UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KURTZ, Felipe Moraes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CIANI, Andréia Büttner
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563
Resumo: O artigo é baseado em uma experiência de um dos autores, o qual propôs uma lista diagnóstica e de revisão a um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma instituição pública do interior de Mato Grosso e que visava realizar as provas do Enem 2020. A proposição da lista de exercícios, fundamentada na percepção realística, auxiliaria, ao intentar a exploração de alguns conhecimentos sólidos dos estudantes, na elaboração de uma aula de revisão a ser ministrada em janeiro de 2021, anterior à data de realização do exame. Mediante a atuação indecorosa dos estudantes, os autores incumbiram-se de averiguar as potencialidades da lista ao que tange à concepção de Matemática difundida pela Educação Matemática Realística. Cerca de dois meses após a formulação da lista, ao executar uma nova análise das tarefas que a compunham, pairou-se aos olhos dos autores um montante significativo de tarefas pouco pertinentes às propostas realísticas. Os autores, ao longo da análise, reconsideraram, pautados em De Lange, as classificações de algumas tarefas e atentaram-se ao cumprimento, ou não, das singularidades que concebem o desígnio de um problema ideal, segundo Heuvel-Panhuizen e Freudenthal. Ao final, constatou-se que algumas tentativas de esquivar-se de características negativas à proposição de tarefas na RME foram em vão; além disso, observou-se o amadurecimento perante a teoria holandesa como decisivo para avultar a criticidade frente às tarefas inicialmente selecionadas, evidenciando a incompatibilidade entre as propostas de algumas delas e aquilo que era almejado pelos autores.
id UNICESU -1_f36a9e68bdf28df22d8281c5fa2964fb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9563
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICAEnsino de matemáticaLista de tarefasEducação matemáticaRMEO artigo é baseado em uma experiência de um dos autores, o qual propôs uma lista diagnóstica e de revisão a um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma instituição pública do interior de Mato Grosso e que visava realizar as provas do Enem 2020. A proposição da lista de exercícios, fundamentada na percepção realística, auxiliaria, ao intentar a exploração de alguns conhecimentos sólidos dos estudantes, na elaboração de uma aula de revisão a ser ministrada em janeiro de 2021, anterior à data de realização do exame. Mediante a atuação indecorosa dos estudantes, os autores incumbiram-se de averiguar as potencialidades da lista ao que tange à concepção de Matemática difundida pela Educação Matemática Realística. Cerca de dois meses após a formulação da lista, ao executar uma nova análise das tarefas que a compunham, pairou-se aos olhos dos autores um montante significativo de tarefas pouco pertinentes às propostas realísticas. Os autores, ao longo da análise, reconsideraram, pautados em De Lange, as classificações de algumas tarefas e atentaram-se ao cumprimento, ou não, das singularidades que concebem o desígnio de um problema ideal, segundo Heuvel-Panhuizen e Freudenthal. Ao final, constatou-se que algumas tentativas de esquivar-se de características negativas à proposição de tarefas na RME foram em vão; além disso, observou-se o amadurecimento perante a teoria holandesa como decisivo para avultar a criticidade frente às tarefas inicialmente selecionadas, evidenciando a incompatibilidade entre as propostas de algumas delas e aquilo que era almejado pelos autores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-12T14:44:22Z2022-04-12T14:44:22Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563porEncontro Internacional de Produção CientíficaKURTZ, Felipe MoraesCIANI, Andréia Büttnerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-13T06:02:08ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
title UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
spellingShingle UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
KURTZ, Felipe Moraes
Ensino de matemática
Lista de tarefas
Educação matemática
RME
title_short UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
title_full UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
title_fullStr UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
title_full_unstemmed UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
title_sort UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
author KURTZ, Felipe Moraes
author_facet KURTZ, Felipe Moraes
CIANI, Andréia Büttner
author_role author
author2 CIANI, Andréia Büttner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KURTZ, Felipe Moraes
CIANI, Andréia Büttner
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Lista de tarefas
Educação matemática
RME
topic Ensino de matemática
Lista de tarefas
Educação matemática
RME
description O artigo é baseado em uma experiência de um dos autores, o qual propôs uma lista diagnóstica e de revisão a um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma instituição pública do interior de Mato Grosso e que visava realizar as provas do Enem 2020. A proposição da lista de exercícios, fundamentada na percepção realística, auxiliaria, ao intentar a exploração de alguns conhecimentos sólidos dos estudantes, na elaboração de uma aula de revisão a ser ministrada em janeiro de 2021, anterior à data de realização do exame. Mediante a atuação indecorosa dos estudantes, os autores incumbiram-se de averiguar as potencialidades da lista ao que tange à concepção de Matemática difundida pela Educação Matemática Realística. Cerca de dois meses após a formulação da lista, ao executar uma nova análise das tarefas que a compunham, pairou-se aos olhos dos autores um montante significativo de tarefas pouco pertinentes às propostas realísticas. Os autores, ao longo da análise, reconsideraram, pautados em De Lange, as classificações de algumas tarefas e atentaram-se ao cumprimento, ou não, das singularidades que concebem o desígnio de um problema ideal, segundo Heuvel-Panhuizen e Freudenthal. Ao final, constatou-se que algumas tentativas de esquivar-se de características negativas à proposição de tarefas na RME foram em vão; além disso, observou-se o amadurecimento perante a teoria holandesa como decisivo para avultar a criticidade frente às tarefas inicialmente selecionadas, evidenciando a incompatibilidade entre as propostas de algumas delas e aquilo que era almejado pelos autores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-12T14:44:22Z
2022-04-12T14:44:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771938980233216