PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GERALDO, Gabriel Roldi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ARTACHO, Bruno Meneguin, SILVA, Stefania Caroline Claudino da, LALA, Bruno, GASPARINO, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2988
Resumo: A micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum e pode causar diversos danos à saúde, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a ação direta sobre a mucosa intestinal, além da alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Os danos à mucosa intestinal e o acúmulo de intermediários esfingóides pode causar alteração nutricionais na carcaça dos animais, como aumento dos ácidos graxos saturados e redução dos ácidos graxos insaturados na carcaça, por meio de menor absorção de nutrientes oriundos da alimentação e do acúmulo de palmitoil CoA. Um estudo realizado no Brasil com amostras de ração oriundas de fazendas de tilápias-do-Nilo demonstrou contaminação por fumonisina B1 em 98% das amostras avaliadas representando um grande risco a estes animais, e os tornando um grupo alvo para estudos. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil dos ácidos graxos insaturados no músculo de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com níveis crescentes de fumonisina. O perfil dos ácidos graxos saturados foi analisado por cromatografia gasosa e os resultados avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade. O consumo de níveis crescentes de fumonisina promoveu alteração na maioria dos ácidos graxos avaliados na carcaça de alevinos de tilápia-do-Nilo.
id UNICESU -1_dea0a6f18e551cba29e8ff478e55fec1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2988
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINASMicotoxinasLipídiosPeixesA micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum e pode causar diversos danos à saúde, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a ação direta sobre a mucosa intestinal, além da alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Os danos à mucosa intestinal e o acúmulo de intermediários esfingóides pode causar alteração nutricionais na carcaça dos animais, como aumento dos ácidos graxos saturados e redução dos ácidos graxos insaturados na carcaça, por meio de menor absorção de nutrientes oriundos da alimentação e do acúmulo de palmitoil CoA. Um estudo realizado no Brasil com amostras de ração oriundas de fazendas de tilápias-do-Nilo demonstrou contaminação por fumonisina B1 em 98% das amostras avaliadas representando um grande risco a estes animais, e os tornando um grupo alvo para estudos. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil dos ácidos graxos insaturados no músculo de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com níveis crescentes de fumonisina. O perfil dos ácidos graxos saturados foi analisado por cromatografia gasosa e os resultados avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade. O consumo de níveis crescentes de fumonisina promoveu alteração na maioria dos ácidos graxos avaliados na carcaça de alevinos de tilápia-do-Nilo.UniCesumar2019-11-22T18:40:14Z2019-11-22T18:40:14Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2988otherGERALDO, Gabriel RoldiARTACHO, Bruno MeneguinSILVA, Stefania Caroline Claudino daLALA, BrunoGASPARINO, Elianereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:05.34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
title PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
spellingShingle PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
GERALDO, Gabriel Roldi
Micotoxinas
Lipídios
Peixes
title_short PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
title_full PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
title_fullStr PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
title_full_unstemmed PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
title_sort PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
author GERALDO, Gabriel Roldi
author_facet GERALDO, Gabriel Roldi
ARTACHO, Bruno Meneguin
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
LALA, Bruno
GASPARINO, Eliane
author_role author
author2 ARTACHO, Bruno Meneguin
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
LALA, Bruno
GASPARINO, Eliane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GERALDO, Gabriel Roldi
ARTACHO, Bruno Meneguin
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
LALA, Bruno
GASPARINO, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Micotoxinas
Lipídios
Peixes
topic Micotoxinas
Lipídios
Peixes
dc.description.none.fl_txt_mv A micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum e pode causar diversos danos à saúde, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a ação direta sobre a mucosa intestinal, além da alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Os danos à mucosa intestinal e o acúmulo de intermediários esfingóides pode causar alteração nutricionais na carcaça dos animais, como aumento dos ácidos graxos saturados e redução dos ácidos graxos insaturados na carcaça, por meio de menor absorção de nutrientes oriundos da alimentação e do acúmulo de palmitoil CoA. Um estudo realizado no Brasil com amostras de ração oriundas de fazendas de tilápias-do-Nilo demonstrou contaminação por fumonisina B1 em 98% das amostras avaliadas representando um grande risco a estes animais, e os tornando um grupo alvo para estudos. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil dos ácidos graxos insaturados no músculo de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com níveis crescentes de fumonisina. O perfil dos ácidos graxos saturados foi analisado por cromatografia gasosa e os resultados avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade. O consumo de níveis crescentes de fumonisina promoveu alteração na maioria dos ácidos graxos avaliados na carcaça de alevinos de tilápia-do-Nilo.
description A micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum e pode causar diversos danos à saúde, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a ação direta sobre a mucosa intestinal, além da alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Os danos à mucosa intestinal e o acúmulo de intermediários esfingóides pode causar alteração nutricionais na carcaça dos animais, como aumento dos ácidos graxos saturados e redução dos ácidos graxos insaturados na carcaça, por meio de menor absorção de nutrientes oriundos da alimentação e do acúmulo de palmitoil CoA. Um estudo realizado no Brasil com amostras de ração oriundas de fazendas de tilápias-do-Nilo demonstrou contaminação por fumonisina B1 em 98% das amostras avaliadas representando um grande risco a estes animais, e os tornando um grupo alvo para estudos. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil dos ácidos graxos insaturados no músculo de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com níveis crescentes de fumonisina. O perfil dos ácidos graxos saturados foi analisado por cromatografia gasosa e os resultados avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade. O consumo de níveis crescentes de fumonisina promoveu alteração na maioria dos ácidos graxos avaliados na carcaça de alevinos de tilápia-do-Nilo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-22T18:40:14Z
2019-11-22T18:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2988
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2988
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639292686336