ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Igor Leonardo Alves da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1407
Resumo: Apesar das inúmeras ações governamentais e civis para levar informação à população sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, os casos de dengue aumentaram e novas patologias ganharam a atenção da saúde pública, como a chikungunya e a Zika. Assim, tornou-se importante analisar a estratégia da campanha nacional de combate ao mosquito transmissor desses males, utilizada no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, 19 de fevereiro de 2016. Foram feitas reflexões sobre os aspectos comunicativos da campanha de publicidade social veiculada pelo Governo Federal no Twitter, como ação de comunicação em saúde. Foram identificados os aspectos que compõem os post mais e menos acessados e os comentários feitos pelos usuários. Por meio da metodologia de análise de conteúdo, a ideia foi identificar os elementos que tornam as peças veiculadas nessa campanha atrativas, elencando esses parâmetros para que fosse possível estabelecer elementos para o desenvolvimento de campanhas mais efetivas de comunicação e promoção em saúde.
id UNICESU -1_d0b44ef18d6cc190c9109564f23ad25b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1407
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTERComunicação públicaPromoção da SaúdePublicidade socialRedes Sociais DigitaiApesar das inúmeras ações governamentais e civis para levar informação à população sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, os casos de dengue aumentaram e novas patologias ganharam a atenção da saúde pública, como a chikungunya e a Zika. Assim, tornou-se importante analisar a estratégia da campanha nacional de combate ao mosquito transmissor desses males, utilizada no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, 19 de fevereiro de 2016. Foram feitas reflexões sobre os aspectos comunicativos da campanha de publicidade social veiculada pelo Governo Federal no Twitter, como ação de comunicação em saúde. Foram identificados os aspectos que compõem os post mais e menos acessados e os comentários feitos pelos usuários. Por meio da metodologia de análise de conteúdo, a ideia foi identificar os elementos que tornam as peças veiculadas nessa campanha atrativas, elencando esses parâmetros para que fosse possível estabelecer elementos para o desenvolvimento de campanhas mais efetivas de comunicação e promoção em saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T19:17:29Z2019-08-12T19:17:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1407porSILVA, Igor Leonardo Alves daCOUTINHO, Fernanda Gabriela de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:22:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
title ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
SILVA, Igor Leonardo Alves da
Comunicação pública
Promoção da Saúde
Publicidade social
Redes Sociais Digitai
title_short ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
title_full ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
title_sort ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ADOTADAS NA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE SOCIAL NO TWITTER
author SILVA, Igor Leonardo Alves da
author_facet SILVA, Igor Leonardo Alves da
COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade
author_role author
author2 COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Igor Leonardo Alves da
COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação pública
Promoção da Saúde
Publicidade social
Redes Sociais Digitai
topic Comunicação pública
Promoção da Saúde
Publicidade social
Redes Sociais Digitai
description Apesar das inúmeras ações governamentais e civis para levar informação à população sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, os casos de dengue aumentaram e novas patologias ganharam a atenção da saúde pública, como a chikungunya e a Zika. Assim, tornou-se importante analisar a estratégia da campanha nacional de combate ao mosquito transmissor desses males, utilizada no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, 19 de fevereiro de 2016. Foram feitas reflexões sobre os aspectos comunicativos da campanha de publicidade social veiculada pelo Governo Federal no Twitter, como ação de comunicação em saúde. Foram identificados os aspectos que compõem os post mais e menos acessados e os comentários feitos pelos usuários. Por meio da metodologia de análise de conteúdo, a ideia foi identificar os elementos que tornam as peças veiculadas nessa campanha atrativas, elencando esses parâmetros para que fosse possível estabelecer elementos para o desenvolvimento de campanhas mais efetivas de comunicação e promoção em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T19:17:29Z
2019-08-12T19:17:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1407
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771961773129728