Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabela Mandes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/755
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.
id UNICESU -1_10400cfb7b276a2bc4049ae80871e7f2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/755
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervuradaesferaslajetecnologia inovadoraArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.A crescente concorrência no mercado da construção civil fez com que as construtoras buscassem novas tecnologias que oferecessem maior eficiência e produtividade. A laje bubbledeck é uma tecnologia inovadora, ainda recente no Brasil, que promete agilidade na produção e economia no consumo de concreto, devido à utilização de esferas ocas, que substituem o concreto das regiões onde não há função estrutural. Esse método construtivo consegue vencer grandes vãos sem o uso de vigas, reduzindo a quantidade de pilares e, assim, os custos e o tempo de execução. A primeira obra no Brasil com essa tecnologia foi a sede da construtora Odebrecht, em Salvador e em seguida, foi aplicada no Centro Administrativo do Distrito Federal. Para apresentar suas vantagens em relação a outros sistemas que são comuns na construção civil foram apresentados os motivos para a escolha dessa tecnologia em uma obra no Brasil e foram dimensionados pavimentos de laje bubbledeck com diferentes tamanhos de vãos e comparados com a laje maciça tradicional e a nervurada. Foi demonstrado que a laje bubbledeck dimensionada para o maior vão possível tem menor consumo de concreto e de aço que a laje maciça e menor consumo de concreto e espessura que a nervurada.Unicesumar2019-02-08T17:34:43Z2019-02-08T17:34:43Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/755otherSilva, Isabela Mandes dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:23.226Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
title Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
spellingShingle Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
Silva, Isabela Mandes da
esferas
laje
tecnologia inovadora
title_short Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
title_full Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
title_fullStr Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
title_full_unstemmed Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
title_sort Estudo comparativo da laje bubbledeck com a laje maciça e nervurada
author Silva, Isabela Mandes da
author_facet Silva, Isabela Mandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabela Mandes da
dc.subject.por.fl_str_mv esferas
laje
tecnologia inovadora
topic esferas
laje
tecnologia inovadora
dc.description.none.fl_txt_mv Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.
A crescente concorrência no mercado da construção civil fez com que as construtoras buscassem novas tecnologias que oferecessem maior eficiência e produtividade. A laje bubbledeck é uma tecnologia inovadora, ainda recente no Brasil, que promete agilidade na produção e economia no consumo de concreto, devido à utilização de esferas ocas, que substituem o concreto das regiões onde não há função estrutural. Esse método construtivo consegue vencer grandes vãos sem o uso de vigas, reduzindo a quantidade de pilares e, assim, os custos e o tempo de execução. A primeira obra no Brasil com essa tecnologia foi a sede da construtora Odebrecht, em Salvador e em seguida, foi aplicada no Centro Administrativo do Distrito Federal. Para apresentar suas vantagens em relação a outros sistemas que são comuns na construção civil foram apresentados os motivos para a escolha dessa tecnologia em uma obra no Brasil e foram dimensionados pavimentos de laje bubbledeck com diferentes tamanhos de vãos e comparados com a laje maciça tradicional e a nervurada. Foi demonstrado que a laje bubbledeck dimensionada para o maior vão possível tem menor consumo de concreto e de aço que a laje maciça e menor consumo de concreto e espessura que a nervurada.
description Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2019-02-08T17:34:43Z
2019-02-08T17:34:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/755
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/755
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581420728320