Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IMAI , Hugo Eiji
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8956
Resumo: A previsão de rendimento de energia é essencial na avaliação da viabilidade de um projeto fotovoltaico, pois ela estima a produção total de energia de um sistema fotovoltaico em um local específico. Os modelos de desempenho são representações de equações matemáticas usadas para estimar a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos. Os modelos de desempenho fotovoltaico estão sujeitos a uma série de erros derivados das diferentes etapas na cadeia de modelagem do sistema fotovoltaico. O principal objetivo deste estudo foi avaliar diferentes combinações de submodelos individuais para validar um modelo de desempenho fotovoltaico com boa precisão de um sistema fotovoltaico real de uma edificação comercial, e utilizar este modelo para realizar a simulação e otimização buscando o aumento da sua matriz energética. Para isto, foram estudados um total de 16 modelos de desempenho fotovoltaico derivados da combinação de quatro modelos de decomposição, quatro modelos de transposição, um modelo de módulo fotovoltaico e um modelo de inversor. Todos os modelos de desempenho fotovoltaico foram implementados computacionalmente e seus desempenhos foram comparados com as medições coletadas por um sistema de aquisição de dados de um sistema fotovoltaico real de 2,2 kWp. O melhor modelo de desempenho fotovoltaico encontrado foi o de Orgill e Hollands + Tian + Villalva + Notton, e apresentou uma precisão de R2 de 0,8455, MBE de 10,1088 (5,1336% rMBE) e RMSE de 29,6038 (15,099% rRMSE) em relação à potência medida, o que está de acordo com os valores relatados na literatura. Para a simulação, o modelo validado com substituição dos módulos fotovoltaicos e inversores obtiveram um aumento de 2,25% na energia produzida instalada, enquanto que na otimização alterando os ângulos de orientação e inclinação dos módulos foi obtido um aumento de 2,35 %. Ambas as situações contribuem para o melhor aproveitamento do sistema instalado, e consequentemente para o aumento da matriz energética renovável e o desenvolvimento sustentável.
id UNICESU -1_fbdd2efb7b5cda43e93af5ea838035f6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8956
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaicaEnergia renovávelModelo matemáticoPerformanceA previsão de rendimento de energia é essencial na avaliação da viabilidade de um projeto fotovoltaico, pois ela estima a produção total de energia de um sistema fotovoltaico em um local específico. Os modelos de desempenho são representações de equações matemáticas usadas para estimar a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos. Os modelos de desempenho fotovoltaico estão sujeitos a uma série de erros derivados das diferentes etapas na cadeia de modelagem do sistema fotovoltaico. O principal objetivo deste estudo foi avaliar diferentes combinações de submodelos individuais para validar um modelo de desempenho fotovoltaico com boa precisão de um sistema fotovoltaico real de uma edificação comercial, e utilizar este modelo para realizar a simulação e otimização buscando o aumento da sua matriz energética. Para isto, foram estudados um total de 16 modelos de desempenho fotovoltaico derivados da combinação de quatro modelos de decomposição, quatro modelos de transposição, um modelo de módulo fotovoltaico e um modelo de inversor. Todos os modelos de desempenho fotovoltaico foram implementados computacionalmente e seus desempenhos foram comparados com as medições coletadas por um sistema de aquisição de dados de um sistema fotovoltaico real de 2,2 kWp. O melhor modelo de desempenho fotovoltaico encontrado foi o de Orgill e Hollands + Tian + Villalva + Notton, e apresentou uma precisão de R2 de 0,8455, MBE de 10,1088 (5,1336% rMBE) e RMSE de 29,6038 (15,099% rRMSE) em relação à potência medida, o que está de acordo com os valores relatados na literatura. Para a simulação, o modelo validado com substituição dos módulos fotovoltaicos e inversores obtiveram um aumento de 2,25% na energia produzida instalada, enquanto que na otimização alterando os ângulos de orientação e inclinação dos módulos foi obtido um aumento de 2,35 %. Ambas as situações contribuem para o melhor aproveitamento do sistema instalado, e consequentemente para o aumento da matriz energética renovável e o desenvolvimento sustentável.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilTecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental (Mestrado)UNICESUMARREZENDE, Luciana Cristina Soto HerekIMAI , Hugo Eiji2021-03-24T18:08:48Z2021-03-24T18:08:48Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-26T06:01:54ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
title Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
spellingShingle Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
IMAI , Hugo Eiji
Energia renovável
Modelo matemático
Performance
title_short Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
title_full Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
title_fullStr Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
title_full_unstemmed Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
title_sort Simulação computacional como ferramenta de otimização na geração de energia solar fotovoltaica
author IMAI , Hugo Eiji
author_facet IMAI , Hugo Eiji
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
dc.contributor.author.fl_str_mv IMAI , Hugo Eiji
dc.subject.por.fl_str_mv Energia renovável
Modelo matemático
Performance
topic Energia renovável
Modelo matemático
Performance
description A previsão de rendimento de energia é essencial na avaliação da viabilidade de um projeto fotovoltaico, pois ela estima a produção total de energia de um sistema fotovoltaico em um local específico. Os modelos de desempenho são representações de equações matemáticas usadas para estimar a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos. Os modelos de desempenho fotovoltaico estão sujeitos a uma série de erros derivados das diferentes etapas na cadeia de modelagem do sistema fotovoltaico. O principal objetivo deste estudo foi avaliar diferentes combinações de submodelos individuais para validar um modelo de desempenho fotovoltaico com boa precisão de um sistema fotovoltaico real de uma edificação comercial, e utilizar este modelo para realizar a simulação e otimização buscando o aumento da sua matriz energética. Para isto, foram estudados um total de 16 modelos de desempenho fotovoltaico derivados da combinação de quatro modelos de decomposição, quatro modelos de transposição, um modelo de módulo fotovoltaico e um modelo de inversor. Todos os modelos de desempenho fotovoltaico foram implementados computacionalmente e seus desempenhos foram comparados com as medições coletadas por um sistema de aquisição de dados de um sistema fotovoltaico real de 2,2 kWp. O melhor modelo de desempenho fotovoltaico encontrado foi o de Orgill e Hollands + Tian + Villalva + Notton, e apresentou uma precisão de R2 de 0,8455, MBE de 10,1088 (5,1336% rMBE) e RMSE de 29,6038 (15,099% rRMSE) em relação à potência medida, o que está de acordo com os valores relatados na literatura. Para a simulação, o modelo validado com substituição dos módulos fotovoltaicos e inversores obtiveram um aumento de 2,25% na energia produzida instalada, enquanto que na otimização alterando os ângulos de orientação e inclinação dos módulos foi obtido um aumento de 2,35 %. Ambas as situações contribuem para o melhor aproveitamento do sistema instalado, e consequentemente para o aumento da matriz energética renovável e o desenvolvimento sustentável.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
2021-03-24T18:08:48Z
2021-03-24T18:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8956
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771937090699264