UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Daiane Danilussi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Wellington Piveta
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1591
Resumo: As reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais.
id UNICESU -1_abd4b76b11a2874bd6e24ed6e7d892e6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1591
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALCNMEMPesquisa educacionalEnsino de MatemáticaAs reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais.Unicesumar2019-08-14T13:08:07Z2019-08-14T13:08:07Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1591otherOliveira, Márcia Daiane DanilussiOliveira, Wellington Pivetareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:31.125Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Oliveira, Márcia Daiane Danilussi
CNMEM
Pesquisa educacional
Ensino de Matemática
title_short UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Oliveira, Márcia Daiane Danilussi
author_facet Oliveira, Márcia Daiane Danilussi
Oliveira, Wellington Piveta
author_role author
author2 Oliveira, Wellington Piveta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Daiane Danilussi
Oliveira, Wellington Piveta
dc.subject.por.fl_str_mv CNMEM
Pesquisa educacional
Ensino de Matemática
topic CNMEM
Pesquisa educacional
Ensino de Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv As reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais.
description As reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T13:08:07Z
2019-08-14T13:08:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1591
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1591
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948587943919616