Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Renata
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/542
Resumo: A Odontologia vem sendo associada a agravos à saúde dos profis-sionais em virtude de hábitos, posturas e patologias advindas da profissão. A Endo-dontia, é uma especialidade que requer a utilização de diversos materiais, instru-mentais e longas sessões clínicas, expondo constantemente o profissional à riscos ocupacionais. OBJETIVO: Conhecer a ocorrência de sintomas osteomusculares em cirurgiões-dentistas, especialistas em Endodontia, da cidade de Maringá, Paraná e sugerir práticas preventivas em seu cotidiano profissional. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho observacional. A amostra foi composta por 25 endodontistas que concordaram em participar da pesquisa. O instrumento constou de dois questionários compostos por questões abertas, fechadas e mistas. Os dados obtidos foram tabulados em planilha do programa Microsoft Excel 2010 e analisados estatisticamente com o auxílio do Software Statistica 8.0. Para as variáveis qualitati-vas foram utilizadas tabelas de frequências com percentual, seguido do teste Exato de Fisher para verificar possíveis diferenças entre variáveis. RESULTADOS: Houve um predomínio de endodontistas do gênero feminino (68%). Os pesqui-sados apresentaram idade entre 28 a 57 anos, sendo que a maioria (80%) exerce sua atividade ocupacional em seu consultório particular. Os profissionais referiram a presença de dor em várias regiões do corpo e regiões mais citadas foram a região lombar (60%) e a região do pescoço (52%). CONCLUSÃO: O conhecimento dos sintomas osteomusculares relatados pelos endodontistas de Maringá, Paraná, per-mitem sugerir práticas preventivas específicas em seu cotidiano profissional. Sugere-se aos endodontistas, inserir um conjunto de medidas em sua rotina laboral, como a prática ergonômica e a prática de ginástica laboral, a fim de prevenir a ocorrência de sintomas osteomusculares e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
id UNICESU -1_e0905a505eb95a71d89994e20e7ec117
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/542
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivasEndodontiaDor musculoesqueléticaPrevenção de doençasQualidade de vidaA Odontologia vem sendo associada a agravos à saúde dos profis-sionais em virtude de hábitos, posturas e patologias advindas da profissão. A Endo-dontia, é uma especialidade que requer a utilização de diversos materiais, instru-mentais e longas sessões clínicas, expondo constantemente o profissional à riscos ocupacionais. OBJETIVO: Conhecer a ocorrência de sintomas osteomusculares em cirurgiões-dentistas, especialistas em Endodontia, da cidade de Maringá, Paraná e sugerir práticas preventivas em seu cotidiano profissional. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho observacional. A amostra foi composta por 25 endodontistas que concordaram em participar da pesquisa. O instrumento constou de dois questionários compostos por questões abertas, fechadas e mistas. Os dados obtidos foram tabulados em planilha do programa Microsoft Excel 2010 e analisados estatisticamente com o auxílio do Software Statistica 8.0. Para as variáveis qualitati-vas foram utilizadas tabelas de frequências com percentual, seguido do teste Exato de Fisher para verificar possíveis diferenças entre variáveis. RESULTADOS: Houve um predomínio de endodontistas do gênero feminino (68%). Os pesqui-sados apresentaram idade entre 28 a 57 anos, sendo que a maioria (80%) exerce sua atividade ocupacional em seu consultório particular. Os profissionais referiram a presença de dor em várias regiões do corpo e regiões mais citadas foram a região lombar (60%) e a região do pescoço (52%). CONCLUSÃO: O conhecimento dos sintomas osteomusculares relatados pelos endodontistas de Maringá, Paraná, per-mitem sugerir práticas preventivas específicas em seu cotidiano profissional. Sugere-se aos endodontistas, inserir um conjunto de medidas em sua rotina laboral, como a prática ergonômica e a prática de ginástica laboral, a fim de prevenir a ocorrência de sintomas osteomusculares e melhorar a qualidade de vida no trabalho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMARTINS JUNIOR, JoaquimVICTORINO, Fausto RodrigoFERNANDES, Renata2018-05-25T19:01:20Z2018-05-25T19:01:20Z2014-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T12:36:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
title Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
spellingShingle Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
FERNANDES, Renata
Endodontia
Dor musculoesquelética
Prevenção de doenças
Qualidade de vida
title_short Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
title_full Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
title_fullStr Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
title_full_unstemmed Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
title_sort Ocorrência de sintomas osteomusculares em endodontistas: sugestão de práticas preventivas
author FERNANDES, Renata
author_facet FERNANDES, Renata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS JUNIOR, Joaquim
VICTORINO, Fausto Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Endodontia
Dor musculoesquelética
Prevenção de doenças
Qualidade de vida
topic Endodontia
Dor musculoesquelética
Prevenção de doenças
Qualidade de vida
description A Odontologia vem sendo associada a agravos à saúde dos profis-sionais em virtude de hábitos, posturas e patologias advindas da profissão. A Endo-dontia, é uma especialidade que requer a utilização de diversos materiais, instru-mentais e longas sessões clínicas, expondo constantemente o profissional à riscos ocupacionais. OBJETIVO: Conhecer a ocorrência de sintomas osteomusculares em cirurgiões-dentistas, especialistas em Endodontia, da cidade de Maringá, Paraná e sugerir práticas preventivas em seu cotidiano profissional. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho observacional. A amostra foi composta por 25 endodontistas que concordaram em participar da pesquisa. O instrumento constou de dois questionários compostos por questões abertas, fechadas e mistas. Os dados obtidos foram tabulados em planilha do programa Microsoft Excel 2010 e analisados estatisticamente com o auxílio do Software Statistica 8.0. Para as variáveis qualitati-vas foram utilizadas tabelas de frequências com percentual, seguido do teste Exato de Fisher para verificar possíveis diferenças entre variáveis. RESULTADOS: Houve um predomínio de endodontistas do gênero feminino (68%). Os pesqui-sados apresentaram idade entre 28 a 57 anos, sendo que a maioria (80%) exerce sua atividade ocupacional em seu consultório particular. Os profissionais referiram a presença de dor em várias regiões do corpo e regiões mais citadas foram a região lombar (60%) e a região do pescoço (52%). CONCLUSÃO: O conhecimento dos sintomas osteomusculares relatados pelos endodontistas de Maringá, Paraná, per-mitem sugerir práticas preventivas específicas em seu cotidiano profissional. Sugere-se aos endodontistas, inserir um conjunto de medidas em sua rotina laboral, como a prática ergonômica e a prática de ginástica laboral, a fim de prevenir a ocorrência de sintomas osteomusculares e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-25
2018-05-25T19:01:20Z
2018-05-25T19:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/542
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959377133568