecnologias além de aplicação de um manejo adequado do solo utilizando práticas como gessagem, adubação equilibrada, rotação de culturas e plantio direto. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o acúmulo de matéria seca em plantas de sorgo granífero (Sorghum bicolor) durante o ciclo de desenvolvimento da cultura no Norte de Minas Gerais. O experimento foi conduzido em sistema de blocos casualizados com quatro repetições sendo que os tratamentos foram 9, nos quais foi realizada a coleta das plantas de sorgo em períodos diferentes de desenvolvimento da cultura (T1 = 3 folhas totalmente expandidas; T2 = 5 folhas totalmente expandidas; T3 = 7 folhas totalmente expandidas; T4 = Diferenciação primórdio floral; T5 = 80 % Área foliar total/pré-emergência da panícula; T6 = Folhas totalmente expandidas; T7 = Liberação de pólen nas panículas; T8 = Grão leitoso/pastoso; T9 = Camada negra no grão). As plantas foram coletadas, secas e tiveram a matéria seca de cada parte avaliada separadamente. Os dados foram analisados e foi elaborada uma curva de regressão de modelo Gaussian para determinar os pontos de máxima taxa de acúmulo e máximo teor de matéria seca. Concluiu-se que a máxima taxa de acúmulo ocorre aos 61 dias após a emergência e a máxima quantidade de matéria seca é acumulada aos 91 dias.UniCesumar2020-05-05T18:11:41Z2020-05-05T18:11:41Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5765otherORTIZ, Alex Henrique TieneFRANCO, Antônio Augusto NogueiraOKUMURA, Ricardo ShigueruMARQUES, Odair Joséreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:20Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:27.608Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
title ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
spellingShingle ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
ORTIZ, Alex Henrique Tiene
Desenvolvimento vegetativo
DKB 599
Sorghum bicolor
title_short ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
title_full ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
title_fullStr ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
title_sort ACÚMULO DE MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE SORGO CULTIVADO NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
author ORTIZ, Alex Henrique Tiene
author_facet ORTIZ, Alex Henrique Tiene
FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
OKUMURA, Ricardo Shigueru
MARQUES, Odair José
author_role author
author2 FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
OKUMURA, Ricardo Shigueru
MARQUES, Odair José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ORTIZ, Alex Henrique Tiene
FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
OKUMURA, Ricardo Shigueru
MARQUES, Odair José
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento vegetativo
DKB 599
Sorghum bicolor
topic Desenvolvimento vegetativo
DKB 599
Sorghum bicolor
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente a agricultura busca aumentos de produção e produtividade pelo uso de novas tecnologias além de aplicação de um manejo adequado do solo utilizando práticas como gessagem, adubação equilibrada, rotação de culturas e plantio direto. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o acúmulo de matéria seca em plantas de sorgo granífero (Sorghum bicolor) durante o ciclo de desenvolvimento da cultura no Norte de Minas Gerais. O experimento foi conduzido em sistema de blocos casualizados com quatro repetições sendo que os tratamentos foram 9, nos quais foi realizada a coleta das plantas de sorgo em períodos diferentes de desenvolvimento da cultura (T1 = 3 folhas totalmente expandidas; T2 = 5 folhas totalmente expandidas; T3 = 7 folhas totalmente expandidas; T4 = Diferenciação primórdio floral; T5 = 80 % Área foliar total/pré-emergência da panícula; T6 = Folhas totalmente expandidas; T7 = Liberação de pólen nas panículas; T8 = Grão leitoso/pastoso; T9 = Camada negra no grão). As plantas foram coletadas, secas e tiveram a matéria seca de cada parte avaliada separadamente. Os dados foram analisados e foi elaborada uma curva de regressão de modelo Gaussian para determinar os pontos de máxima taxa de acúmulo e máximo teor de matéria seca. Concluiu-se que a máxima taxa de acúmulo ocorre aos 61 dias após a emergência e a máxima quantidade de matéria seca é acumulada aos 91 dias.
description Atualmente a agricultura busca aumentos de produção e produtividade pelo uso de novas tecnologias além de aplicação de um manejo adequado do solo utilizando práticas como gessagem, adubação equilibrada, rotação de culturas e plantio direto. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o acúmulo de matéria seca em plantas de sorgo granífero (Sorghum bicolor) durante o ciclo de desenvolvimento da cultura no Norte de Minas Gerais. O experimento foi conduzido em sistema de blocos casualizados com quatro repetições sendo que os tratamentos foram 9, nos quais foi realizada a coleta das plantas de sorgo em períodos diferentes de desenvolvimento da cultura (T1 = 3 folhas totalmente expandidas; T2 = 5 folhas totalmente expandidas; T3 = 7 folhas totalmente expandidas; T4 = Diferenciação primórdio floral; T5 = 80 % Área foliar total/pré-emergência da panícula; T6 = Folhas totalmente expandidas; T7 = Liberação de pólen nas panículas; T8 = Grão leitoso/pastoso; T9 = Camada negra no grão). As plantas foram coletadas, secas e tiveram a matéria seca de cada parte avaliada separadamente. Os dados foram analisados e foi elaborada uma curva de regressão de modelo Gaussian para determinar os pontos de máxima taxa de acúmulo e máximo teor de matéria seca. Concluiu-se que a máxima taxa de acúmulo ocorre aos 61 dias após a emergência e a máxima quantidade de matéria seca é acumulada aos 91 dias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-05-05T18:11:41Z
2020-05-05T18:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5765
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5765
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948638157078528