PROPOSTA DE UMA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA UMA 7a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Patrícia Melloto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7653
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a prática do estágio supervisionado de Língua Portuguesa em uma sétima série do ensino fundamental de uma escola pública, como um instrumento capaz de qualificar o estagiário para a prática profissional do ensino didático, que se constitui como uma exigência da instituição – Centro Universitário de Maringá – para que o acadêmico de Letras conclua o curso. O estágio supervisionado com a carga horária de 100 horas aula foi subdividido em etapas. A princípio, foram realizadas reuniões semanais com o supervisor do estágio, momento em que ele orientava os estagiários para o trabalho prático a ser desenvolvido em sala de aula, com base nos parâmetros curriculares nacionais e no plano político-pedagógico da escola envolvida, que serviu de apoio para o embasamento teórico e para o planejamento da prática de ensino. A etapa de observação compreendeu ao período de 14-09-04 a 28-09-04, foi o primeiro contato da estagiária com a turma que iria assumir, onde observou-se o desempenho e o comportamento dos alunos, o conteúdo trabalhado em sala de aula e a atuação do professor regente. A etapa de planejamento refere-se aos planos de aula, que relatam os seus objetivos, a metodologia de ensino, os recursos utilizados pela estagiária e o procedimento de avaliação. A etapa de regência compreendeu o período de 09-11-04 a 23-11-04, que refere-se à prática em sala de aula, momento em que a estagiária assumiu o papel de educadora, colocando em prática todo o seu conhecimento. Com base nos parâmetros curriculares nacionais e sob a orientação do professor supervisor do estágio, as aulas da regência de Língua Portuguesa foram organizadas em torno do uso da língua, ou seja, do ensino da leitura, da produção textual e da gramática, compreendida esta como uma prática necessária para a instrumentalização dos alunos na leitura e na produção de texto.Com o intuito de motivar os alunos, a estagiária trabalhou textos de diversas tipologias com a temática do consumismo e a propaganda, encaminhando-os a uma leitura crítica do texto: “Eu, etiqueta” do Carlos Drummond de Andrade, para que eles estabelecessem relações com os hábitos consumistas da população submissa à mídia. Através do estágio, verificou-se que ser professor requer muita responsabilidade, dedicação e estudo, pois, a sua função vai além de ensinar, é preciso educar e preparar os alunos para a vida, priorizando a formação de um cidadão crítico que questiona o mundo à sua volta. Assim, concluiu-se que a prática do estágio supervisionado é de suma importância, uma vez que prepara e avalia o acadêmico para assumir a profissão de educador.
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