UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Laís Caldeira de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6020
Resumo: Os polimorfismos de base única (SNPs – Single Nucleotide Polymorphism) são a forma mais frequente de variação na sequência de DNA encontrada no genoma humano e podem ser definidos como regiões pontuais do DNA, onde a base nucleotídica seja variável na população. Os resultados mais simples para uma mutação em uma base única é a substituição de um nucleotídeo por outro, que é conhecido como polimorfismo de único nucleotídeo. Estes são caracterizados pelas variações genéticas que podem ocorrer quando um único nucleotídeo: adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G) no genoma possuem sequências alteradas. Embora mais de 99% dos humanos possuam sequências de DNA que são as mesmas em toda a população, variações nas sequências de DNA podem ter um grande impacto sobre a forma como os seres humanos respondem a doenças, bactérias, vírus, toxinas, produtos químicos, drogas e outras terapias. A maioria dos SNPs não são responsáveis pelo estado de uma doença, em vez disso, eles servem como marcadores biológicos para a identificação de uma doença sobre o mapa do genoma humano, porque estão geralmente localizados perto de um gene encontrado para ser associado com certas doenças. A utilização dos SNPs pode também estar relacionado com o uso de marcadores para a construção de mapas genéticos, para localizar e identificar genes de importância funcional. Os marcadores moleculares correspondem a polimorfismos de DNA, variantes na sequência de nucleotídeos de membros individuais diferentes de uma população, que podem ser facilmente detectados, por serem tão numerosos. em um genoma. O objetivo deste trabalho é discutir como os polimorfismos de base única podem influenciar na identificação de doenças genéticas, analisando as variações presentes no genoma de cada indivíduo, e por fim expor como os polimorfismos poderiam ser úteis para prevenir um aumento na incidência de doenças genéticas, ou até mesmo na resposta a fármacos. Neste trabalho será realizada uma pesquisa exploratória, baseada em revisão bibliográfica referente à utilização dos SNPs na identificação de doenças genéticas. As fontes de informação utilizadas para este trabalho serão de artigos científicos, livros, periódicos e sites de pesquisa científica.
id UNICESU -1_755cbe439faf2bf8b1ea8220486989bc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6020
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICASDNAMarcadores molecularesVariações genéticasCNPqOs polimorfismos de base única (SNPs – Single Nucleotide Polymorphism) são a forma mais frequente de variação na sequência de DNA encontrada no genoma humano e podem ser definidos como regiões pontuais do DNA, onde a base nucleotídica seja variável na população. Os resultados mais simples para uma mutação em uma base única é a substituição de um nucleotídeo por outro, que é conhecido como polimorfismo de único nucleotídeo. Estes são caracterizados pelas variações genéticas que podem ocorrer quando um único nucleotídeo: adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G) no genoma possuem sequências alteradas. Embora mais de 99% dos humanos possuam sequências de DNA que são as mesmas em toda a população, variações nas sequências de DNA podem ter um grande impacto sobre a forma como os seres humanos respondem a doenças, bactérias, vírus, toxinas, produtos químicos, drogas e outras terapias. A maioria dos SNPs não são responsáveis pelo estado de uma doença, em vez disso, eles servem como marcadores biológicos para a identificação de uma doença sobre o mapa do genoma humano, porque estão geralmente localizados perto de um gene encontrado para ser associado com certas doenças. A utilização dos SNPs pode também estar relacionado com o uso de marcadores para a construção de mapas genéticos, para localizar e identificar genes de importância funcional. Os marcadores moleculares correspondem a polimorfismos de DNA, variantes na sequência de nucleotídeos de membros individuais diferentes de uma população, que podem ser facilmente detectados, por serem tão numerosos. em um genoma. O objetivo deste trabalho é discutir como os polimorfismos de base única podem influenciar na identificação de doenças genéticas, analisando as variações presentes no genoma de cada indivíduo, e por fim expor como os polimorfismos poderiam ser úteis para prevenir um aumento na incidência de doenças genéticas, ou até mesmo na resposta a fármacos. Neste trabalho será realizada uma pesquisa exploratória, baseada em revisão bibliográfica referente à utilização dos SNPs na identificação de doenças genéticas. As fontes de informação utilizadas para este trabalho serão de artigos científicos, livros, periódicos e sites de pesquisa científica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-29T13:20:46Z2020-09-29T13:20:46Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6020porFREITAS, Laís Caldeira deOLIVEIRA, Alessandra Valéria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-09-30T06:01:35ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
title UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
FREITAS, Laís Caldeira de
DNA
Marcadores moleculares
Variações genéticas
CNPq
title_short UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
title_full UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
title_sort UTILIZAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE BASE ÚNICA (SNPs) NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS
author FREITAS, Laís Caldeira de
author_facet FREITAS, Laís Caldeira de
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Laís Caldeira de
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
dc.subject.por.fl_str_mv DNA
Marcadores moleculares
Variações genéticas
CNPq
topic DNA
Marcadores moleculares
Variações genéticas
CNPq
description Os polimorfismos de base única (SNPs – Single Nucleotide Polymorphism) são a forma mais frequente de variação na sequência de DNA encontrada no genoma humano e podem ser definidos como regiões pontuais do DNA, onde a base nucleotídica seja variável na população. Os resultados mais simples para uma mutação em uma base única é a substituição de um nucleotídeo por outro, que é conhecido como polimorfismo de único nucleotídeo. Estes são caracterizados pelas variações genéticas que podem ocorrer quando um único nucleotídeo: adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G) no genoma possuem sequências alteradas. Embora mais de 99% dos humanos possuam sequências de DNA que são as mesmas em toda a população, variações nas sequências de DNA podem ter um grande impacto sobre a forma como os seres humanos respondem a doenças, bactérias, vírus, toxinas, produtos químicos, drogas e outras terapias. A maioria dos SNPs não são responsáveis pelo estado de uma doença, em vez disso, eles servem como marcadores biológicos para a identificação de uma doença sobre o mapa do genoma humano, porque estão geralmente localizados perto de um gene encontrado para ser associado com certas doenças. A utilização dos SNPs pode também estar relacionado com o uso de marcadores para a construção de mapas genéticos, para localizar e identificar genes de importância funcional. Os marcadores moleculares correspondem a polimorfismos de DNA, variantes na sequência de nucleotídeos de membros individuais diferentes de uma população, que podem ser facilmente detectados, por serem tão numerosos. em um genoma. O objetivo deste trabalho é discutir como os polimorfismos de base única podem influenciar na identificação de doenças genéticas, analisando as variações presentes no genoma de cada indivíduo, e por fim expor como os polimorfismos poderiam ser úteis para prevenir um aumento na incidência de doenças genéticas, ou até mesmo na resposta a fármacos. Neste trabalho será realizada uma pesquisa exploratória, baseada em revisão bibliográfica referente à utilização dos SNPs na identificação de doenças genéticas. As fontes de informação utilizadas para este trabalho serão de artigos científicos, livros, periódicos e sites de pesquisa científica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-29T13:20:46Z
2020-09-29T13:20:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6020
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771942859964416