DISTRIBUIÇÃO TÉRMICA EM CABINES DE VEÍCULOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORADINI, Murilo Franco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PELOSO JUNIOR, Marcos Antônio de Souza, PEREIRA, Cleberson de Souza, SILVA, Robson Leal da, SANTOS, Wagner Conceição dos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3339
Resumo: Os índices de radiação solar no Brasil, são considerados de alto potencial energético e térmico, este é um dos fatores para a energia solar crescer tanto no Brasil e no mundo ao longo dos últimos anos. Mas o sol, como uma boa fonte de calor, também acaba por aquecer aquilo que em tese não necessitava de aquecimento, os carros. Não é baixo o número de veículos que permanece estacionado, submetido a irradiação solar. Este fato faz com que a temperatura no interior dos veículos se eleve, chegando por vezes na casa dos 60°C. Desta forma,este estudo se propôs a realizar uma análise da distribuição térmica no interior de um veículo, submetido a radiação solar e ao aquecimento do volume de ar interior. Dividido em duas vertentes: Simulação do modelo utilizando a ferramenta PDETool, do software MatLab®, e estudo experimental utilizando sensores de temperatura para coleta de dados. Na simulação,foi analisado o aquecimento em virtude da irradiação solar, verificando, portanto, como se comportaram as temperaturas no interior do veículo. No modelo real, foi utilizado sensores do tipo termistores NTC de 10 kΩ,e um microcontrolador para coleta e armazenamento dos dados. Os resultados de temperatura obtidos através dos dois modelos não foram convergentes, mas pode-se observar que o comportamento e as imagens de gradiente colocam o modelo computacional e o experimental na mesma direção. Desta forma conclui- se que a simulação respeita o comportamento térmico do objeto de estudo, necessitando de ajustes nas condições de contorno para obter- se resultados de temperaturas cada vez mais próximos dos resultados do modelo real.
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