ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3836 |
Resumo: | A metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado. |
id |
UNICESU -1_f4e6da0f3634a3ec733d6226a67ef1a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3836 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEMAprendizagemMetodologia ativaEducação pré - médicaA metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado.UniCesumar2020-01-06T18:01:22Z2020-01-06T18:01:22Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3836otherCREVELIM, Karoline RodriguesSILVA, Débora FranciscoGDLA, JéssicaSOUZA, Fernando deMURAD, Ivanreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:50.298Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
spellingShingle |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM CREVELIM, Karoline Rodrigues Aprendizagem Metodologia ativa Educação pré - médica |
title_short |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_full |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_fullStr |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_full_unstemmed |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_sort |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
author |
CREVELIM, Karoline Rodrigues |
author_facet |
CREVELIM, Karoline Rodrigues SILVA, Débora Francisco GDLA, Jéssica SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Débora Francisco GDLA, Jéssica SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CREVELIM, Karoline Rodrigues SILVA, Débora Francisco GDLA, Jéssica SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Metodologia ativa Educação pré - médica |
topic |
Aprendizagem Metodologia ativa Educação pré - médica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado. |
description |
A metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 2020-01-06T18:01:22Z 2020-01-06T18:01:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3836 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948602835795968 |