A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Letícia da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FAUSTINO, Rosangela Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452
Resumo: Desde os primeiros anos da chegada do s europeus ao território a que hoje denominamos Brasil, o projeto colonizador soube aliar práticas de dominação dos povos indígenas à educação escolar. Por muito tempo, a responsabilidade de escolarizar os índios pertenceu a Igreja Católica, que o fazia baseado em princípios cristãos ocidentais. Alguns anos após a proclamação da república, com a criação do SPI este quadro adquire uma nova configuração, caracterizada pela laicidade e racionalidade da educação. O presente texto deriva da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno- História (LAEE), da Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de compreender a Educação destinada aos povos indígenas no SPI, considerada a lacuna de estudos do período. Foi utilizada como fonte a documentação pertencente a 7°inspetoria regional do SPI, promulgada pelo PI Apucarana, que atualmente está arquivada no Museu Nacional do Índio (RJ). A partir da apresentação dos documentos referentes à educação, dá-se a análise do conteúdo presente neles, que viabiliza a discussão em torno da política e história da educação escolar indígena no Posto Indígena Apucarana, contribuindo, desta maneira, com a abertura de novos caminhos para demais pesquisas sobre a educação escolar em outros Postos Indígenas, neste estado e em outras regiões do Brasil.
id UNICESU -1_19486ec54267270af12c17884cb8123a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3452
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967Educação escolar indígenaEtno - história indígenaHistória da escola indígenaRelações socioculturaisDesde os primeiros anos da chegada do s europeus ao território a que hoje denominamos Brasil, o projeto colonizador soube aliar práticas de dominação dos povos indígenas à educação escolar. Por muito tempo, a responsabilidade de escolarizar os índios pertenceu a Igreja Católica, que o fazia baseado em princípios cristãos ocidentais. Alguns anos após a proclamação da república, com a criação do SPI este quadro adquire uma nova configuração, caracterizada pela laicidade e racionalidade da educação. O presente texto deriva da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno- História (LAEE), da Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de compreender a Educação destinada aos povos indígenas no SPI, considerada a lacuna de estudos do período. Foi utilizada como fonte a documentação pertencente a 7°inspetoria regional do SPI, promulgada pelo PI Apucarana, que atualmente está arquivada no Museu Nacional do Índio (RJ). A partir da apresentação dos documentos referentes à educação, dá-se a análise do conteúdo presente neles, que viabiliza a discussão em torno da política e história da educação escolar indígena no Posto Indígena Apucarana, contribuindo, desta maneira, com a abertura de novos caminhos para demais pesquisas sobre a educação escolar em outros Postos Indígenas, neste estado e em outras regiões do Brasil.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-10T17:38:46Z2019-12-10T17:38:46Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452porLEITE, Letícia da SilvaFAUSTINO, Rosangela Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:13:50ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
title A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
spellingShingle A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
LEITE, Letícia da Silva
Educação escolar indígena
Etno - história indígena
História da escola indígena
Relações socioculturais
title_short A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
title_full A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
title_fullStr A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
title_full_unstemmed A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
title_sort A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
author LEITE, Letícia da Silva
author_facet LEITE, Letícia da Silva
FAUSTINO, Rosangela Célia
author_role author
author2 FAUSTINO, Rosangela Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Letícia da Silva
FAUSTINO, Rosangela Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Etno - história indígena
História da escola indígena
Relações socioculturais
topic Educação escolar indígena
Etno - história indígena
História da escola indígena
Relações socioculturais
description Desde os primeiros anos da chegada do s europeus ao território a que hoje denominamos Brasil, o projeto colonizador soube aliar práticas de dominação dos povos indígenas à educação escolar. Por muito tempo, a responsabilidade de escolarizar os índios pertenceu a Igreja Católica, que o fazia baseado em princípios cristãos ocidentais. Alguns anos após a proclamação da república, com a criação do SPI este quadro adquire uma nova configuração, caracterizada pela laicidade e racionalidade da educação. O presente texto deriva da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno- História (LAEE), da Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de compreender a Educação destinada aos povos indígenas no SPI, considerada a lacuna de estudos do período. Foi utilizada como fonte a documentação pertencente a 7°inspetoria regional do SPI, promulgada pelo PI Apucarana, que atualmente está arquivada no Museu Nacional do Índio (RJ). A partir da apresentação dos documentos referentes à educação, dá-se a análise do conteúdo presente neles, que viabiliza a discussão em torno da política e história da educação escolar indígena no Posto Indígena Apucarana, contribuindo, desta maneira, com a abertura de novos caminhos para demais pesquisas sobre a educação escolar em outros Postos Indígenas, neste estado e em outras regiões do Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T17:38:46Z
2019-12-10T17:38:46Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771956716896256