PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORESCHI, Lívia Karling
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SCANDALO, Mariane Hernandes, BERNUCI, Marcelo Picinin, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2054
Resumo: Esse estudo tem como objetivos detectar a percepção dos profissionais da saúde sobre a Prevenção Quaternária (P4), sua aplicação na promoção e prevenção da saúde, além de mostrar o conhecimento de outros profissionais da saúde em relação ao tema. A importância disto se baseia em prevenir malefícios aos pacientes devido aos cuidados excessivos e ações exageradas, como hipermedicalizações e exames diagnósticos desnecessários. Segundo a OMS 50% dos medicamentos são prescritos de forma errada. Além disso, com os exageros relacionados à saúde há a elevação dos gastos nos hospitais e na saúde pública brasileira. Outra importância desse assunto é capacitar tanto os médicos, quanto outros profissionais da saúde sobre as melhores formas de cuidado, evitando ações iatrogênicas. Trata-se de estudo transversal, analítico, quantitativo e exploratório. O cálculo amostral será feito como base o número total de médicos cadastrados no conselho regional de medicina da cidade de Maringá-Pr. Será utilizado um formulário estruturado com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico e questões objetivas sobre a prevenção quaternária que será enviado por e-mail para médicos cadastrados no CRM-PR, nos quais serão informados sobre o objetivo da pesquisa, terão garantia de sigilo e assinarão termo de consentimento livre e esclarecido. Após coletados, os dados serão aplicados em uma planilha Excel e realizado testes estatísticos para melhor aproveitamento dos resultados. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Unicesumar. Por fim, espera-se identificar o nível de conhecimento dos médicos em relação ao tema e como o aplicam a P4 na promoção da saúde.
id UNICESU-1_0d8da9fb7f8fab13146f4f8204046462
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2054
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIAPrevenção de malefíciosProfissionais da saúdePromoção da saúdeEsse estudo tem como objetivos detectar a percepção dos profissionais da saúde sobre a Prevenção Quaternária (P4), sua aplicação na promoção e prevenção da saúde, além de mostrar o conhecimento de outros profissionais da saúde em relação ao tema. A importância disto se baseia em prevenir malefícios aos pacientes devido aos cuidados excessivos e ações exageradas, como hipermedicalizações e exames diagnósticos desnecessários. Segundo a OMS 50% dos medicamentos são prescritos de forma errada. Além disso, com os exageros relacionados à saúde há a elevação dos gastos nos hospitais e na saúde pública brasileira. Outra importância desse assunto é capacitar tanto os médicos, quanto outros profissionais da saúde sobre as melhores formas de cuidado, evitando ações iatrogênicas. Trata-se de estudo transversal, analítico, quantitativo e exploratório. O cálculo amostral será feito como base o número total de médicos cadastrados no conselho regional de medicina da cidade de Maringá-Pr. Será utilizado um formulário estruturado com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico e questões objetivas sobre a prevenção quaternária que será enviado por e-mail para médicos cadastrados no CRM-PR, nos quais serão informados sobre o objetivo da pesquisa, terão garantia de sigilo e assinarão termo de consentimento livre e esclarecido. Após coletados, os dados serão aplicados em uma planilha Excel e realizado testes estatísticos para melhor aproveitamento dos resultados. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Unicesumar. Por fim, espera-se identificar o nível de conhecimento dos médicos em relação ao tema e como o aplicam a P4 na promoção da saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T16:55:11Z2019-08-21T16:55:11Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2054porMORESCHI, Lívia KarlingSCANDALO, Mariane HernandesBERNUCI, Marcelo PicininYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T17:56:26Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2054Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T17:56:26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
title PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
MORESCHI, Lívia Karling
Prevenção de malefícios
Profissionais da saúde
Promoção da saúde
title_short PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
title_full PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
title_sort PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO QUATERNÁRIA
author MORESCHI, Lívia Karling
author_facet MORESCHI, Lívia Karling
SCANDALO, Mariane Hernandes
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 SCANDALO, Mariane Hernandes
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORESCHI, Lívia Karling
SCANDALO, Mariane Hernandes
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção de malefícios
Profissionais da saúde
Promoção da saúde
topic Prevenção de malefícios
Profissionais da saúde
Promoção da saúde
description Esse estudo tem como objetivos detectar a percepção dos profissionais da saúde sobre a Prevenção Quaternária (P4), sua aplicação na promoção e prevenção da saúde, além de mostrar o conhecimento de outros profissionais da saúde em relação ao tema. A importância disto se baseia em prevenir malefícios aos pacientes devido aos cuidados excessivos e ações exageradas, como hipermedicalizações e exames diagnósticos desnecessários. Segundo a OMS 50% dos medicamentos são prescritos de forma errada. Além disso, com os exageros relacionados à saúde há a elevação dos gastos nos hospitais e na saúde pública brasileira. Outra importância desse assunto é capacitar tanto os médicos, quanto outros profissionais da saúde sobre as melhores formas de cuidado, evitando ações iatrogênicas. Trata-se de estudo transversal, analítico, quantitativo e exploratório. O cálculo amostral será feito como base o número total de médicos cadastrados no conselho regional de medicina da cidade de Maringá-Pr. Será utilizado um formulário estruturado com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico e questões objetivas sobre a prevenção quaternária que será enviado por e-mail para médicos cadastrados no CRM-PR, nos quais serão informados sobre o objetivo da pesquisa, terão garantia de sigilo e assinarão termo de consentimento livre e esclarecido. Após coletados, os dados serão aplicados em uma planilha Excel e realizado testes estatísticos para melhor aproveitamento dos resultados. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Unicesumar. Por fim, espera-se identificar o nível de conhecimento dos médicos em relação ao tema e como o aplicam a P4 na promoção da saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T16:55:11Z
2019-08-21T16:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2054
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309711985147904