A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296 |
Resumo: | A necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem. |
id |
UNICESU -1_2f191ae57bc51a3b68b89506a79befa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3296 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCriação do conhecimentoGestão do conhecimentoSala de aula invertidaMetodologias ativasA necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem.UniCesumar2019-12-04T20:34:43Z2019-12-04T20:34:43Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296otherTONIN, Laís BuenoMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsMACUCH, Regiane Da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:52.398Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
title |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO TONIN, Laís Bueno Criação do conhecimento Gestão do conhecimento Sala de aula invertida Metodologias ativas |
title_short |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_full |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_sort |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
author |
TONIN, Laís Bueno |
author_facet |
TONIN, Laís Bueno MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins MACUCH, Regiane Da Silva |
author_role |
author |
author2 |
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins MACUCH, Regiane Da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TONIN, Laís Bueno MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins MACUCH, Regiane Da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação do conhecimento Gestão do conhecimento Sala de aula invertida Metodologias ativas |
topic |
Criação do conhecimento Gestão do conhecimento Sala de aula invertida Metodologias ativas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem. |
description |
A necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T20:34:43Z 2019-12-04T20:34:43Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948578647244800 |