O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERONEZ, Marly
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Kézia de, HIGARASHI, Ieda Harumi, WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6352
Resumo: Na área da saúde, a expressão “cuidado” é utilizada de várias formas, desde uma concepção para além do curar, até sua compreensão enquanto proposta ética. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo foi buscar o significado do cuidar sob a ótica de enfermeiros neonatologistas. O campo escolhido foi composto por duas UTI Neonatais, situadas em dois municípios do Estado do Paraná. Foram convidados a participar os enfermeiros que atuavam nestas unidades, totalizando 14 profissionais. Os sujeitos foram entrevistados a partir da utilização de um roteiro semi-estruturado, tendo como questão norteadora: Para você o que significa cuidar? As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2011. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra, e posteriormente submetidos à análise temática, originando duas unidades ou eixos temáticos: Conhecendo os diversos sentidos e formas do cuidar; e reconhecendo atitudes como (des) cuidado. Nesta primeira unidade os achados evidenciaram que o cuidar tem sentidos amplos, podendo ser entendido como o auto-cuidado, o cuidado prestado a terceiro, o cuidado do lar, a realização da melhor técnica e também, como um ato de doação ao outro. Na segunda unidade foram levantadas algumas práticas dos profissionais que podem ser consideradas como (des)cuidado: a (des) atenção com a família, envolvendo aspectos do acolhimento; o (des) cuidado com a humanização da assistência, relativamente à necessidade de ambiente e rotinas voltadas ao respeito ao ser humano assistido; a (des) motivação do próprio profissional , envolvendo a necessidade de aprimoramento contínuo e melhoria das relações interpessoais.
id UNICESU -1_8c35a183977127ed53c1bed00bed0eca
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6352
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTASCuidadoEnfermagemUnidades de terapia intensivaNa área da saúde, a expressão “cuidado” é utilizada de várias formas, desde uma concepção para além do curar, até sua compreensão enquanto proposta ética. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo foi buscar o significado do cuidar sob a ótica de enfermeiros neonatologistas. O campo escolhido foi composto por duas UTI Neonatais, situadas em dois municípios do Estado do Paraná. Foram convidados a participar os enfermeiros que atuavam nestas unidades, totalizando 14 profissionais. Os sujeitos foram entrevistados a partir da utilização de um roteiro semi-estruturado, tendo como questão norteadora: Para você o que significa cuidar? As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2011. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra, e posteriormente submetidos à análise temática, originando duas unidades ou eixos temáticos: Conhecendo os diversos sentidos e formas do cuidar; e reconhecendo atitudes como (des) cuidado. Nesta primeira unidade os achados evidenciaram que o cuidar tem sentidos amplos, podendo ser entendido como o auto-cuidado, o cuidado prestado a terceiro, o cuidado do lar, a realização da melhor técnica e também, como um ato de doação ao outro. Na segunda unidade foram levantadas algumas práticas dos profissionais que podem ser consideradas como (des)cuidado: a (des) atenção com a família, envolvendo aspectos do acolhimento; o (des) cuidado com a humanização da assistência, relativamente à necessidade de ambiente e rotinas voltadas ao respeito ao ser humano assistido; a (des) motivação do próprio profissional , envolvendo a necessidade de aprimoramento contínuo e melhoria das relações interpessoais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-10T12:31:42Z2011-10-252020-12-10T12:31:42Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6352porVERONEZ, MarlyOLIVEIRA, Kézia deHIGARASHI, Ieda HarumiWAIDMAN, Maria Angélica Pagliariniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-11T06:01:45ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
title O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
spellingShingle O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
VERONEZ, Marly
Cuidado
Enfermagem
Unidades de terapia intensiva
title_short O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
title_full O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
title_fullStr O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
title_full_unstemmed O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
title_sort O SIGNIFICADO DO CUIDAR SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS NEONATOLOGISTAS
author VERONEZ, Marly
author_facet VERONEZ, Marly
OLIVEIRA, Kézia de
HIGARASHI, Ieda Harumi
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
author_role author
author2 OLIVEIRA, Kézia de
HIGARASHI, Ieda Harumi
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERONEZ, Marly
OLIVEIRA, Kézia de
HIGARASHI, Ieda Harumi
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado
Enfermagem
Unidades de terapia intensiva
topic Cuidado
Enfermagem
Unidades de terapia intensiva
description Na área da saúde, a expressão “cuidado” é utilizada de várias formas, desde uma concepção para além do curar, até sua compreensão enquanto proposta ética. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo foi buscar o significado do cuidar sob a ótica de enfermeiros neonatologistas. O campo escolhido foi composto por duas UTI Neonatais, situadas em dois municípios do Estado do Paraná. Foram convidados a participar os enfermeiros que atuavam nestas unidades, totalizando 14 profissionais. Os sujeitos foram entrevistados a partir da utilização de um roteiro semi-estruturado, tendo como questão norteadora: Para você o que significa cuidar? As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2011. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra, e posteriormente submetidos à análise temática, originando duas unidades ou eixos temáticos: Conhecendo os diversos sentidos e formas do cuidar; e reconhecendo atitudes como (des) cuidado. Nesta primeira unidade os achados evidenciaram que o cuidar tem sentidos amplos, podendo ser entendido como o auto-cuidado, o cuidado prestado a terceiro, o cuidado do lar, a realização da melhor técnica e também, como um ato de doação ao outro. Na segunda unidade foram levantadas algumas práticas dos profissionais que podem ser consideradas como (des)cuidado: a (des) atenção com a família, envolvendo aspectos do acolhimento; o (des) cuidado com a humanização da assistência, relativamente à necessidade de ambiente e rotinas voltadas ao respeito ao ser humano assistido; a (des) motivação do próprio profissional , envolvendo a necessidade de aprimoramento contínuo e melhoria das relações interpessoais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-10T12:31:42Z
2020-12-10T12:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6352
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771927980670976