IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO DO POPULAR NO FILME A MÁQUINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Guilherme Adorno de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5844
Resumo: Este texto apresenta a pesquisa desenvolvida em 2008 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) sobre os aspectos representativos do popular no filme brasileiro A Máquina. A teoria dos Estudos Culturais e as contribuições teóricas e metodológicas da Análise de Discurso francesa (AD) nortearam o percurso da análise fílmica, que propôs descrever o processo de identificação do popular, questionando as formas de representação dos personagens e cenários característicos do povo nordestino. Enquanto a análise era delineada, os (deslocamentos dos) sentidos produzidos pelo discurso imagético-verbal mostraram regularidades que marcaram os pontos de discussão descritos na pesquisa: a religião; o contraponto local em meio ao global; as influências midiáticas e a afirmação do popular como popular. O estudo analítico destas regularidades permitiu fazer a proposição de que o popular encontra na sua cultura, no seu cotidiano e na sua linguagem formas de resistência, ainda que inconscientes, ao já estabelecido.
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