O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUENO, Ricardo Henrique
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SOUZA, Anderson Wesley de Lima, VENTURA, Guilherme da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2513
Resumo: A era da informação traz consigo a necessidade de uma nova metodologia para o ensino, isto ocorre em todas as disciplinas existentes no currículo básico das escolas, e o ensino de Geografia também não poderia ser diferente. Os conceitos geográficos abordados pelo professor em aula não podem alicerçar-se apenas em métodos tradicionais, como por exemplo, utilizando-se mapas em papel, estáticos e expostos nas paredes das salas de aula ou somente nos livros didáticos, mas deve-se buscar novos recursos tecnológicos que contribuam para o ensino e que permitam a interatividade dos alunos com a informação geográfica. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi o de identificar e apresentar aos professores de Geografia, novas possibilidades de trabalhar com conteúdos ministrados em sala de aula a respeito dos fenômenos geográficos, desde os elementos ditos naturais, ou seja, aqueles em que o homem não configura-se como o agente modificador, ou até mesmo com aqueles em que é mais evidente a ação do homem na transformação do espaço geográfico. Para tanto, utilizou-se algumas das ferramentas disponíveis no software Google Earth Pró© e imagens salvas pelo programa de computador e editadas em quadros para a realização das possíveis análises. Considerou-se que o software Google Earth Pró© dispõe de boas imagens para a representação dos fenômenos da dinâmica terrestre, possibilitando um melhor aproveitamento do mecanismo de visualização cartográfica.
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BUENO, Ricardo Henrique
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