SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MINASSE, Catherine Yurie
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: PONTELLO, Vanessa Regina Bulla Vasconcellos, CALADO, Juliana de Oliveira Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9452
Resumo: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença sistêmica, devido a disseminação hematogênica das espiroquetas, apresenta diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária) e de evolução crônica, se não tratada. É conhecida como “a grande imitadora”, por apresentar manifestações multifacetadas e lesões incomuns que podem dificultar o diagnóstico precoce. O estágio secundário é marcado pelo polimorfismo das lesões cutâneas, incluem 4 formas principais a macular, papular, papuloescamosa e pustular. A sua apresentação nodular é rara com alguns relatos de caso na literatura. Neste artigo, descreve-se paciente do sexo masculino, 63 anos, pardo, com história de trauma no antebraço esquerdo há 6 meses. Evoluiu com lesões em placas violáceas anulares, com áreas de bordos elevados alternando com atrofia e nodulações. Negava sinais sistêmicos. Realizada biópsia com hipóteses de hanseníase, esporotricose e micobacteriose. Evidenciou-se dermatite crônica granulomatosa difusa com granulomas epitelioides, quantidade moderada de linfócitos, focos de plasmócitos e epiderme retificada. Provas treponêmicas e não-treponêmicas confirmaram o diagnóstico de sífilis secundária nodular. O caso reforça a importância da suspeita dessa doença que ainda é tão prevalente e mantém seu título de “a grande imitadora”.
id UNICESU -1_dc2909a1876f61d748ba74237bbc793b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9452
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇOInfecções sexualmente transmissíveisInfecções por treponemaSífilis cutâneaTreponema pallidumA sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença sistêmica, devido a disseminação hematogênica das espiroquetas, apresenta diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária) e de evolução crônica, se não tratada. É conhecida como “a grande imitadora”, por apresentar manifestações multifacetadas e lesões incomuns que podem dificultar o diagnóstico precoce. O estágio secundário é marcado pelo polimorfismo das lesões cutâneas, incluem 4 formas principais a macular, papular, papuloescamosa e pustular. A sua apresentação nodular é rara com alguns relatos de caso na literatura. Neste artigo, descreve-se paciente do sexo masculino, 63 anos, pardo, com história de trauma no antebraço esquerdo há 6 meses. Evoluiu com lesões em placas violáceas anulares, com áreas de bordos elevados alternando com atrofia e nodulações. Negava sinais sistêmicos. Realizada biópsia com hipóteses de hanseníase, esporotricose e micobacteriose. Evidenciou-se dermatite crônica granulomatosa difusa com granulomas epitelioides, quantidade moderada de linfócitos, focos de plasmócitos e epiderme retificada. Provas treponêmicas e não-treponêmicas confirmaram o diagnóstico de sífilis secundária nodular. O caso reforça a importância da suspeita dessa doença que ainda é tão prevalente e mantém seu título de “a grande imitadora”.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T17:43:24Z2022-04-05T17:43:24Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9452porEncontro Internacional de Produção CientíficaMINASSE, Catherine YuriePONTELLO, Vanessa Regina Bulla VasconcellosCALADO, Juliana de Oliveira Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-06T06:00:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
title SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
spellingShingle SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
MINASSE, Catherine Yurie
Infecções sexualmente transmissíveis
Infecções por treponema
Sífilis cutânea
Treponema pallidum
title_short SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
title_full SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
title_fullStr SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
title_full_unstemmed SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
title_sort SÍFILIS NODULAR SECUNDÁRIA: RARA APRESENTAÇÃO EM ANTEBRAÇO
author MINASSE, Catherine Yurie
author_facet MINASSE, Catherine Yurie
PONTELLO, Vanessa Regina Bulla Vasconcellos
CALADO, Juliana de Oliveira Alves
author_role author
author2 PONTELLO, Vanessa Regina Bulla Vasconcellos
CALADO, Juliana de Oliveira Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MINASSE, Catherine Yurie
PONTELLO, Vanessa Regina Bulla Vasconcellos
CALADO, Juliana de Oliveira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Infecções sexualmente transmissíveis
Infecções por treponema
Sífilis cutânea
Treponema pallidum
topic Infecções sexualmente transmissíveis
Infecções por treponema
Sífilis cutânea
Treponema pallidum
description A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença sistêmica, devido a disseminação hematogênica das espiroquetas, apresenta diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária) e de evolução crônica, se não tratada. É conhecida como “a grande imitadora”, por apresentar manifestações multifacetadas e lesões incomuns que podem dificultar o diagnóstico precoce. O estágio secundário é marcado pelo polimorfismo das lesões cutâneas, incluem 4 formas principais a macular, papular, papuloescamosa e pustular. A sua apresentação nodular é rara com alguns relatos de caso na literatura. Neste artigo, descreve-se paciente do sexo masculino, 63 anos, pardo, com história de trauma no antebraço esquerdo há 6 meses. Evoluiu com lesões em placas violáceas anulares, com áreas de bordos elevados alternando com atrofia e nodulações. Negava sinais sistêmicos. Realizada biópsia com hipóteses de hanseníase, esporotricose e micobacteriose. Evidenciou-se dermatite crônica granulomatosa difusa com granulomas epitelioides, quantidade moderada de linfócitos, focos de plasmócitos e epiderme retificada. Provas treponêmicas e não-treponêmicas confirmaram o diagnóstico de sífilis secundária nodular. O caso reforça a importância da suspeita dessa doença que ainda é tão prevalente e mantém seu título de “a grande imitadora”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-05T17:43:24Z
2022-04-05T17:43:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9452
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933919805440