ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERON, Cássio de Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: REZENDE, Roberto, TERASSI, Daniele de Souza, LORENZONI, Marcelo Zolin, SOUZA, Álvaro Henrique Candido de, NALIN, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3999
Resumo: Objetivou- se com este trabalho avaliar o efeito da irrigação com água modificada magneticamente no crescimento desenvolvimento da cultura do jiló (Solanum gilo Raddi), cultivar Morro Grande. Foi utilizado o delineamento estatístico inteiramente casualizado com esquema fatorial 3x2 com três repetições, considerando- se como unidade experimental um canteiro com quatro plantas espaçadas em 0,75 m entre plantas e 1,00 m entre linhas. Os fatores consistiram na irrigação utilizando água tratada magneticamente e sem tratamento magnético e três reposições de lâminas de irrigação para o primeiro ciclo (50%, 75% e 100% ETc). Foram avaliadas as variáveis diâmetro de caule, altura de planta, massa seca da parte aérea, primeira inflorescência e frutificação. O fator tratamento magnético da água não apresentou resultados positivos para a cultura em questão. Entretanto, para as variáveis diâmetro de caule, altura de planta, massa seca da parte aérea, o fator lâmina de reposição que obteve diferenças significativas entre os tratamentos.
id UNICESU -1_c859fb26808f2c8a069ff2d76c795001
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3999
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?JiloeiroÁgua tratada magneticamenteIrrigação com déficit e tecnologia para a irrigaçãoObjetivou- se com este trabalho avaliar o efeito da irrigação com água modificada magneticamente no crescimento desenvolvimento da cultura do jiló (Solanum gilo Raddi), cultivar Morro Grande. Foi utilizado o delineamento estatístico inteiramente casualizado com esquema fatorial 3x2 com três repetições, considerando- se como unidade experimental um canteiro com quatro plantas espaçadas em 0,75 m entre plantas e 1,00 m entre linhas. Os fatores consistiram na irrigação utilizando água tratada magneticamente e sem tratamento magnético e três reposições de lâminas de irrigação para o primeiro ciclo (50%, 75% e 100% ETc). Foram avaliadas as variáveis diâmetro de caule, altura de planta, massa seca da parte aérea, primeira inflorescência e frutificação. O fator tratamento magnético da água não apresentou resultados positivos para a cultura em questão. Entretanto, para as variáveis diâmetro de caule, altura de planta, massa seca da parte aérea, o fator lâmina de reposição que obteve diferenças significativas entre os tratamentos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-08T18:18:22Z2020-01-08T18:18:22Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3999porSERON, Cássio de CastroREZENDE, RobertoTERASSI, Daniele de SouzaLORENZONI, Marcelo ZolinSOUZA, Álvaro Henrique Candido deNALIN, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:26:08ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
title ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
spellingShingle ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
SERON, Cássio de Castro
Jiloeiro
Água tratada magneticamente
Irrigação com déficit e tecnologia para a irrigação
title_short ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
title_full ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
title_fullStr ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
title_full_unstemmed ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
title_sort ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE APLICADA EM DÉFICIT HÍDRICO TRAZ BENEFÍCIOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO D A CULTURA DO JILÓ ?
author SERON, Cássio de Castro
author_facet SERON, Cássio de Castro
REZENDE, Roberto
TERASSI, Daniele de Souza
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Candido de
NALIN, Daniel
author_role author
author2 REZENDE, Roberto
TERASSI, Daniele de Souza
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Candido de
NALIN, Daniel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SERON, Cássio de Castro
REZENDE, Roberto
TERASSI, Daniele de Souza
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Candido de
NALIN, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Jiloeiro
Água tratada magneticamente
Irrigação com déficit e tecnologia para a irrigação
topic Jiloeiro
Água tratada magneticamente
Irrigação com déficit e tecnologia para a irrigação
description Objetivou- se com este trabalho avaliar o efeito da irrigação com água modificada magneticamente no crescimento desenvolvimento da cultura do jiló (Solanum gilo Raddi), cultivar Morro Grande. Foi utilizado o delineamento estatístico inteiramente casualizado com esquema fatorial 3x2 com três repetições, considerando- se como unidade experimental um canteiro com quatro plantas espaçadas em 0,75 m entre plantas e 1,00 m entre linhas. Os fatores consistiram na irrigação utilizando água tratada magneticamente e sem tratamento magnético e três reposições de lâminas de irrigação para o primeiro ciclo (50%, 75% e 100% ETc). Foram avaliadas as variáveis diâmetro de caule, altura de planta, massa seca da parte aérea, primeira inflorescência e frutificação. O fator tratamento magnético da água não apresentou resultados positivos para a cultura em questão. Entretanto, para as variáveis diâmetro de caule, altura de planta, massa seca da parte aérea, o fator lâmina de reposição que obteve diferenças significativas entre os tratamentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T18:18:22Z
2020-01-08T18:18:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3999
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771931783856128