DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PRÉ - TREINAMENTO PARA MEDICAÇÕES ENDOVENOSAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEMTCHUK, Ana Leticia Dias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: PIMENTEL, Gabryella Caparós, GATTO, Lilian, MELO, Willian Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4286
Resumo: A Educação Permanente em Saúde promove processos formativos estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde. Trata- se de um estudo observacional descritivo. Foram sujeitos deste estudo 105 colaboradores de enfermagem do Hospital Municipal de Maringá. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário semi- estruturado. Este estudo fez parte de um projeto de extensão intitulado “Educação Permanente no ambiente hospitalar” do curso de enfermagem da UNICESUMAR. Com relação às dúvidas e às necessidades percebidas sobre medicação endovenosa estiveram relacionadas a identificação na categoria dos enfermeiros (17,9%) e ação farmacológica (34,8%) na categoria dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Quanto as necessidades gerenciais relacionadas a medicação foram organização de prontuários de pacientes com 25,0% e comunicação interdisciplinar com 20,4% entre a categoria dos técnicos e auxiliares de enfermagem a distribuição de necessidades de educação em saúde baseados nos nove certos da medicação a orientação da medicação foi o item que apresentou maior necessidade entre enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem. Com esse estudo ficou claro que os profissionais de saúde possuem muitas dúvidas e necessidades sobre a questão de medicações endovenosas e técnicas simples que estão relacionadas a mesma, onde necessitam de pelo menos melhor esclarecimento sobre o assunto.
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