USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LEVINTON, Sabrina Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas para as microempreendedoras individuais de vestuário no segmento de moda feminina baseado no aumento do consumo de roupas e acessórios nos últimos anos no Brasil e levando em consideração o impacto da moda na economia mesmo em períodos de recessão no país e também a carência de conhecimento especifico sobre gestão de negócios. Como objetivos específicos propõe-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca dos negócios da moda, modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual e Business Model Canvas para em seguida identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação ao vestuário feminino. Contudo, faz-se avaliar a aplicação desse modelo de negócio e qual é o melhor planejamento estratégico para a captação de valor diante da competitividade no mercado, bem como estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “ Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos? ”. Para tanto, será estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-la, dados serão coletados, tabulados e analisados através da análise de conteúdo seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Á vista disso, a relevância da presente pesquisa está na demonstração da importância de um modelo de negócio na vida de uma microempreendedora individual e também a de um bom planejamento. Por fim, espera-se que o modelo de negócio seja capaz de auxiliar e atender de maneira assertiva as necessidades de uma microempreendedora individual de vestuários femininos para que esta se torne competitiva e que encoraje futuras novas empreendedoras.
id UNICESU -1_4b9ca564fcb16747dfbe391d6a5c4df3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2321
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOSMulheres EmpreendedorasMicroempreendedora IndividualBusiness Model CanvasVestuário femininoEssa pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas para as microempreendedoras individuais de vestuário no segmento de moda feminina baseado no aumento do consumo de roupas e acessórios nos últimos anos no Brasil e levando em consideração o impacto da moda na economia mesmo em períodos de recessão no país e também a carência de conhecimento especifico sobre gestão de negócios. Como objetivos específicos propõe-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca dos negócios da moda, modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual e Business Model Canvas para em seguida identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação ao vestuário feminino. Contudo, faz-se avaliar a aplicação desse modelo de negócio e qual é o melhor planejamento estratégico para a captação de valor diante da competitividade no mercado, bem como estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “ Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos? ”. Para tanto, será estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-la, dados serão coletados, tabulados e analisados através da análise de conteúdo seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Á vista disso, a relevância da presente pesquisa está na demonstração da importância de um modelo de negócio na vida de uma microempreendedora individual e também a de um bom planejamento. Por fim, espera-se que o modelo de negócio seja capaz de auxiliar e atender de maneira assertiva as necessidades de uma microempreendedora individual de vestuários femininos para que esta se torne competitiva e que encoraje futuras novas empreendedoras.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T11:23:02Z2019-08-28T11:23:02Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321porPEREIRA, Fernanda da SilvaLEVINTON, Sabrina Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
title USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
spellingShingle USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
PEREIRA, Fernanda da Silva
Mulheres Empreendedoras
Microempreendedora Individual
Business Model Canvas
Vestuário feminino
title_short USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
title_full USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
title_fullStr USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
title_full_unstemmed USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
title_sort USO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL DE VESTUÁRIOS FEMININOS
author PEREIRA, Fernanda da Silva
author_facet PEREIRA, Fernanda da Silva
LEVINTON, Sabrina Giselle
author_role author
author2 LEVINTON, Sabrina Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Fernanda da Silva
LEVINTON, Sabrina Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres Empreendedoras
Microempreendedora Individual
Business Model Canvas
Vestuário feminino
topic Mulheres Empreendedoras
Microempreendedora Individual
Business Model Canvas
Vestuário feminino
description Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas para as microempreendedoras individuais de vestuário no segmento de moda feminina baseado no aumento do consumo de roupas e acessórios nos últimos anos no Brasil e levando em consideração o impacto da moda na economia mesmo em períodos de recessão no país e também a carência de conhecimento especifico sobre gestão de negócios. Como objetivos específicos propõe-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca dos negócios da moda, modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual e Business Model Canvas para em seguida identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação ao vestuário feminino. Contudo, faz-se avaliar a aplicação desse modelo de negócio e qual é o melhor planejamento estratégico para a captação de valor diante da competitividade no mercado, bem como estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “ Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos? ”. Para tanto, será estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-la, dados serão coletados, tabulados e analisados através da análise de conteúdo seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Á vista disso, a relevância da presente pesquisa está na demonstração da importância de um modelo de negócio na vida de uma microempreendedora individual e também a de um bom planejamento. Por fim, espera-se que o modelo de negócio seja capaz de auxiliar e atender de maneira assertiva as necessidades de uma microempreendedora individual de vestuários femininos para que esta se torne competitiva e que encoraje futuras novas empreendedoras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-28T11:23:02Z
2019-08-28T11:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953563828224