USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas para as microempreendedoras individuais de vestuário no segmento de moda feminina baseado no aumento do consumo de roupas e acessórios nos últimos anos no Brasil e levando em consideração o impacto da moda na economia mesmo em períodos de recessão no país e também a carência de conhecimento especifico sobre gestão de negócios. Como objetivos específicos propõe-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca dos negócios da moda, modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual e Business Model Canvas para em seguida identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação ao vestuário feminino. Contudo, faz-se avaliar a aplicação desse modelo de negócio e qual é o melhor planejamento estratégico para a captação de valor diante da competitividade no mercado, bem como estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “ Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos? ”. Para tanto, será estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-la, dados serão coletados, tabulados e analisados através da análise de conteúdo seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Á vista disso, a relevância da presente pesquisa está na demonstração da importância de um modelo de negócio na vida de uma microempreendedora individual e também a de um bom planejamento. Por fim, espera-se que o modelo de negócio seja capaz de auxiliar e atender de maneira assertiva as necessidades de uma microempreendedora individual de vestuários femininos para que esta se torne competitiva e que encoraje futuras novas empreendedoras. |
id |
UNICESU -1_4b9ca564fcb16747dfbe391d6a5c4df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2321 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOSMulheres EmpreendedorasMicroempreendedora IndividualBusiness Model CanvasVestuário femininoEssa pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas para as microempreendedoras individuais de vestuário no segmento de moda feminina baseado no aumento do consumo de roupas e acessórios nos últimos anos no Brasil e levando em consideração o impacto da moda na economia mesmo em períodos de recessão no país e também a carência de conhecimento especifico sobre gestão de negócios. Como objetivos específicos propõe-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca dos negócios da moda, modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual e Business Model Canvas para em seguida identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação ao vestuário feminino. Contudo, faz-se avaliar a aplicação desse modelo de negócio e qual é o melhor planejamento estratégico para a captação de valor diante da competitividade no mercado, bem como estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “ Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos? ”. Para tanto, será estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-la, dados serão coletados, tabulados e analisados através da análise de conteúdo seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Á vista disso, a relevância da presente pesquisa está na demonstração da importância de um modelo de negócio na vida de uma microempreendedora individual e também a de um bom planejamento. Por fim, espera-se que o modelo de negócio seja capaz de auxiliar e atender de maneira assertiva as necessidades de uma microempreendedora individual de vestuários femininos para que esta se torne competitiva e que encoraje futuras novas empreendedoras.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T11:23:02Z2019-08-28T11:23:02Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321porPEREIRA, Fernanda da SilvaLEVINTON, Sabrina Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:14ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
title |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
spellingShingle |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS PEREIRA, Fernanda da Silva Mulheres Empreendedoras Microempreendedora Individual Business Model Canvas Vestuário feminino |
title_short |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
title_full |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
title_fullStr |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
title_full_unstemmed |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
title_sort |
USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS |
author |
PEREIRA, Fernanda da Silva |
author_facet |
PEREIRA, Fernanda da Silva LEVINTON, Sabrina Giselle |
author_role |
author |
author2 |
LEVINTON, Sabrina Giselle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Fernanda da Silva LEVINTON, Sabrina Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Empreendedoras Microempreendedora Individual Business Model Canvas Vestuário feminino |
topic |
Mulheres Empreendedoras Microempreendedora Individual Business Model Canvas Vestuário feminino |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas para as microempreendedoras individuais de vestuário no segmento de moda feminina baseado no aumento do consumo de roupas e acessórios nos últimos anos no Brasil e levando em consideração o impacto da moda na economia mesmo em períodos de recessão no país e também a carência de conhecimento especifico sobre gestão de negócios. Como objetivos específicos propõe-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca dos negócios da moda, modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual e Business Model Canvas para em seguida identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação ao vestuário feminino. Contudo, faz-se avaliar a aplicação desse modelo de negócio e qual é o melhor planejamento estratégico para a captação de valor diante da competitividade no mercado, bem como estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “ Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos? ”. Para tanto, será estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-la, dados serão coletados, tabulados e analisados através da análise de conteúdo seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Á vista disso, a relevância da presente pesquisa está na demonstração da importância de um modelo de negócio na vida de uma microempreendedora individual e também a de um bom planejamento. Por fim, espera-se que o modelo de negócio seja capaz de auxiliar e atender de maneira assertiva as necessidades de uma microempreendedora individual de vestuários femininos para que esta se torne competitiva e que encoraje futuras novas empreendedoras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-28T11:23:02Z 2019-08-28T11:23:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771953563828224 |