AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRZYBYSZ, Débora Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FELICIO JUNIOR, Alfeu Lindolfo, VIEIRA, Luciana Fracalossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo descrever os resultados de indivíduo bilíngue em teste de inventário fonético, teste de nomeação rápida e teste de memória de trabalho fonológico, todos aplicados em português, isto é, segunda língua do paciente avaliado. Métodos: foi realizada avaliação audiológica por meio de audiometria e avaliação fonoaudiológica por meio da aplicação do Teste de avaliação de inventário fonético - ABFW, Teste de Nomeação Rápida - RAN e Teste de Memória de Trabalho Fonológico – MTF. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Ingá, mediante protocolo nº 1.030.333. Resultados: observando os resultados apresentados nos testes aplicados, percebe-se que o paciente apresenta bom desenvolvimento nas habilidades comunicativas avaliadas em sua segunda língua, evidenciando que, nesse caso, o paciente não apresenta déficit nas habilidades avaliadas em decorrência do bilinguismo. Conclusão: a pesquisa revelou que a fonoaudiologia trouxe avanço no desenvolvimento de linguagem do paciente, de forma que na época em que a fonoterapia foi realizada o paciente estava adquirindo a língua materna (inglês) e que atualmente o paciente adquiriu uma segunda língua (português). Por meio desse trabalho, foi possível observar que o paciente apresenta bom desenvolvimento de habilidades comunicativas no português, evidenciando que, no estudo de caso realizado, o bilinguismo não trouxe prejuízos nesses aspectos ao paciente.
id UNICESU -1_134437c536680d227dab7c382085d5eb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3180
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)FonoaudiologiaBilinguismoLinguagemO presente trabalho teve por objetivo descrever os resultados de indivíduo bilíngue em teste de inventário fonético, teste de nomeação rápida e teste de memória de trabalho fonológico, todos aplicados em português, isto é, segunda língua do paciente avaliado. Métodos: foi realizada avaliação audiológica por meio de audiometria e avaliação fonoaudiológica por meio da aplicação do Teste de avaliação de inventário fonético - ABFW, Teste de Nomeação Rápida - RAN e Teste de Memória de Trabalho Fonológico – MTF. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Ingá, mediante protocolo nº 1.030.333. Resultados: observando os resultados apresentados nos testes aplicados, percebe-se que o paciente apresenta bom desenvolvimento nas habilidades comunicativas avaliadas em sua segunda língua, evidenciando que, nesse caso, o paciente não apresenta déficit nas habilidades avaliadas em decorrência do bilinguismo. Conclusão: a pesquisa revelou que a fonoaudiologia trouxe avanço no desenvolvimento de linguagem do paciente, de forma que na época em que a fonoterapia foi realizada o paciente estava adquirindo a língua materna (inglês) e que atualmente o paciente adquiriu uma segunda língua (português). Por meio desse trabalho, foi possível observar que o paciente apresenta bom desenvolvimento de habilidades comunicativas no português, evidenciando que, no estudo de caso realizado, o bilinguismo não trouxe prejuízos nesses aspectos ao paciente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-27T19:38:33Z2019-11-27T19:38:33Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180porPRZYBYSZ, Débora CristinaFELICIO JUNIOR, Alfeu LindolfoVIEIRA, Luciana Fracalossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
title AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
spellingShingle AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
PRZYBYSZ, Débora Cristina
Fonoaudiologia
Bilinguismo
Linguagem
title_short AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
title_full AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
title_fullStr AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
title_full_unstemmed AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
title_sort AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
author PRZYBYSZ, Débora Cristina
author_facet PRZYBYSZ, Débora Cristina
FELICIO JUNIOR, Alfeu Lindolfo
VIEIRA, Luciana Fracalossi
author_role author
author2 FELICIO JUNIOR, Alfeu Lindolfo
VIEIRA, Luciana Fracalossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRZYBYSZ, Débora Cristina
FELICIO JUNIOR, Alfeu Lindolfo
VIEIRA, Luciana Fracalossi
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Bilinguismo
Linguagem
topic Fonoaudiologia
Bilinguismo
Linguagem
description O presente trabalho teve por objetivo descrever os resultados de indivíduo bilíngue em teste de inventário fonético, teste de nomeação rápida e teste de memória de trabalho fonológico, todos aplicados em português, isto é, segunda língua do paciente avaliado. Métodos: foi realizada avaliação audiológica por meio de audiometria e avaliação fonoaudiológica por meio da aplicação do Teste de avaliação de inventário fonético - ABFW, Teste de Nomeação Rápida - RAN e Teste de Memória de Trabalho Fonológico – MTF. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Ingá, mediante protocolo nº 1.030.333. Resultados: observando os resultados apresentados nos testes aplicados, percebe-se que o paciente apresenta bom desenvolvimento nas habilidades comunicativas avaliadas em sua segunda língua, evidenciando que, nesse caso, o paciente não apresenta déficit nas habilidades avaliadas em decorrência do bilinguismo. Conclusão: a pesquisa revelou que a fonoaudiologia trouxe avanço no desenvolvimento de linguagem do paciente, de forma que na época em que a fonoterapia foi realizada o paciente estava adquirindo a língua materna (inglês) e que atualmente o paciente adquiriu uma segunda língua (português). Por meio desse trabalho, foi possível observar que o paciente apresenta bom desenvolvimento de habilidades comunicativas no português, evidenciando que, no estudo de caso realizado, o bilinguismo não trouxe prejuízos nesses aspectos ao paciente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T19:38:33Z
2019-11-27T19:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943640104960