VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SALADO, Gersislei Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5660
Resumo: O presente estudo teve como objetivos determinar a composição química centesimal de refeições servidas em um restaurante comercial, e também as condições sanitárias do estabelecimento de acordo com a agência nacional de vigilância sanitária. Foram analisadas nove receitas de origem oriental, e de maior preferência dos consumidores. As receitas foram obtidas diretamente com os responsáveis pela preparação, no próprio local. Para análise da receita foram utilizadas tabelas de composição química, e foram analisados macro e micronutrientes. Cada preparação diferiu nos valores conforme os ingredientes utilizados, especialmente em relação à quantidade de sódio, provavelmente devido à utilização de produtos como shoyu, aji-no-moto e hondashi que apresentam glutamato monossódico na composição.. Em relação às condições sanitárias foi estabelecida uma relação de 51 itens adaptado da Resolução - RDC nº275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos. Os resultados mostraram que cerca de 90% dos itens verificados no restaurante estavam de acordo com as condições exigidas. O restaurante apresenta boas condições de segurança no trabalho, edificação, procedimentos de higiene pessoal, controle de qualidade podendo proporcionar uma boa qualidade das refeições servidas. Conclui-se, portanto que este restaurante apresenta boas condições para funcionamento segundo a resolução referenciada. A rotulagem nutricional de alimentos é um apoio importante para os consumidores e poderia ser uma ferramenta a ser adotada pelo estabelecimento, podendo com isso fidelizar o cliente, além de servir como informação para os indivíduos portadores de algum tipo de patologia, que teriam mais segurança para escolher o cardápio.
id UNICESU -1_3f31e3ac9cf76eb9907197f30fff5cd5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5660
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIALRestaurante comercialCondições sanitáriasInformação nutricionalO presente estudo teve como objetivos determinar a composição química centesimal de refeições servidas em um restaurante comercial, e também as condições sanitárias do estabelecimento de acordo com a agência nacional de vigilância sanitária. Foram analisadas nove receitas de origem oriental, e de maior preferência dos consumidores. As receitas foram obtidas diretamente com os responsáveis pela preparação, no próprio local. Para análise da receita foram utilizadas tabelas de composição química, e foram analisados macro e micronutrientes. Cada preparação diferiu nos valores conforme os ingredientes utilizados, especialmente em relação à quantidade de sódio, provavelmente devido à utilização de produtos como shoyu, aji-no-moto e hondashi que apresentam glutamato monossódico na composição.. Em relação às condições sanitárias foi estabelecida uma relação de 51 itens adaptado da Resolução - RDC nº275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos. Os resultados mostraram que cerca de 90% dos itens verificados no restaurante estavam de acordo com as condições exigidas. O restaurante apresenta boas condições de segurança no trabalho, edificação, procedimentos de higiene pessoal, controle de qualidade podendo proporcionar uma boa qualidade das refeições servidas. Conclui-se, portanto que este restaurante apresenta boas condições para funcionamento segundo a resolução referenciada. A rotulagem nutricional de alimentos é um apoio importante para os consumidores e poderia ser uma ferramenta a ser adotada pelo estabelecimento, podendo com isso fidelizar o cliente, além de servir como informação para os indivíduos portadores de algum tipo de patologia, que teriam mais segurança para escolher o cardápio.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-17T22:48:35Z2020-04-17T22:48:35Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5660porIRIGUCHI, Edna Kiyomi KassuyaSALADO, Gersislei Antoniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
title VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
spellingShingle VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
Restaurante comercial
Condições sanitárias
Informação nutricional
title_short VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
title_full VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
title_fullStr VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
title_full_unstemmed VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
title_sort VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
author IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
author_facet IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
SALADO, Gersislei Antonia
author_role author
author2 SALADO, Gersislei Antonia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
SALADO, Gersislei Antonia
dc.subject.por.fl_str_mv Restaurante comercial
Condições sanitárias
Informação nutricional
topic Restaurante comercial
Condições sanitárias
Informação nutricional
description O presente estudo teve como objetivos determinar a composição química centesimal de refeições servidas em um restaurante comercial, e também as condições sanitárias do estabelecimento de acordo com a agência nacional de vigilância sanitária. Foram analisadas nove receitas de origem oriental, e de maior preferência dos consumidores. As receitas foram obtidas diretamente com os responsáveis pela preparação, no próprio local. Para análise da receita foram utilizadas tabelas de composição química, e foram analisados macro e micronutrientes. Cada preparação diferiu nos valores conforme os ingredientes utilizados, especialmente em relação à quantidade de sódio, provavelmente devido à utilização de produtos como shoyu, aji-no-moto e hondashi que apresentam glutamato monossódico na composição.. Em relação às condições sanitárias foi estabelecida uma relação de 51 itens adaptado da Resolução - RDC nº275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos. Os resultados mostraram que cerca de 90% dos itens verificados no restaurante estavam de acordo com as condições exigidas. O restaurante apresenta boas condições de segurança no trabalho, edificação, procedimentos de higiene pessoal, controle de qualidade podendo proporcionar uma boa qualidade das refeições servidas. Conclui-se, portanto que este restaurante apresenta boas condições para funcionamento segundo a resolução referenciada. A rotulagem nutricional de alimentos é um apoio importante para os consumidores e poderia ser uma ferramenta a ser adotada pelo estabelecimento, podendo com isso fidelizar o cliente, além de servir como informação para os indivíduos portadores de algum tipo de patologia, que teriam mais segurança para escolher o cardápio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-17T22:48:35Z
2020-04-17T22:48:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5660
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967631523840