AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCIOLI, Ana Luiza de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BARBOSA, Alan Deniver Chimenes, YAMAGUCHI, Mirian Ueda, BERNUCI, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3156
Resumo: Diante do fato de que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo, torna-se relevante a realização de uma avaliação dos dados do SISMAMA/SISCAN, com foco nos sistemas locais de saúde, a fim de se identificar fatores regionais específicos que devem ser enfrentados para aprimorar o sistema de rastreamento e reduzir a mortalidade relacionada à doença. Para tal, foram analisados os relatórios gerados pelo SISCAN, entre os anos de 2014 e 2015, acessados através dos computadores da 15ª Regional de detecção de câncer de mama, localizada em Maringá-PR. A população estudada foi a de mulheres maringaenses que realizaram mamografia entre os anos de 2014 e 2015 e, dessa população, aquelas que realizaram biópsia. Quase 80% das mamografias foram feitas dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e todas as mulheres diagnosticadas com CA de mama obtiveram o resultado do histopatológico em menos de 30 dias. Com base nestes resultados, fica evidente que o programa de detecção precoce do câncer de mama no município de Maringá está sendo realizado em acordo com as diretrizes do INCA, no entanto, 20% das mamografias foram realizadas em mulheres fora da faixa etária preconizada. Este erro no rastreio expõe desnecessariamente uma considerável parcela da população feminina à mamografia e gera, consequentemente, gastos que poderiam ser direcionados para outros aspectos do programa de controle do câncer de mama.
id UNICESU -1_ec8393e0394f9222a7d57f5728fefa8a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3156
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PRMamaPrevençãoRastreamentoIndicadoresDiante do fato de que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo, torna-se relevante a realização de uma avaliação dos dados do SISMAMA/SISCAN, com foco nos sistemas locais de saúde, a fim de se identificar fatores regionais específicos que devem ser enfrentados para aprimorar o sistema de rastreamento e reduzir a mortalidade relacionada à doença. Para tal, foram analisados os relatórios gerados pelo SISCAN, entre os anos de 2014 e 2015, acessados através dos computadores da 15ª Regional de detecção de câncer de mama, localizada em Maringá-PR. A população estudada foi a de mulheres maringaenses que realizaram mamografia entre os anos de 2014 e 2015 e, dessa população, aquelas que realizaram biópsia. Quase 80% das mamografias foram feitas dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e todas as mulheres diagnosticadas com CA de mama obtiveram o resultado do histopatológico em menos de 30 dias. Com base nestes resultados, fica evidente que o programa de detecção precoce do câncer de mama no município de Maringá está sendo realizado em acordo com as diretrizes do INCA, no entanto, 20% das mamografias foram realizadas em mulheres fora da faixa etária preconizada. Este erro no rastreio expõe desnecessariamente uma considerável parcela da população feminina à mamografia e gera, consequentemente, gastos que poderiam ser direcionados para outros aspectos do programa de controle do câncer de mama.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-27T14:13:55Z2019-11-27T14:13:55Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3156porFRANCIOLI, Ana Luiza de SouzaBARBOSA, Alan Deniver ChimenesYAMAGUCHI, Mirian UedaBERNUCI, Marcelo Picinininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:25ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
title AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
spellingShingle AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
FRANCIOLI, Ana Luiza de Souza
Mama
Prevenção
Rastreamento
Indicadores
title_short AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
title_full AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
title_fullStr AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
title_sort AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
author FRANCIOLI, Ana Luiza de Souza
author_facet FRANCIOLI, Ana Luiza de Souza
BARBOSA, Alan Deniver Chimenes
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
BERNUCI, Marcelo Picinin
author_role author
author2 BARBOSA, Alan Deniver Chimenes
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
BERNUCI, Marcelo Picinin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCIOLI, Ana Luiza de Souza
BARBOSA, Alan Deniver Chimenes
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
BERNUCI, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Mama
Prevenção
Rastreamento
Indicadores
topic Mama
Prevenção
Rastreamento
Indicadores
description Diante do fato de que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo, torna-se relevante a realização de uma avaliação dos dados do SISMAMA/SISCAN, com foco nos sistemas locais de saúde, a fim de se identificar fatores regionais específicos que devem ser enfrentados para aprimorar o sistema de rastreamento e reduzir a mortalidade relacionada à doença. Para tal, foram analisados os relatórios gerados pelo SISCAN, entre os anos de 2014 e 2015, acessados através dos computadores da 15ª Regional de detecção de câncer de mama, localizada em Maringá-PR. A população estudada foi a de mulheres maringaenses que realizaram mamografia entre os anos de 2014 e 2015 e, dessa população, aquelas que realizaram biópsia. Quase 80% das mamografias foram feitas dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e todas as mulheres diagnosticadas com CA de mama obtiveram o resultado do histopatológico em menos de 30 dias. Com base nestes resultados, fica evidente que o programa de detecção precoce do câncer de mama no município de Maringá está sendo realizado em acordo com as diretrizes do INCA, no entanto, 20% das mamografias foram realizadas em mulheres fora da faixa etária preconizada. Este erro no rastreio expõe desnecessariamente uma considerável parcela da população feminina à mamografia e gera, consequentemente, gastos que poderiam ser direcionados para outros aspectos do programa de controle do câncer de mama.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T14:13:55Z
2019-11-27T14:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3156
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771939917660160