A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARAUJO, Juliane Pagliari, ELER, Gabrielle Jacklin, ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5029
Resumo: O objetivo do presente estudo foi descrever um relato de experiência, sobre a construção de bonecos que refletem no processo de envelhecimento na ótica dos alunos. Trata-se de um estudo descritivo sobre a vivência do processo de envelhecimento à 18 atores discentes do curso técnico em enfermagem no componente curricular de saúde do idoso, do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. O trabalho foi desenvolvido entre os meses agosto e setembro de 2018. Primeiramente foi realizada uma discussão sobre o envelhecer com qualidade de vida e lançado alguns questionamentos para os alunos sobre o processo de envelhecimento. Após a reflexão, os discentes foram orientados a construir um boneco, utilizando diversos materiais recicláveis, e que refletisse à sua velhice. Foi elaborado então, um painel com todos os bonecos e exposto para a comunidade acadêmica, a fim de fomentar uma discussão sobre envelhecimento com qualidade de vida. Por meio da análise dos bonecos produzidos, os alunos revelaram sentimentos como medo de envelhecer, ansiedade, mas também pensar sobre como estão cuidando da sua saúde e de como é o relacionamento deles com pessoas idosas. Da experiência, foi mais evidenciada a reflexão de como cuidar do próximo sem cuidar de si mesmo, seja da saúde física ou mental. Contudo, essa atividade facilitou o processo ensino aprendizagem sobre a temática do envelhecimento enriquecendo a visão dos alunos enquanto futuros profissionais do cuidado, não só cuidando do outro mais também como e necessário cuidar de si mesmos para o envelhecimento saudável.
id UNICESU -1_90f2fb6500c8d591c656ef5b1ca9a337
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5029
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAEnvelhecimentoQualidade de vidaIdosoO objetivo do presente estudo foi descrever um relato de experiência, sobre a construção de bonecos que refletem no processo de envelhecimento na ótica dos alunos. Trata-se de um estudo descritivo sobre a vivência do processo de envelhecimento à 18 atores discentes do curso técnico em enfermagem no componente curricular de saúde do idoso, do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. O trabalho foi desenvolvido entre os meses agosto e setembro de 2018. Primeiramente foi realizada uma discussão sobre o envelhecer com qualidade de vida e lançado alguns questionamentos para os alunos sobre o processo de envelhecimento. Após a reflexão, os discentes foram orientados a construir um boneco, utilizando diversos materiais recicláveis, e que refletisse à sua velhice. Foi elaborado então, um painel com todos os bonecos e exposto para a comunidade acadêmica, a fim de fomentar uma discussão sobre envelhecimento com qualidade de vida. Por meio da análise dos bonecos produzidos, os alunos revelaram sentimentos como medo de envelhecer, ansiedade, mas também pensar sobre como estão cuidando da sua saúde e de como é o relacionamento deles com pessoas idosas. Da experiência, foi mais evidenciada a reflexão de como cuidar do próximo sem cuidar de si mesmo, seja da saúde física ou mental. Contudo, essa atividade facilitou o processo ensino aprendizagem sobre a temática do envelhecimento enriquecendo a visão dos alunos enquanto futuros profissionais do cuidado, não só cuidando do outro mais também como e necessário cuidar de si mesmos para o envelhecimento saudável.UniCesumar2020-02-14T17:37:45Z2020-02-14T17:37:45Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5029otherCARVALHO, Cesar Junior Aparecido deARAUJO, Juliane PagliariELER, Gabrielle JacklinASSUNÇÃO, Rosana Cláudia dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:16.641Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Envelhecimento
Qualidade de vida
Idoso
title_short A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
author_facet CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia de
author_role author
author2 ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia de
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Qualidade de vida
Idoso
topic Envelhecimento
Qualidade de vida
Idoso
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente estudo foi descrever um relato de experiência, sobre a construção de bonecos que refletem no processo de envelhecimento na ótica dos alunos. Trata-se de um estudo descritivo sobre a vivência do processo de envelhecimento à 18 atores discentes do curso técnico em enfermagem no componente curricular de saúde do idoso, do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. O trabalho foi desenvolvido entre os meses agosto e setembro de 2018. Primeiramente foi realizada uma discussão sobre o envelhecer com qualidade de vida e lançado alguns questionamentos para os alunos sobre o processo de envelhecimento. Após a reflexão, os discentes foram orientados a construir um boneco, utilizando diversos materiais recicláveis, e que refletisse à sua velhice. Foi elaborado então, um painel com todos os bonecos e exposto para a comunidade acadêmica, a fim de fomentar uma discussão sobre envelhecimento com qualidade de vida. Por meio da análise dos bonecos produzidos, os alunos revelaram sentimentos como medo de envelhecer, ansiedade, mas também pensar sobre como estão cuidando da sua saúde e de como é o relacionamento deles com pessoas idosas. Da experiência, foi mais evidenciada a reflexão de como cuidar do próximo sem cuidar de si mesmo, seja da saúde física ou mental. Contudo, essa atividade facilitou o processo ensino aprendizagem sobre a temática do envelhecimento enriquecendo a visão dos alunos enquanto futuros profissionais do cuidado, não só cuidando do outro mais também como e necessário cuidar de si mesmos para o envelhecimento saudável.
description O objetivo do presente estudo foi descrever um relato de experiência, sobre a construção de bonecos que refletem no processo de envelhecimento na ótica dos alunos. Trata-se de um estudo descritivo sobre a vivência do processo de envelhecimento à 18 atores discentes do curso técnico em enfermagem no componente curricular de saúde do idoso, do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. O trabalho foi desenvolvido entre os meses agosto e setembro de 2018. Primeiramente foi realizada uma discussão sobre o envelhecer com qualidade de vida e lançado alguns questionamentos para os alunos sobre o processo de envelhecimento. Após a reflexão, os discentes foram orientados a construir um boneco, utilizando diversos materiais recicláveis, e que refletisse à sua velhice. Foi elaborado então, um painel com todos os bonecos e exposto para a comunidade acadêmica, a fim de fomentar uma discussão sobre envelhecimento com qualidade de vida. Por meio da análise dos bonecos produzidos, os alunos revelaram sentimentos como medo de envelhecer, ansiedade, mas também pensar sobre como estão cuidando da sua saúde e de como é o relacionamento deles com pessoas idosas. Da experiência, foi mais evidenciada a reflexão de como cuidar do próximo sem cuidar de si mesmo, seja da saúde física ou mental. Contudo, essa atividade facilitou o processo ensino aprendizagem sobre a temática do envelhecimento enriquecendo a visão dos alunos enquanto futuros profissionais do cuidado, não só cuidando do outro mais também como e necessário cuidar de si mesmos para o envelhecimento saudável.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-02-14T17:37:45Z
2020-02-14T17:37:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5029
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5029
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605246472192