ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor. |
id |
UNICESU -1_5b9144bd8ba01b89edd556710ba9e0c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2108 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASOGestão do ConhecimentoEducação a DistânciaPráticas de Gestão do ConhecimentoEssa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-22T18:51:28Z2019-08-22T18:51:28Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108porNEPOMUCENO, Oseias RodriguesROCHA, Taíla Graziela Saturnino daMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsLADEIRA, Francielli Martins Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:07:38ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues Gestão do Conhecimento Educação a Distância Práticas de Gestão do Conhecimento |
title_short |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
author |
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues |
author_facet |
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins LADEIRA, Francielli Martins Borges |
author_role |
author |
author2 |
ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins LADEIRA, Francielli Martins Borges |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins LADEIRA, Francielli Martins Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Educação a Distância Práticas de Gestão do Conhecimento |
topic |
Gestão do Conhecimento Educação a Distância Práticas de Gestão do Conhecimento |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-22T18:51:28Z 2019-08-22T18:51:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771947984355328 |