CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1229 |
Resumo: | Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos. |
id |
UNICESU -1_92e302e067277b2d2148d52ae6b2bd6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1229 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIAJogosAstronomiaRecurso didáticoLúdicoMuitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos.Unicesumar2019-08-07T14:31:22Z2019-08-07T14:31:22Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1229otherPereira, Ricardo FranciscoBatista, Michel Corcireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:03.881Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
spellingShingle |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA Pereira, Ricardo Francisco Jogos Astronomia Recurso didático Lúdico |
title_short |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_full |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_fullStr |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_full_unstemmed |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_sort |
CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
author |
Pereira, Ricardo Francisco |
author_facet |
Pereira, Ricardo Francisco Batista, Michel Corci |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Michel Corci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ricardo Francisco Batista, Michel Corci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Astronomia Recurso didático Lúdico |
topic |
Jogos Astronomia Recurso didático Lúdico |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos. |
description |
Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-07T14:31:22Z 2019-08-07T14:31:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1229 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948580096376832 |