PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIBÓRIO, Flavia Helena de Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FELIPE, Daniele Fernanda, BIDO, Graciene de Souza
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4010
Resumo: A fitoterapia tem se tornado cada vez mais relevante para o tratamento, cura e prevenção de doenças. O câncer é atualmente uma das principais causas de morte no mundo e vários extratos vegetais são popularmente usados para prevenir a carcinogênese, reduzir o tamanho dos tumores ou aliviar sintomas. Estudos indicam que a maioria dos produtos vegetais com eficácia anticancerígena possuem altos níveis de polifenóis ou outros antioxidantes. Além de propriedades antioxidantes, alguns compostos evidenciam propriedades citotóxicas, que podem ajudar na prevenção e/ou eliminação do câncer, além de inibir o desenvolvimento de microorganismos. O Aranto (Kalanchoe daigremontiana) sintetiza bufadienolidos com propriedades citotóxicas, antitumorais e cardiotônicas e acredita- se que apresente elevado teor proteico. O látex do Avelós (Euphorbia tirucalli) pode ter propriedades que reduzem o crescimento tumoral e apresenta o eufol que tem demonstrado ação anticancerígena. Considerando a necessidade de novas alternativas de fontes naturais para o tratamento do câncer que minimizem os efeitos colaterais promovidos pelos tratamentos químicos convencionais, este estudo investigará a atividade antioxidante e antimicrobiana, o conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides e o conteúdo proteico do Aranto e do Avelós. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera- se que ambas as espécies apresentem atividade antimicrobiana e potencial para utilização no tratamento e prevenção do câncer, identificando atividade antioxidante e dose para administração dos extratos com reduzida toxicidade.
id UNICESU -1_f4b1865665be40d7abbc47aea53cb26a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4010
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICOEuporbia tirucallFitoterapiaKalanchoe daigremontianaA fitoterapia tem se tornado cada vez mais relevante para o tratamento, cura e prevenção de doenças. O câncer é atualmente uma das principais causas de morte no mundo e vários extratos vegetais são popularmente usados para prevenir a carcinogênese, reduzir o tamanho dos tumores ou aliviar sintomas. Estudos indicam que a maioria dos produtos vegetais com eficácia anticancerígena possuem altos níveis de polifenóis ou outros antioxidantes. Além de propriedades antioxidantes, alguns compostos evidenciam propriedades citotóxicas, que podem ajudar na prevenção e/ou eliminação do câncer, além de inibir o desenvolvimento de microorganismos. O Aranto (Kalanchoe daigremontiana) sintetiza bufadienolidos com propriedades citotóxicas, antitumorais e cardiotônicas e acredita- se que apresente elevado teor proteico. O látex do Avelós (Euphorbia tirucalli) pode ter propriedades que reduzem o crescimento tumoral e apresenta o eufol que tem demonstrado ação anticancerígena. Considerando a necessidade de novas alternativas de fontes naturais para o tratamento do câncer que minimizem os efeitos colaterais promovidos pelos tratamentos químicos convencionais, este estudo investigará a atividade antioxidante e antimicrobiana, o conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides e o conteúdo proteico do Aranto e do Avelós. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera- se que ambas as espécies apresentem atividade antimicrobiana e potencial para utilização no tratamento e prevenção do câncer, identificando atividade antioxidante e dose para administração dos extratos com reduzida toxicidade.UniCesumar2020-01-08T19:26:25Z2020-01-08T19:26:25Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4010otherLIBÓRIO, Flavia Helena de MouraFELIPE, Daniele FernandaBIDO, Graciene de Souzareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:16.674Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
title PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
spellingShingle PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
LIBÓRIO, Flavia Helena de Moura
Euporbia tirucall
Fitoterapia
Kalanchoe daigremontiana
title_short PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
title_full PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
title_fullStr PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
title_full_unstemmed PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
title_sort PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
author LIBÓRIO, Flavia Helena de Moura
author_facet LIBÓRIO, Flavia Helena de Moura
FELIPE, Daniele Fernanda
BIDO, Graciene de Souza
author_role author
author2 FELIPE, Daniele Fernanda
BIDO, Graciene de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIBÓRIO, Flavia Helena de Moura
FELIPE, Daniele Fernanda
BIDO, Graciene de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Euporbia tirucall
Fitoterapia
Kalanchoe daigremontiana
topic Euporbia tirucall
Fitoterapia
Kalanchoe daigremontiana
dc.description.none.fl_txt_mv A fitoterapia tem se tornado cada vez mais relevante para o tratamento, cura e prevenção de doenças. O câncer é atualmente uma das principais causas de morte no mundo e vários extratos vegetais são popularmente usados para prevenir a carcinogênese, reduzir o tamanho dos tumores ou aliviar sintomas. Estudos indicam que a maioria dos produtos vegetais com eficácia anticancerígena possuem altos níveis de polifenóis ou outros antioxidantes. Além de propriedades antioxidantes, alguns compostos evidenciam propriedades citotóxicas, que podem ajudar na prevenção e/ou eliminação do câncer, além de inibir o desenvolvimento de microorganismos. O Aranto (Kalanchoe daigremontiana) sintetiza bufadienolidos com propriedades citotóxicas, antitumorais e cardiotônicas e acredita- se que apresente elevado teor proteico. O látex do Avelós (Euphorbia tirucalli) pode ter propriedades que reduzem o crescimento tumoral e apresenta o eufol que tem demonstrado ação anticancerígena. Considerando a necessidade de novas alternativas de fontes naturais para o tratamento do câncer que minimizem os efeitos colaterais promovidos pelos tratamentos químicos convencionais, este estudo investigará a atividade antioxidante e antimicrobiana, o conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides e o conteúdo proteico do Aranto e do Avelós. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera- se que ambas as espécies apresentem atividade antimicrobiana e potencial para utilização no tratamento e prevenção do câncer, identificando atividade antioxidante e dose para administração dos extratos com reduzida toxicidade.
description A fitoterapia tem se tornado cada vez mais relevante para o tratamento, cura e prevenção de doenças. O câncer é atualmente uma das principais causas de morte no mundo e vários extratos vegetais são popularmente usados para prevenir a carcinogênese, reduzir o tamanho dos tumores ou aliviar sintomas. Estudos indicam que a maioria dos produtos vegetais com eficácia anticancerígena possuem altos níveis de polifenóis ou outros antioxidantes. Além de propriedades antioxidantes, alguns compostos evidenciam propriedades citotóxicas, que podem ajudar na prevenção e/ou eliminação do câncer, além de inibir o desenvolvimento de microorganismos. O Aranto (Kalanchoe daigremontiana) sintetiza bufadienolidos com propriedades citotóxicas, antitumorais e cardiotônicas e acredita- se que apresente elevado teor proteico. O látex do Avelós (Euphorbia tirucalli) pode ter propriedades que reduzem o crescimento tumoral e apresenta o eufol que tem demonstrado ação anticancerígena. Considerando a necessidade de novas alternativas de fontes naturais para o tratamento do câncer que minimizem os efeitos colaterais promovidos pelos tratamentos químicos convencionais, este estudo investigará a atividade antioxidante e antimicrobiana, o conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides e o conteúdo proteico do Aranto e do Avelós. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera- se que ambas as espécies apresentem atividade antimicrobiana e potencial para utilização no tratamento e prevenção do câncer, identificando atividade antioxidante e dose para administração dos extratos com reduzida toxicidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T19:26:25Z
2020-01-08T19:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4010
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4010
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948610306899968