CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Mateus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Daniele Almeida, Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1994
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes da área da saúde as ações para um envelhecimento saudável. O estudo é do tipo quantitativo, com delineamento transversal. A coleta de dados ocorreu no município de Maringá - PR, no período de fevereiro a março de 2017. A amostra foi constituída de 100 jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um questionário autoaplicável, com duas questões abertas e fechadas, com itens referentes aos dados sociodemográficos, conhecimento sobre as atitudes ou comportamentos e condutas necessárias para um envelhecimento saudável. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva por meio de tabelas de frequência. Com relação ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, observa-se na Figura 1, que a maioria dos jovens entrevistados informaram alimentação saudável (40%) seguida da prática de atividade física (39%). Quando questionados sobre a obtenção do conhecimento dos comportamentos necessários para um envelhecimento saudável a sala de aula foi citada por 59% dos entrevistados, seguida da televisão (30%) e conversas/convivência com idosos em 17% dos casos. Conclui-se ainda que os estudantes do presente estudo tiveram uma boa percepção no que diz respeito ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, destacando-se a prática de atividade física e a alimentação saudável.
id UNICESU -1_b784cd965808cc5e7f6334f53178a391
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1994
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVELenvelhecimentomorfologiapromoção da saúdeO presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes da área da saúde as ações para um envelhecimento saudável. O estudo é do tipo quantitativo, com delineamento transversal. A coleta de dados ocorreu no município de Maringá - PR, no período de fevereiro a março de 2017. A amostra foi constituída de 100 jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um questionário autoaplicável, com duas questões abertas e fechadas, com itens referentes aos dados sociodemográficos, conhecimento sobre as atitudes ou comportamentos e condutas necessárias para um envelhecimento saudável. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva por meio de tabelas de frequência. Com relação ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, observa-se na Figura 1, que a maioria dos jovens entrevistados informaram alimentação saudável (40%) seguida da prática de atividade física (39%). Quando questionados sobre a obtenção do conhecimento dos comportamentos necessários para um envelhecimento saudável a sala de aula foi citada por 59% dos entrevistados, seguida da televisão (30%) e conversas/convivência com idosos em 17% dos casos. Conclui-se ainda que os estudantes do presente estudo tiveram uma boa percepção no que diz respeito ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, destacando-se a prática de atividade física e a alimentação saudável.Unicesumar2019-08-20T18:24:19Z2019-08-20T18:24:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1994otherAntunes, MateusLopes, Daniele AlmeidaBertolini, Sônia Maria Marques Gomesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:45.985Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
title CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
spellingShingle CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Antunes, Mateus
envelhecimento
morfologia
promoção da saúde
title_short CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
title_full CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
title_fullStr CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
title_full_unstemmed CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
title_sort CONHECIMENTOS DE JOVENS SOBRE AÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
author Antunes, Mateus
author_facet Antunes, Mateus
Lopes, Daniele Almeida
Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 Lopes, Daniele Almeida
Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Mateus
Lopes, Daniele Almeida
Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv envelhecimento
morfologia
promoção da saúde
topic envelhecimento
morfologia
promoção da saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes da área da saúde as ações para um envelhecimento saudável. O estudo é do tipo quantitativo, com delineamento transversal. A coleta de dados ocorreu no município de Maringá - PR, no período de fevereiro a março de 2017. A amostra foi constituída de 100 jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um questionário autoaplicável, com duas questões abertas e fechadas, com itens referentes aos dados sociodemográficos, conhecimento sobre as atitudes ou comportamentos e condutas necessárias para um envelhecimento saudável. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva por meio de tabelas de frequência. Com relação ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, observa-se na Figura 1, que a maioria dos jovens entrevistados informaram alimentação saudável (40%) seguida da prática de atividade física (39%). Quando questionados sobre a obtenção do conhecimento dos comportamentos necessários para um envelhecimento saudável a sala de aula foi citada por 59% dos entrevistados, seguida da televisão (30%) e conversas/convivência com idosos em 17% dos casos. Conclui-se ainda que os estudantes do presente estudo tiveram uma boa percepção no que diz respeito ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, destacando-se a prática de atividade física e a alimentação saudável.
description O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes da área da saúde as ações para um envelhecimento saudável. O estudo é do tipo quantitativo, com delineamento transversal. A coleta de dados ocorreu no município de Maringá - PR, no período de fevereiro a março de 2017. A amostra foi constituída de 100 jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um questionário autoaplicável, com duas questões abertas e fechadas, com itens referentes aos dados sociodemográficos, conhecimento sobre as atitudes ou comportamentos e condutas necessárias para um envelhecimento saudável. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva por meio de tabelas de frequência. Com relação ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, observa-se na Figura 1, que a maioria dos jovens entrevistados informaram alimentação saudável (40%) seguida da prática de atividade física (39%). Quando questionados sobre a obtenção do conhecimento dos comportamentos necessários para um envelhecimento saudável a sala de aula foi citada por 59% dos entrevistados, seguida da televisão (30%) e conversas/convivência com idosos em 17% dos casos. Conclui-se ainda que os estudantes do presente estudo tiveram uma boa percepção no que diz respeito ao conhecimento das condutas necessárias para um envelhecimento saudável, destacando-se a prática de atividade física e a alimentação saudável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T18:24:19Z
2019-08-20T18:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1994
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1994
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948626024005632